Como Trabalhar com Regras de Substituição de Conversão

Por padrão, o sistema oferece métodos de conversão em todas as contas com propriedade Saldo de Tempo ou Fluxo ou Saldo. Você pode selecionar para alterar essas configurações e especificar um método padrão de conversão e uma conta de taxas para o aplicativo. Consulte Especificação de Configurações de Conversão Padrão.

Você também pode criar regras de conversão para substituir as conversões padrão. Use as diretrizes a seguir para substituir as regras de conversão.

Para os procedimentos de criação e implantação de regras de substituição de conversão, consulte Criação de Regras de Substituição de Conversão e Implantação das Regras de Substituição de Conversão.

Nota:

As regras de Substituição de Conversão são executadas antes das entradas de substituição Valor/Taxa. Essa sequência pode reduzir a necessidade de modificar uma regra de conversão ao aplicar um valor ou uma taxa de substituição que ocorra dentro do escopo da regra de conversão. Se você não quiser que regras de substituição sejam processadas antes das entradas de substituição de Valor/Taxa, poderá criar uma Variável de Substituição chamada skipTransRulesIfOverrideRatesExist e definir o valor como Falso.

Procurando Regras de Conversão de Substituição

Aa página Gerenciar Regras de Substituição de Conversão lista todas as regras de conversão disponíveis no aplicativo. Ela também exibe o número total de regras disponíveis para as opções de filtro selecionadas.

Você pode procurar regras específicas e incluir um asterisco (*), a fim de retornar qualquer número de caracteres, e inserir um ponto de interrogação (?), a fim de retornar qualquer caractere individual. Por exemplo, procurar "1?" retornará qualquer nome formado por dois caracteres que comece com 1 (10, 11, 12 e assim por diante). "1*" retornará qualquer nome que comece com 1 (10, 11, 12, 100, 1000 e assim por diante)

A exibição padrão é a exibição A Ser Implantado. Se você criar uma regra, ela será exibida na lista com um ícone azul indicando que há uma alteração ainda não implantada.

Direitos de Segurança para Substituir as Regras de Conversão.

  • Somente Administradores de Serviço podem criar, modificar, implantar ou excluir regras de conversão.
  • Usuários avançados têm acesso de exibição às regras de conversão.
  • Usuários e Visualizadores não podem visualizar ou acessar as regras de conversão.

Tipos de Regras de Substituição de Conversão

Você pode criar esses tipos de regras de substituição de conversão.

Uso de um método diferente de conversão

Você pode criar uma regra para especificar um método de conversão (Periódico ou YTD) diferente do padrão configurado.

Uso de um método diferente de conversão e conta de taxa

Você pode criar uma regra de conversão com método e conta de taxa diferentes do padrão de conversão configurado para determinado PDV.

Referência a um Cenário, Ano e Período diferente

Você pode criar regras de conversão usando uma conta de taxa com referência a um Cenário, Ano e Período diferente. Por padrão, os dados da conta de taxa são do mesmo Cenário, Ano e Período no qual a conversão está sendo processada. Por exemplo, se você está convertendo os dados para Atual, 2016, Janeiro, o sistema usará os dados da conta de taxa Atual, 2016, Janeiro. Você pode especificar uma conta de taxa de um Cenário, Ano e Período diferente, como Orçamento, 2016, Janeiro.

Ao selecionar Cenário, Ano e Período para a conta de taxa, você pode usar referências relativas e palavras-chave para o Ano e o Período. Essas palavras-chave e referências relativas são compatíveis:

  • Atual
  • Anterior
  • Próximo
  • Primeiro
  • Último
  • Atual + n
  • Atual - n

Todas as contas de taxa que não contenham dados serão convertidas usando o valor 0.

Uso de várias dimensões

As regras de substituição de conversão não têm uma dimensão PDV de Origem padrão. Você pode adicionar quaisquer umas das dimensões a seguir para restringir o conjunto de dados a que a tradução será aplicada:

  • Cenário

  • Ano

  • Período

  • Entidade

  • Conta

  • Entre Empresas

  • Movimento

  • Origem de Dados

  • Multi-GAAP (se habilitada)

  • Dimensões personalizadas adicionais (se habilitadas)

Ao criar a regra, você deve definir pelo menos uma dimensão. Se nenhuma dimensão estiver selecionada, o sistema aplicará a regra a todos os membros de todas as dimensões.

Você pode criar regras de conversão que tenham várias dimensões (como Conta, Padrão etc.). É possível selecionar vários membros para a seleção e usar funções, como IDescendant e IChildren.

Observe que no PDV de Origem, você não pode selecionar um único membro Pai. O membro Pai só pode ser selecionado como parte de uma lista de funções

Uso de redirecionamento a um membro diferente

Ao criar uma regra de conversão, você pode especificar o redirecionamento a um membro de destino diferente. O PDV de Origem pode incluir todos os membros, inclusive pais ou membros do sistema. O membro Pai só pode ser selecionado como parte de uma lista de funções e deve ser redirecionado para um membro base. Não é possível selecionar um único membro Pai.

