Solução de problemas do desempenho de recuperação do Financial Consolidation and Close

As etapas de solução de problemas a seguir podem ajudar a recuperar o desempenho em um ambiente do Financial Consolidation and Close.

Executar uma Verificação de Integridade do Smart View no seu Ambiente

Você pode realizar uma verificação de integridade no ambiente para otimizar o desempenho. Consulte Execução de uma Verificação de Integridade no seu Sistema em Guia do Usuário do Oracle Smart View para Office.

Revisão e Alteração do Comportamento Ad Hoc do Smart View

Você pode revisar o comportamento Ad Hoc do Smart View que define na guia Definições de Aplicativo. Alterar o Comportamento Ad Hoc do Smart View para Nativo pode ajudar a aumentar o desempenho. Consulte Opções de Comportamento do Smart View no EPM Cloud em Como Trabalhar com o Oracle Hyperion Smart View para Office.


Revisão da Definição do Smart View

Análise de Metadados do Aplicativo

Para garantir que seus metadados sejam válidos, você pode executar Validar Metadados na guia Visão Geral do Aplicativo a qualquer momento. Consulte Validação de Metadados.


Processo de Validação de Metadados

Corrija todos os erros de metadados quando possível, especialmente membros com Cálculos Dinâmicos de Nível 0 sem fórmulas. Se necessário, adicione um membro de placeholder filho armazenado conforme descrito abaixo. Um membro Cálculo Dinâmico de Nível 0 deve ter uma fórmula de membro ou ele afetará negativamente o desempenho.

Verificar membros da Dimensão Conta do Cálculo Dinâmico de Nível 0

No Editor de Dimensões, revise os membros pré-implantados do FCCS a seguir na Dimensão Conta para garantir que eles tenham um membro filho com Armazenamento de Dados definido como Armazenar.

Se seu aplicativo não precisar de membros filho para nenhum dos membros pré-implantados do FCCS a seguir, você precisará criar uma conta de placeholder ou "fictícia" armazenada, uma vez que não é possível alterar diretamente os membros pré-implantados do FCCS para Armazenar.

  • FCCS_Caixa e Equivalentes de Caixa
  • FCCS_Contas a Receber
  • FCCS_Inventários
  • FCCS_Ativos Fixos
  • FCCS_Outros Ativos de Longo Prazo
  • FCCS_Contas a Pagar
  • FCCS_Other Current Liabilities
  • FCCS_Passivos de Longo Prazo
  • FCCS_Vendas
  • FCCS_Custo de Vendas
  • FCCS_Despesas Operacionais
  • FCCS_Other Income Expense
  • FCCS_Provisão para Imposto de Renda
  • FCCS_Other Equity

Por exemplo, se FCCS_Cash And Cash Equivalents não tiverem um membro filho armazenado, crie um chamado FCCS_Cash And Cash Equivalents_Placeholder.


Exemplo de Membro de Placeholder

Certifique-se de definir Armazenamento de Dados para Armazenar nas guias Propriedades do Membro e Fórmula de Membro.


Guia Propriedades do Membro

Guia Fórmula de Membro

Garantir a Ordem de Resolução Correta para Membros da Dimensão Cálculo Dinâmico

A tabela a seguir mostra os valores da Ordem de Resolução do Consol quando você está usando a opção Padrão da Conta como a dimensão Densa.


Tabela de ordem de resolução para a opção padrão

A tabela a seguir mostra os valores de Ordem de Resolução do Consol quando você está usando a opção Otimização Esparsa Densa que usa Período e Movimento como as dimensões Densas.


Resolver Pedido para aplicativos DSO

Nota:

Pode haver um conflito de ordem de resolução entre a fórmula do membro Total Pai e a fórmula YTD. O membro FCCS_Parent Total se aplica somente à Moeda Pai em aplicativos de várias moedas. Se possível, é recomendável usar Total da Entidade, em vez de Total Pai. Caso não seja possível, tente alterar a Ordem de Resolução em FCCS_Parent Total para 51 e depois atualize o banco de dados. Certifique-se de verificar seus dados.

Capturas de tela de exemplo para alterar a Ordem de Resolução

Clique em Aplicativos, em Visão Geral e selecione a guiaDimensões. Clique com o botão direito do mouse em uma coluna e desmarque o modo Padrão. Em seguida, role pela coluna Ordem de Resolução do Consol para editá-la. Você pode clicar e arrastar colunas para exibição mais fácil.


Coluna Ordem de Resolução

Ordem de resolução de Propriedades do Membro

Depois que todas as alterações acima tiverem sido feitas, execute Validar Metadados novamente e, em seguida, execute Atualizar Banco de Dados.


