Componentes do Pacote de Relatórios

Um pacote de relatórios é constituído de vários componentes:

  • Doclets são partes individuais de um relatório atribuídas a autores para fornecer o conteúdo.

  • Opcional: Doclets complementares são gerenciados exatamente da mesma maneira que um doclet, em relação ao fluxo de trabalho e ao gerenciamento de conteúdo, exceto pelo conteúdo dos arquivos não ser mesclado no pacote de relatórios.
  • Doclets de Referência são gerenciados exatamente da mesma maneira que um doclet, em relação ao fluxo de trabalho e ao gerenciamento de conteúdo, exceto pelo conteúdo dos arquivos não ser mesclado no pacote de relatórios.

  • Seções ajudam a agrupar e organizar doclets em um pacote de relatórios.

  • Fases de desenvolvimento permitem selecionar de quais das três fases você precisa para o desenvolvimento: uma fase de criação, revisão e aprovação.

Doclets

Um recurso básico de pacotes de relatórios é a possibilidade de dividir um relatório em subcomponentes chamados doclets. A formação de um doclet varia de acordo com o tipo de relatório que você está criando. Por exemplo, um relatório de vendas pode ter doclets separados para cada região geográfica, e uma divulgação financeira pode ter doclets para cada um dos diversos relatórios financeiros, declarações de impostos e observações.

Como opção, se uma pessoa for responsável por todas as informações do demonstrativo de renda em um relatório, por exemplo, esses documentos de demonstrativo de renda poderão ser todos classificados como um único doclet. A maneira como define um doclet cabe inteiramente a você. Consulte "Identificando Doclets" em Considerações Sobre o Design do Pacote de Relatórios.


imagem de doclets

Depois de identificar os doclets em um relatório, você os atribuirá a autores, que fornecerão conteúdo. Por exemplo, em um relatório que detalhe a receita por categorias, é possível ter doclets para licenças de serviços, hardware e software. Em seguida, é possível atribuir cada doclet à equipe de gerenciamento responsável por essa categoria.

Doclets Complementares

O upload de documentos complementares como procedimentos, instruções, material de referência etc. pode ser feito em um pacote de relatórios como um doclet complementar. Os documentos complementares podem ser de qualquer tipo (por exemplo, PDF, Excel, Word etc.). À medida que o conteúdo de doclets complementares não é incluído no relatório mesclado, esses doclets são excluídos dos processos de revisão e aprovação. O conteúdo do doclet complementar não pode ser exibido on-line, mas os usuários podem fazer download e usar programas nativos para abrir o doclet complementar da mesma maneira que é possível trabalhar com artefatos de terceiros na biblioteca.

Veja este vídeo também ícone de vídeo Gerenciando Doclets Complementares no Narrative Reporting.

Doclets de Referência

Um Doclet de referência pode ser usado como contêiner para armazenar conteúdo, como intervalos nomeados de um arquivo do Excel ou diagramas e gráficos criados em Relatórios. Consulte Como Adicionar um Relatório de Gerenciamento em um Doclet de Referência e consumido por um ou mais doclets comuns (não complementares).

O conteúdo do arquivo para doclets de Referência não é incluído diretamente na saída de qualquer pacote de relatórios, como instâncias de visualização, publicação, revisão ou aprovação. Porém, o conteúdo integrado dentro de um doclet de consumo é exibido como parte das saídas do pacote de relatórios - mesmo que o doclet de referência real não seja mesclado diretamente nas saídas. Os doclets de referência podem participar da fase de criação, mas não das fases de revisão ou aprovação.

Seções

As seções permitem agrupar doclets para organização ou manter doclets juntos que tenham um formato em comum ou que se destinem a uma propriedade de exibição em comum. Por exemplo, é possível agrupar todos os demonstrativos financeiros em um relatório de divulgação financeira a única seção. Isso oferece uma exibição filtrada apenas desses doclets para os revisores atribuídos a essa seção.

Fases de Desenvolvimento

O desenvolvimento do pacote de relatórios ocorre em três fases:


fases de criação, revisão e aprovação
  • Fase de criação—Compile os diversos conteúdos de relatório e detalhes juntos em um pacote de relatórios coeso.

  • Fase de revisão—Colete comentários sobre várias versões preliminares e revise o conteúdo do relatório de acordo.

  • Fase de aprovação—Colete assinaturas eletrônicas de constituintes-chave e proteja o conteúdo do relatório para evitar modificações.

Você decide de quais fases de desenvolvimento o relatório precisa. Se o conteúdo do relatório for fornecido principalmente por uma ou duas pessoas, será possível a necessidade de uma fase de criação. Se o relatório estiver sendo desenvolvido para um grupo pequeno de partes interessadas internas, e não um público-alvo público, não será provável a necessidade de uma fase de revisão. Você pode personalizar as fases de desenvolvimento para o tipo de relatório de que precisa. Consulte "Determinando Fases de Desenvolvimento" em Considerações Sobre o Design do Pacote de Relatórios.

Vamos analisar essas fases de desenvolvimento com mais detalhes.