O PDV de Redirecionamento deve ser um membro base, e não um membro calculado pelo sistema, como Saldo Inicial ou Saldo Inicial Cambial. Se você não especificar um membro de redirecionamento, o sistema processará a conversão e fará a gravação dos mesmos membros de dimensão que os da origem.

Substituição de Conta Histórica Versus Substituição de Conversão

As contas históricas podem usar o método de conversão padrão ou usar um valor ou uma taxa de substituição. Se o aplicativo também contiver regras de substituição de conversão para a conta histórica, a regra de substituição de conversão substitui a conversão padrão.

Membros Válidos para Regras de Substituição

Você pode selecionar membros individuais, vários membros ou uma lista de funções para a origem de cada dimensão especificada e redirecionar somente para um membro base dessa dimensão.

As dimensões Exibição e Consolidação não se aplicam durante a criação de regras de conversão.

As substituições são permitidas nas Eliminações Intercompanhia nos níveis de entidade pai quando os dados são relacionados à Consolidação da Entidade.

As substituições não são permitidas nas Eliminações Intercompanhia com o membro Eliminação da dimensão Consolidação.

A disponibilidade de outras dimensões se baseia nos recursos ativados para o aplicativo. Você não pode selecionar membros de redirecionamento a partir das dimensões Cenário, Ano, Período, Entidade e Origem de Dados.

Você não pode selecionar um membro pai para o PDV, já que o pai é agregado dos membros base convertidos.

Você não pode selecionar membros de nível 0 com a propriedade de armazenamento de dados definida como Cálculo Dinâmico; esses são membros que são calculados usando Fórmulas de Membro ou um script de cálculo definido pelo usuário ou pelo sistema.

Moeda de Relatório

A regra de conversão se aplica à entidade selecionada ao converter para todos os pais com a mesma moeda. Por exemplo, se Entidade1 tem dois pais, P1 e P2, e se P1 e P2 têm a mesma moeda, a regra de conversão se aplica a P1.Entidade1 e a P2.Entidade2.

Por padrão, a regra de conversão se aplica a todas as moedas dos relatórios. No entanto, ao criar uma regra, você pode selecionar as moedas de relatório para incluir ou excluir na regra. É possível selecionar uma ou mais moedas, ou selecionar Tudo.

Observe que a seleção da Moeda para Conversão se aplica a todas as regras de Substituição de Conversão, independentemente se forem usados dados de taxa local, ou dados de taxa global, ou uma taxa específica para conversão.

Processamento de Opções para Várias Regras de Substituição (Substituir, Adicionar, Subtrair)

Ao criar regras de conversão, você seleciona o método de conversão e a conta de taxas para usar na conversão. A regra de conversão substitui a definição padrão de conversão para o PDV selecionado. No entanto, em caso de várias regras de conversão e se houver conflito entre elas (por exemplo, elas fazem referência à mesma célula com contas de taxa ou métodos de conversão diferentes), o sistema usa a opção de processamento que você selecionou para a regra: (Substituir, Adicionar ou Subtrair) para processar a quantia de conversão correta e substituir a quantia de conversão padrão original.

Opção Substituir

Se você tiver várias regras de transação com o mesmo PDV em referência e selecionar a opção Substituir, o sistema usa a última regra de conversão.

Por exemplo, a primeira regra de conversão contém Acct1 que converte usando PERIODIC e MyRate. Uma segunda regra de conversão contém o mesmo Acct1, mas converte usando YTD e MyRate. A terceira regra de conversão contém o mesmo Acct1 usando PERIODIC e NewRate. Como a terceira regra de conversão é a última com referência Acct1, o sistema usa a terceira regra para a conversão.

Opção Adicionar

A opção Adicionar é usada para acumular regras de substituição de conversão.

Se você tiver várias regras de transação com o mesmo PDV em referência e selecionar a opção Adicionar, a regra é acumulada na quantia de substituição de conversão.

Por exemplo, a primeira regra de conversão contém Acct1 que converte usando PERIODIC e MyRate. Uma segunda regra de conversão contém o mesmo Acct1, mas converte usando YTD e MyRate. A terceira regra de conversão contém o mesmo Acct1 e usa PERIODIC e NewRate. Se todas essas regras têm a opção Adicionar, o sistema acumula todos os resultados de substituição de conversão. A conversão de substituição sempre substituirá o valor padrão de conversão.

Opção Subtrair

Se você tiver várias regras de transação com o mesmo PDV em referência e selecionar a opção Subtrair, a regra é subtraída da quantia anterior de substituição de conversão.

Por exemplo, a primeira regra de conversão contém Acct1 que converte usando PERIODIC e MyRate. Uma segunda regra de conversão contém o mesmo Acct1, mas converte usando YTD e MyRate. Se essas regras tiverem a opção Subtração, o sistema subtrairá do resultado de substituição convertido anteriormente. A conversão de substituição sempre substituirá a conversão padrão.