Processo de Validação de Metadados

Análise de Otimização de Recuperação

Não Use Fórmulas HSGetValue

Converta as recuperações de planilha HSGetValue em recuperações Ad Hoc. Elas são mais bem executadas, pois o tamanho da recuperação aumenta e são mais fáceis de manter depois de convertidas. As fórmulas HSGetValue são aceitas. Use-as somente quando necessário para recuperações de tamanho pequeno ou médio.

Comece com a Exibição Periódica

Se estiver usando a Exibição Controle da Data Final, o membro Acumulado no Ano da dimensão Exibição armazenada será #missing. Use o membro YTD_Rule para calcular dinamicamente os Saldos do Acumulado no Ano mediante recuperação. Observação — Você pode usar o membro Acumulado no Ano ou YTD_Rule ao utilizar a opção Otimização Densa/Esparsa.

Para Análise de Otimização, altere sua Exibição de YTD_Rule para Periódico para análise mais rápida. Uma vez otimizada, você pode alternar de volta para YTD_Rule, conforme a necessidade.

Analise a Dimensão Conta para mostrar fórmulas do membro

Verifique o desempenho de todas as contas na planilha, especialmente com fórmulas de membro. Remova as contas com fórmulas de membro da planilha e execute a recuperação. Se a recuperação agora é rápida, adicione grupos de contas com fórmulas de membro de volta na recuperação para isolar as fórmulas de membro lentas. Uma vez isoladas, otimize a fórmula de membro, garantindo a Ordem de Resolução do Consol correta e adicionando-as de volta à planilha para confirmar que estão otimizadas.

Se a recuperação ainda estiver lenta sem as fórmulas de membro e com a Exibição Periódica, você poderá continuar isolando membros da conta para determinar quais estão lentos. Essa é uma ocorrência rara que normalmente é um problema de metadados com contas dinâmicas de nível 0 sem fórmulas ou um problema de ordem de resolução.

Habilite o recurso Controle da Data Final, se necessário

Se no momento o aplicativo for um aplicativo de Dimensão Estendida que não usa a opção Otimização Densa/Esparsa e suas recuperações YearTotal e QTD estiverem lentas, habilite o recurso Controle da Data Final. Habilitar esse recurso substitui essas fórmulas por outras mais eficientes.

Analise as outras Dimensões para fórmulas do membro lentas se necessário

Verifique o desempenho de uma dimensão por vez na planilha, especialmente com fórmulas de membro. Se a Dimensão a ser analisada não estiver na caixa de diálogo PDV, arrastre a Dimensão para a caixa de diálogo PDV. Em seguida, faça drill-down no Seletor de Membros do PDV para o próximo nível e execute o processo de recuperação. Continue fazendo isso até encontrar a fórmula de membro ou o membro de nível que atrasa a recuperação. Uma vez encontrado(a), otimize a fórmula de membro ou o membro de nível, garantindo a Ordem de Resolução do Consol correta e adicione-os de volta ao processo de recuperação.

De Periódico para YTD_Rule

Se a recuperação da sua Exibição Periódica ficou mais rápida depois da análise e otimização anteriores, altere a Exibição para YTD_Rule, conforme a necessidade. O membro da sua Exibição YTD_Rule agora deve apresentar melhor desempenho. Se não, considere retroceder a Exibição Periódica para a maioria das suas contas do balanço patrimonial, uma vez que elas já têm um Saldo Acumulado no Ano e, em seguida, adicionar os períodos no Excel do seu saldo acumulado no ano para contas de Declaração de Renda. Talvez você tenha que criar algumas guias extras na planilha com recuperações e adicionar fórmulas de soma do Excel. Você pode criar uma guia de planilha com o relatório resumo do saldo acumulado no ano fazendo referência aos dados e fórmulas do Excel nas outras guias da planilha. Feito isso, basta clicar em Recuperar Tudo no menu SmartView, e as guias Várias recuperações e Resumo serão atualizadas e as fórmulas calculadas.

Execução da Regra de Cálculo Atualizar Exibição para otimizar o desempenho da recuperação para a opção de Armazenamento da Exibição Controle da Data Final

Quando você usa a opção Armazenamento da Exibição Controle da Data Final, o membro YTD da dimensão Exibição é #missing, além de não ser calculado nem armazenado, a menos que você execute a regra Atualizar Cálculo de Exibição. O membro YTD_Rule calculará os Saldos Acumulados no Ano dinamicamente e deve ser usado quando possível.

