Eliminações Entre Empresas

Visão Geral de Eliminações Padrão

As empresas registram os resultados de transações com outras empresas. Essas outras empresas podem ser empresas relacionadas ou não relacionadas (ou seja, de terceiros). Ao gerar relatórios dos resultados financeiros consolidados, o impacto de quaisquer transações para as quais as empresas jurídicas no âmbito da consolidação tenham controle comum deve ser removido/eliminado dos resultados consolidados. Os resultados líquidos devem ser apresentados como se o grupo de pessoas jurídicas fosse uma única unidade econômica.

Transações com empresas não relacionadas não exigem eliminação. Transações com empresas relacionadas podem precisar ser eliminadas total ou parcialmente, dependendo de a empresa relacionada estar no escopo dos resultados consolidados e dos requisitos contábeis aplicados à aritmética da consolidação.

A natureza do relacionamento entre as partes relacionadas determinará como as informações das empresas incluídas no escopo são agregadas e eliminadas para produzir os resultados consolidados. Padrões contábeis diferentes exigirão alguns métodos diferentes de agregação, mas a maioria dos padrões segue princípios gerais semelhantes.

Quando um aplicativo está habilitado para contas Entre Empresas e contém dados da conta Entre Empresas, as eliminações acontecem como parte do processo de consolidação.

Processamento de Eliminações Intercompanhia

Os dados resultantes de transações entre duas entidades (ou seja, transações Intercompanhia), ambos consolidados em uma entidade pai comum, devem ser eliminados para que os resultados consolidados da entidade pai sejam apresentados como uma única unidade econômica.

Inicialmente, as quantias das transações intercompanhia são registradas duas vezes. Cada uma das duas partes (empresas) envolvidas na transação registra sua visão da transação. A transação é registrada separadamente por cada entidade, e a outra entidade serve como "parceiro Intercompanhia". Observe que as entradas registradas pelas duas entidades representam a mesma transação, mas são inseridas separadamente pelas duas entidades envolvidas na transação em questão.

As quantias a serem eliminadas são as controladas "em comum" pela entidade pai, na qual a propriedade comum é representada na hierarquia da organização. O efeito líquido das eliminações deve ser zero (ou seja, débitos iguais a créditos), mas os dados são reclassificados para serem liquidados na entidade pai. Se os dados de origem de ambas as entidades envolvidas na transação forem proporcionalizados em 100%, a quantia proporcionalizada completa deverá ser eliminada. Se a quantia proporcionalizada por uma das entidades for menor do que 100%, somente a quantia proporcional mais baixa será eliminada, pois apenas a menor quantia proporcionalizada será controlada em comum. Portanto, em nenhuma circunstância uma quantia eliminada poderá exceder a quantia proporcionalizada. Se a % de Consolidação de qualquer empresa envolvida for 0%, nenhuma eliminação será processada.

Cada entrada de eliminação consiste em duas entradas no membro da dimensão Origem de Dados "FCCS_Intercompany Eliminations" no membro da dimensão Consolidação de Eliminação. A primeira entrada reverte (ou reverte parcialmente) a quantia original intercompanhia. Todos os membros de dimensão aos quais a reversão é aplicada são obtidos do PDV de origem, exceto as dimensões de Consolidação e Origem de Dados. Uma segunda entrada de compensação é contabilizada na conta "Plug", conforme definido nos metadados da conta intercompanhia de origem. Assim como na entrada de reversão, a entrada Plug é contabilizada no membro da dimensão de Origem de Dados "FCCS_Intercompany Eliminations" no membro da dimensão Consolidação de Eliminação. Todos os membros de dimensão aos quais a entrada Plug é aplicada são obtidos do PDV de origem, exceto as dimensões de Consolidação e Origem de Dados. Se a conta Plug não estiver definida como conta Intercompanhia, a entrada Plug será contabilizada em "FCCS_No Intercompany" na dimensão Intercompanhia.

