Operadores de Filtro

Utilize as diretrizes mostradas na Tabela 29-3 ao selecionar um operador e especificar os valores necessários. A lista de operadores para seleção é preenchida com base na função executada (por exemplo, criação de um filtro ou criação de um prompt de dashboard) e no tipo de coluna selecionada.

Tabela 29-3 Diretrizes para Seleção de um Operador ao Criar um Filtro de Coluna

Operador Diretrizes de Uso

é igual a/está em

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna correspondem ao valor do filtro.

não é igual a/ não está em

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna não correspondem ao valor do filtro.

é menor que

Válido para uma coluna que contenha números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna são menores do que o valor do filtro.

é maior que

Válido para uma coluna que contenha números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna são maiores do que o valor do filtro.

é menor que ou igual a

Válido para uma coluna que contenha números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente os registros em que os dados na coluna são menores que ou iguais ao valor do filtro.

é maior que ou igual a

Válido para uma coluna que contenha números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente os registros em que os dados na coluna são maiores que ou iguais ao valor do filtro.

está entre

Válido para uma coluna que contenha números ou datas. Especifique dois valores. O resultado inclui somente registros em que os dados da coluna estejam entre dois valores do filtro.

é nulo

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador verifica somente a ausência de dados na coluna. Os resultados incluem somente registros em que não haja dados na coluna.

Às vezes, é útil verificar se há dados presentes, e utilizar o operador "é nulo" é uma forma de testar essa condição. Por exemplo, suponha que a sua empresa possui um catálogo de endereços global e você quer extrair somente endereços dos Estados Unidos. Você pode fazer isso verificando a presença ou a ausência de dados no campo "Estado". Este campo deverá ficar em branco (nulo) para endereços que não sejam dos Estados Unidos e preenchido (não nulo) para endereços dos Estados Unidos. Você pode obter uma lista dos endereços dos Estados Unidos sem precisar verificar um valor específico na coluna.

não é nulo

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador verifica somente a presença de dados na coluna. Os resultados incluem somente registros em que haja dados na coluna.

é classificado primeiro

Válido para uma coluna que contenha texto ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os primeiros n registros, em que "n" seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.

Este operador destina-se aos resultados classificados. Por exemplo, você pode utilizar este operador para obter uma lista que contenha os 10 primeiros nomes de marca em ordem alfabética.

classificado por último

Válido para uma coluna que contenha texto ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os últimos n registros, em que "n" seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.

Este operador destina-se aos resultados classificados. Por exemplo, você pode utilizar este operador para obter uma lista das datas das 10 últimas transações de vendas.

está no nível superior

Válido para uma coluna que contenha números. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os primeiros n registros, em que "n" seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.

Este operador destina-se aos resultados classificados. Por exemplo, você pode utilizar este operador para obter uma lista das 10 primeiras vendas em dólares.

está no nível inferior

Válido para uma coluna que contenha números. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os últimos n registros, em que "n" seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.

Este operador destina-se aos resultados classificados. Por exemplo, você pode utilizar este operador para obter uma lista dos clientes que reportam menos problemas.

contém todos

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna contêm todos os valores do filtro.

não contém

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna não contêm os valores do filtro.

contém qualquer

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor ou diversos valores. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna contêm, pelo menos, um dos valores do filtro.

começa com

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os registros em que os dados da coluna começam com o valor do filtro.

termina com

Válido para uma coluna que contenha texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados incluem somente os registros em que os dados da coluna terminam com o valor do filtro.

é COMO (correspondência padrão)

Válido para uma coluna que contenha textos. Especifique um único valor ou diversos valores. Requer o uso de um caractere com sinal de porcentagem (%) como um caractere curinga. Você pode especificar até dois caracteres com sinal de porcentagem no valor. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna correspondem ao valor padrão do filtro.

não é LIKE (correspondência de padrão)

Válido para uma coluna que contenha textos. Especifique um único valor ou diversos valores. Requer o uso de um caractere com sinal de porcentagem (%) como um caractere curinga. Você pode especificar até dois caracteres com sinal de porcentagem no valor. Os resultados incluem somente registros em que os dados da coluna não correspondem ao valor padrão do filtro.