Configuração de Moedas

Moedas de Entrada

As moedas de entrada incluem a moeda do aplicativo e todas as moedas habilitadas para ele. Essas moedas são usadas para serem atribuídas como moedas funcionais válidas da Entidade e para inserir as taxas de câmbio relacionadas.

Quando você cria uma moeda para o aplicativo, o sistema fornece uma lista de códigos de moeda ISO padrão para seleção. Por padrão, o sistema cria moedas de entrada como USD, EUR, GBP etc. Você deve habilitar somente as moedas necessárias para o aplicativo.

Quando você adiciona uma nova moeda à dimensão Moeda, um novo membro é automaticamente criado sob Moeda de Origem. O alias da tabela de Alias Padrão do novo membro deve ser definido como o alias da moeda. Se um alias não for especificado, ele deverá ser definido como o nome da moeda adicionada.

Por exemplo, quando uma moeda chamada GBP é adicionada à dimensão Moeda, um novo membro chamado From_GBP é automaticamente criado na dimensão Moeda de Origem. Se um alias for definido para GBP, o mesmo alias deverá ser definido como From_GBP. Se um alias não for definido para GBP, ele deverá ser definido como GBP para From_GBP.

Se o alias de um membro Moeda for alterado, o alias do membro Moeda Original associado também deverá ser alterado para o novo alias.

Se um membro Moeda for removido, o membro From_Currency associado também deverá ser removido.

Nota:

Não renomeie moedas de entrada após a criação do aplicativo.

Moedas de Relatório

A moeda de relatório é aquela na qual sua empresa prepara as declarações financeiras. Ao criar uma moeda para o aplicativo, você pode habilitá-la para fins de geração de relatórios. Também é possível desabilitar uma moeda como a moeda de relatório.

O sistema permite a conversão de moedas locais em uma ou mais moedas de relatório. Os valores convertidos da moeda de relatório são armazenados e são somente leitura para todos os usuários. A moeda padrão de um aplicativo é a moeda padrão de relatório.

Somente as moedas de relatório estão disponíveis para conversão no aplicativo. Todas as moedas de relatório têm o sufixo _Reporting; por exemplo, USD_Reporting.

Consulte Processo de Conversão.

Cada aplicativo é limitado a 180 moedas, e cada moeda selecionada como moeda de relatório conta como duas moedas (moeda de entrada e moeda de relatório).

As moedas de relatório têm dois membros obrigatórios:

  • Moeda da Entidade — Usada para a entrada de dados, quando você insere ou carrega dados manualmente no aplicativo. Se a moeda funcional da entidade for USD, e você inserir dados para o membro Moeda da Entidade, quando quiser gerar relatórios usando a moeda USD do membro Moeda de relatório para a entidade, será necessário fazer uma conversão em USD_Reporting porque não haverá dados armazenados em USD_Reporting até que a conversão ocorra.

  • Moeda Pai — Usada para armazenar os dados convertidos relacionados ao respectivo pai. Ela é gerada após a consolidação e é um membro somente leitura.

Os membros da moeda de relatório são membros de cálculo dinâmico em que a tradução ocorre dinamicamente quando os dados são recuperados. Os valores nunca são armazenados para membros de moeda de relatório. O sistema armazena somente os valores da Moeda da Entidade e da Moeda Pai.

Nota:

Você não pode editar ou excluir os membros de Moeda da Entidade e a Moeda Pai. Só é possível especificar um Alias.