Condições para Eliminações Intercompanhia

As estruturas de Entidade de um aplicativo podem ser criadas como estruturas "Planas" (uma entidade pai com todas as entidades de propriedade direta e indireta como filhas imediatas). A entidade pai representa os resultados consolidados da empresa Controladora. Como alternativa, é possível criar uma ou mais estruturas de vários níveis (ou "separadas”). Em uma estrutura de vários níveis, as entidades irmãs de cada empresa Controladora são aquelas pertencentes diretamente à empresa Controladora. Se essas próprias empresas de propriedade direta tiverem outras empresas, o irmão da empresa Controladora será o pai consolidado da empresa Controladora.

Em uma estrutura Plana, a lógica para determinar se uma eliminação deve ser processada é simples. A seguinte lógica se aplica:

Os dados são candidatos a eliminação se:

  1. A conta for intercompanhia e tiver uma conta Conectada (compensação) válida atribuída

  2. Os dados tiverem uma entrada de dimensão Intercompanhia diferente de "FCCS_No Intercompany" (ou seja, tiverem um parceiro válido)

  3. A entidade na qual a transação intercompanhia foi contabilizada e o parceiro referenciado na definição de dados (PDV) se consolidam em um pai em mais de 0%

Se essas condições forem atendidas, os dados serão reclassificados na conta Plug no membro da dimensão Eliminação na parte inferior da % de Consolidação da entidade e na % de Consolidação do parceiro.

Em uma estrutura de vários níveis, a lógica para determinar se uma eliminação deve ser processada é, em princípio, a mesma que a da estrutura Simples. No entanto, a natureza de uma estrutura de vários níveis tem possíveis complicações adicionais. A seguinte lógica se aplica:

Os dados são candidatos a eliminação se:

  1. A conta for intercompanhia e tiver uma conta Conectada (compensação) válida atribuída

  2. Os dados tiverem uma entrada de dimensão Intercompanhia diferente de "FCCS_No Intercompany" (ou seja, tiverem um parceiro válido)

  3. A entidade na qual a transação intercompanhia foi contabilizada e o parceiro referenciado na definição de dados (PDV) se consolidam em um pai ou ancestral comum em mais de 0%

  4. O parceiro Intercompanhias é um irmão da entidade atual ou um descendente de um irmão
  • a. A entidade e o parceiro podem não se consolidar em um pai comum imediato. A entidade e/ou o parceiro podem se consolidar em um ancestral comum por meio de um ou mais pais intermediários.

  • b. A % de consolidação relevante usada na avaliação e na contabilização da eliminação é a % de consolidação cumulativa derivada da multiplicação da % pelo nível da entidade ou parceiro da contribuição para o ancestral comum (ou seja, o fator cumulativo específico para uma ramificação da hierarquia que culmina no ancestral comum). A % de Consolidação acumulada representa a contribuição da entidade/parceiro de origem para o ancestral comum de cada colaborador.

  • c. O "menor percentual de consolidação da entidade ou parceiro" é aplicado à soma da % cumulativa da entidade, agregada a todos os irmãos da entidade, e à soma da % cumulativa do parceiro, agregada a todos os irmãos da entidade. Em uma hierarquia de vários níveis, a entidade e o parceiro podem existir em mais de uma ramificação da hierarquia e, portanto, agregados ao ancestral comum por meio de vários filhos do ancestral comum.

  • d. O ponto de dados pode ser um candidato para eliminação em mais de um nível da hierarquia, imediatamente abaixo de mais de um ancestral comum. Se o parceiro existir em mais de uma ramificação da hierarquia, o caminho de consolidação da entidade pela estrutura poderá encontrar mais de um ancestral comum. Se logo abaixo do primeiro ancestral comum (ou do subsequente) a quantia total da entidade for eliminada, a eliminação adicional não ocorrerá porque a quantia eliminada não pode exceder a quantia proporcionalizada. Se nenhuma eliminação (ou somente uma eliminação parcial) ocorreu nos níveis anteriores da hierarquia, pode ser necessária uma eliminação adicional logo abaixo do ancestral comum atual.

