Criação de uma regra de negócios usando um teste de unidade

Criação de um teste de unidade

Durante a criação e a depuração das regras de negócios, é importante lembrar que os cálculos do Oracle Essbase funcionam em um sistema de referência relativa no qual o Essbase calcula a sintaxe fornecida à medida que ela percorre os blocos na instrução FIX. Consequentemente, a maneira mais fácil de criar ou depurar uma regra de negócios é examinar cada cálculo individualmente; escolha uma combinação a ser calculada e verifique se funciona. Isso permite considerar uma pequena quantidade de valores se a regra de negócios não funcionar, e faz com que a sua regra de negócios seja calculada rapidamente. Depois que o teste de unidade for calculado com sucesso, você pode testar com um conjunto de dados maior.

Por exemplo, imagine o seguinte cenário: para calcular uma porcentagem do Custo de Vendas, e identificar a distribuição entre os Produtos, grave o valor calculado para um novo membro denominado COS Product% para todos os meses, todos os anos, todos os cenários e todos os departamentos. Nesse cenário, você deve criar a regra de negócios para a conta COS Product% e, em seguida, escolher um produto como único teste de unidade para um departamento, um mês, um ano e um cenário.

A fórmula que você deve usar para o cálculo em relação ao membro COS Product% na densa dimensão Conta é COS Product% = "Cost of Sales" como a porcentagem de Cost of Sales"->Total Product.

Em seguida, você pode criar uma planilha que contenha todos os valores de dados individuais necessários para realizar esse cálculo para uma combinação específica (uma unidade). Para isso, você pode escolher "Sales Central" ->Jan->FY15->Forecast for the "Television".product, um acessório de computador.

Para esse exemplo, a Televisão tem um valor de Custo de vendas de 12 e o Total do produto soma 100; isso significa que os únicos valores no banco de dados são os valores em relação aos membros do produto 9 para a conta COS, todos na previsão de janeiro do ano fiscal de 2015 para "Sales Central". Portanto, você começa com um banco de dados que foi limpo e inseriu apenas dados de nível 0 e cria uma consulta ad hoc do Oracle Smart View for Office para recuperar os seguintes valores de dados necessários.
Dados recuperados para o cenário de amostra

A fórmula para essa combinação ou teste de unidade é:COS Product% (D3) = = COS (D1) como a porcentagem do Total Product COS (D2), o que significa que essa planilha contém tudo o que é necessário para o teste de unidade dessa regra de negócios.

Uso do teste de unidade para criar regras de negócios

Inicie a regra de negócios para calcular COS Product% = membro com COS (a primeira parte da fórmula). Observe a diferença entre a linha de destino (linha 3) e a origem de dados. Portanto, para o COS (COS individual), observe a diferença entre a coluna C na linha 3 e na linha 1, cada uma identificando Television. A única diferença em membros entre a linha 3 e a linha 1 está em Account; basta especificar isso da seguinte maneira:

COS Product% = COS %

Faça o mesmo para a segunda parte da fórmula (Total COS), que, nesse caso, é COS no nível superior do produto. Existem duas diferenças entre a linha 3 e a linha 2: COS e Product; especifique a localização em Product também para concluir a fórmula:

COS Product% = COS % ->Product;

Neste ponto, a execução dessa regra apresenta #missing em vez do total correto, conforme mostrado na ilustração a seguir:
Dados recuperados para o cenário de amostra
Você deve calcular previamente os dados necessários (Total COS na célula D2) para obter o total correto.

Pré-cálculo de dados obrigatórios

Para pré-calcular os dados necessários e garantir que a regra de negócios COS Product% = COS % ->Product; retorne o valor correto, você deve incluir COS neles, modificando a regra da seguinte maneira:
Fix (COS)
Agg (Product);
EndFix
COS Product% = COS % ->Product;