Se uma recuperação ainda estiver muito lenta usando o membro YTD_Rule, pense na possibilidade de passar para a opção Armazenamento Denso ou pré-consolidar e armazenar Acumulado no Ano para algumas Entidades. Você pode determinar quais Entidades estão mais lentas usando um processo de eliminação baseado no nível dentro da Hierarquia e no tamanho, e executar a regra Atualizar Cálculo da Exibição para que essas Entidades armazenem o Acumulado no Ano e refaçam o teste.

Quando você consolida essas Entidades no PDV usando esse recurso, os valores consolidados são armazenados no membro Exibição do Acumulado no Ano. Somente as Entidades consolidadas com o recurso Atualizar Cálculo da Exibição terão valores para o membro Exibição do Acumulado no Ano; todos os outros valores de Entidade serão #missing. Para os outros valores de Entidade, você precisará usar o membro Exibição de YTD_Rule. É possível fazer a combinação e correspondência dos membros de Exibição YTD e YTD_Rule, pois isso faz sentido nos relatórios. Para relatórios em que isso não é possível e nos quais você está usando apenas o membro de Exibição YTD, é preciso lembrar de consolidar todas as Entidades no relatório usando o recurso Atualizar Cálculo da Exibição.

Toda vez que uma Consolidação Periódica for executada novamente para um Período, qualquer ação Atualizar Cálculo da Exibição executada anteriormente para esse Período e Entidades precisará ser executada novamente para refletir a Consolidação de Período mais recente nos valores de YTD.

Desabilitar Cálculos da Exibição

O Financial Consolidation and Close fornece uma opção Configurações de Aplicativos para desabilitara cálculos da Exibição. Essa opção desabilita o cálculo e o armazenamento de dados acumulados no ano, acumulados no semestre e acumulados no trimestre para entrada de dados (por meio de formulários, importação de dados, Gerenciamento de Dados, etc.) nos membros YTD, HYTD e QTD. Mudar essa configuração para Sim ajudará a melhorar o desempenho dos carregamentos de dados e dos relatórios. Para obter mais informações, consulte Desabilitação de Cálculos da Exibição em Administrando o Financial Consolidation and Close.

Revisar design da planilha

Assimétrico

O design do relatório simétrico é muito mais rápido do que o Assimétrico. Um número alto para nOdometers no Relatório de Atividade (veja o relatório a seguir para ver um exemplo) é um bom indicador de um relatório Assimétrico ineficaz. De maneira ideal, um relatório Simétrico teria nOdometers:1.

As 10 Principais Consultas do Essbase com Pior Desempenho por mais de 15 segundos


Relatório de consulta do Essbase

O ideal é que as colunas tivessem apenas uma Dimensão em que os membros mudassem, por exemplo, períodos (janeiro a dezembro). À medida que você começasse a adicionar mais Dimensões, por exemplo, Ano (FY15, FY16, etc.), as grades se tornariam mais Assimétricas e as recuperações poderiam ficar lentas. O mesmo conceito se aplica para Linhas.

Quando necessário para o desempenho, crie várias guias de planilha, cada uma fazendo recuperações específicas menores. Você pode usar a funcionalidade do Excel para combinar dados em uma planilha de resumo que fazem referência às guias de planilha de recuperação específica menor. Depois de criadas, você poderá apenas clicar em Recuperar Tudo no menu SmartView e as diversas guias de planilha e a planilha de resumo serão atualizadas.

Outras Considerações

Se um aplicativo tiver uma fórmula de membro que exija muitos dados para um cálculo adequado, pode fazer sentido armazenar os dados por oposição ao Cálculo Dinâmico se o membro não estiver na Conta na dimensão para o Armazenamento da Exibição Controle da Data Final, nem na dimensão Movimento e Período para a opção de Armazenamento Denso.

Planilhas com um número menor de guias de planilha e consultas bem definidas do Smart View com PDVs dinâmicos têm melhor desempenho do que as planilhas grandes com todos os tipos de dados e textos diferentes.

Aplique os procedimento de otimização da recuperação Híbrida tradicionais do Oracle Essbase.

Uso de Variáveis de Substituição

Para melhorar o desempenho dos aplicativos que usam a opção Otimização Densa/Esparsa (em que Período e Movimento são as dimensões Densas), você pode adicionar as variáveis de substituição ParallelCustomDimDSO e ParallelCustomDimTranslation . Para ver melhorias de desempenho, você deverá definir as duas variáveis de substituição como Verdadeiras.

Para melhorar o desempenho das consolidações de vários períodos em aplicativos que usam a opção Otimização Densa/Esparsa, você pode adicionar a variável de substituição EnableYearlyConsol e definir o valor como Verdadeiro.

Consulte Variáveis de Substituição do Financial Consolidation and Close.