  • O reconhecimento de "imediatamente abaixo de um antecessor comum" pode ser definido como o parceiro sendo um irmão ou descendente de um irmão da entidade em que os dados residem. Os dados não serão candidatos de uma eliminação se o parceiro for descendente do pai e da entidade atual, a menos que ele também seja um irmão ou descendente de um irmão da entidade atual.

O sistema aplicará validações para eliminações Intercompanhias a serem processadas somente quando as condições corretas forem atendidas para um parceiro que é irmão ou descendente de um irmão da entidade atual. S quiser desabilitar essa funcionalidade, você poderá criar uma Variável de Substituição chamada StrictElimCondition e definir o valor como Falso. Isso permitirá que os dados Intercompanhias em que a entidade e o parceiro são os mesmos continuem sendo eliminados.

Se essas condições forem atendidas, os dados serão reclassificados na conta Plug no membro da dimensão Eliminação na parte inferior da soma (entre entidades/ramificações irmãs) da % de Consolidação cumulativa da entidade, e a soma (entre entidades/ramificações irmãs) da % de Consolidação cumulativa do parceiro. Se a % de Consolidação agregada do parceiro for menor que a % de Consolidação agregada da entidade, a % do parceiro será aplicada.

Garantir que as eliminações não excedam a Proporcionalização

Conforme observado anteriormente, com base no conceito de eliminação de transações comumente controladas, a quantia cumulativa da eliminação de uma transação intercompanhia não pode exceder a quantia proporcionalizada. Portanto, o sistema deve garantir que nenhuma eliminação adicional ocorra se a quantia da contribuição líquida de uma conta intercompanhia for reduzida a zero.

É possível que um sistema computadorizado não possa registrar nem registre um acúmulo para zero com precisão*. Isso ocorre devido a um problema de "precisão decimal" comum a todos os sistemas computadorizados. Consequentemente, pode ocorrer de a contribuição líquida de uma quantia intercompanhia de origem não ser reduzida a exatamente zero quando logicamente for igual a zero. Portanto, o teste para determinar se eliminações adicionais intercompanhias devem ser processadas não pode depender da contribuição líquida igual a zero, mas deve se basear na contribuição líquida aproximadamente igual a zero.

O teste para determinar se um valor de contribuição líquida é aproximadamente igual a zero pode depender da magnitude dos dados no sistema. Por padrão, o FCCS usa a precisão decimal de quatro casas decimais ao aplicar o teste. Nesse caso, qualquer contribuição líquida inferior a 0,0001 será considerada zero, e eliminações adicionais não serão aplicadas aos dados. Na maioria dos casos e moedas, esse nível de precisão deve funcionar. No entanto, se ainda houver eliminações inesperadas, uma Variável de Substituição poderá ser adicionada ao aplicativo para modificar a precisão decimal aplicada ao teste.

Para adicionar uma variável de substituição, navegue até o cartão Variáveis e selecione a guia Variáveis de Substituição. Clique no sinal de adição para adicionar uma nova variável de substituição. Para "Todos os Cubos", digite DecimalPrecision como Nome (sem espaço entre Decimal e Precision). Digite o número necessário de casas decimais a serem consideradas ao aplicar o teste aproximadamente igual. Quanto maior a magnitude dos valores de dados (ou seja, o número de dígitos significativos à esquerda do ponto decimal), menor será a entrada de precisão decimal.

Observe que a entrada da variável de precisão decimal deve ser um número inteiro (zero, número inteiro positivo ou negativo), ou as consolidações subsequentes podem falhar. Uma entrada positiva arredondará a quantia da contribuição líquida para o número especificado de posições decimais, zero arredondará para um número inteiro, e uma entrada negativa arredondará para um múltiplo de 10 (por exemplo, a precisão decimal de -2 arredondará 1.234.567,89 para 1.234.600, arredondando para a centena mais próxima).

*Para ver as condições específicas relacionadas ao FCCS, consulte "Limites da Precisão de Dados no Essbase" em: https://support.oracle.com/epmos/faces/DocumentDisplay?_afrLoop=443798297810512&id=1311188.1&_afrWindowMode=0&_adf.ctrl-state=zlaqk3trz_4.