Conexões Compartilhadas e Conexões Privadas

Você se conecta com as origens de dados por meio de conexões compartilhadas ou privadas no Oracle Smart View for Office.

Em geral, você só pode se conectar com uma origem de dados provedora por planilha. No entanto, para os seguintes provedores, você pode se conectar com várias instâncias do mesmo tipo de origem de dados por planilha, slide ou documento: Planning, Módulos do Planning, Enterprise Profitability and Cost Management, Formato Livre, Financial Consolidation and Close, Tax Reporting, Oracle Essbase na nuvem e on-premises, Oracle Analytics Cloud e Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

Como usuário do Smart View, você pode ter acesso a conexões compartilhadas, a conexões privadas ou a ambas.

A partir da versão 20.200, você pode acessar suas conexões usando URLs personalizados.

  • Conexões Compartilhadas

    Você pode criar conexões compartilhadas com origens de dados do Oracle Enterprise Performance Management Cloud e com origens de dados on-premise do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace.

    Para conexões do EPM Workspace, você pode se conectar com vários tipos de provedor por conexão. A Figura 4-3 ilustra esse tipo de conexão.

    Para origens do EPM Cloud, há duas maneiras de usar uma conexão compartilhada:

    • Um provedor de nuvem por conexão compartilhada.

      Por exemplo, a Conexão compartilhada "A" conecta você com a sua instância de processo de negócios do Planning; a Conexão compartilhada "B" conecta você com a sua instância de processo de negócios do Financial Consolidation and Close.

      A Figura 4-1 ilustra esse tipo de conexão.

    • Vários provedores do EPM Cloud por conexão compartilhada. Nesse caso, todos os provedores de nuvem compatíveis devem estar no mesmo domínio.

      Por exemplo, a sua organização está hospedando o Planning, o Financial Consolidation and Close e o Tax Reporting no mesmo domínio. A Conexão Compartilhada "C" conecta você a todas as três instâncias de processo de negócios.

      No Smart View, esse tipo de conexão se aplica apenas a estes processos de negócios do EPM Cloud:

      • Planning

      • Planning Modules

      • Formato Livre

      • Financial Consolidation and Close

      • Tax Reporting

      • Enterprise Profitability and Cost Management

      • Narrative Reporting

      • Account Reconciliation

      A Figura 4-2 ilustra esse tipo de conexão.

      Administradores de Serviços do EPM Cloud: consulte Administração do Planning, Conectando Ambientes no EPM Cloud para obter informações sobre a configuração de vários provedores em uma única conexão compartilhada.

    Conexões compartilhadas são:

    • Acessadas de um servidor central ou local de host e disponíveis para vários usuários por meio do Painel do Smart View.

    • Armazenadas em cada máquina cliente do Smart View ou em um servidor web em um arquivo XML criado por um administrador. As conexões no arquivo XML estarão, então, disponíveis para o usuário por meio de conexões compartilhadas no Painel do Smart View.

      Consulte Acessar Conexões Compartilhadas a partir de um Arquivo XML no Guia de Instalação e Configuração do Oracle Smart View for Office para obter informações sobre como preparar e distribuir esse arquivo XML.

    Não é possível editar ou renomear as conexões compartilhadas, mas é possível salvá-las como conexões privadas, que podem ser renomeadas e editadas.

  • Conexões Privadas

    As conexões privadas são conexões que você cria ao salvar uma conexão compartilhada no seu computador local ou, usando um assistente, inserindo um URL para uma origem de dados provedora. Quando você cria uma conexão privada, ela se torna a conexão ativa.

    A Figura 4-4 ilustra esse tipo de conexão, mostrando conexões criadas com um assistente e conexões criadas com o método Conexão Rápida.

    Nota:

    Ao trabalhar com o Oracle Analytics Cloud, o Oracle BI EE, o Oracle Essbase e o Narrative Reporting, você deve usar uma conexão privada ou adicionar as informações da conexão privada a um arquivo XML de conexão compartilhada, conforme descrito em Acessar Conexões Compartilhadas a partir de um Arquivo XML no Guia de Instalação e Configuração do Oracle Smart View for Office.