Configuração de Relatórios de Correspondência Entre Empresas

Para configurar relatórios de Correspondência Entre Empresas, selecione os membros do PDV, as contas e as contas correspondentes que deseja exibir. Você também pode selecionar se deseja suprimir a exibição de membros de dimensão e as células de dados associadas a uma determinada variação.

Seleção de Pontos de Vista para Relatórios de Correspondência Entre Empresas

As dimensões Ponto de Vista são exibidas na seção cabeçalho do relatório gerado. Você pode selecionar um membro para cada uma destas dimensões:

  • Cenário

  • Ano

  • Período

  • Exibição

  • Consolidação

  • Moeda (deve ser uma Moeda de Relatório)

Seleção de Contas para Relatórios de Correspondência Entre Empresas

Você pode especificar a conta e as contas correspondentes com as quais deseja corresponder as transações ou selecionar uma conta plug.

Uma conta conectada armazena a diferença entre duas contas entre empresas quando as eliminações são concluídas. Ao selecionar a conta conectada para um relatório, o sistema usa a opção de conta de correspondência especificada pelo administrador ao definir a conta conectada.

Para cada conta conectada, as contas associadas a ela e que têm o mesmo tipo de Conta são exibidas. Por exemplo, os tipos de conta Ativo e Despesa são associados, e os tipos de conta Passivo, Receita e Capital Próprio são associados.

Se você selecionar contas plug para o relatório, o relatório exibirá uma linha adicional do Total Geral de cada conta plug. O Total Geral é incluído para cada uma das colunas da conta e para as colunas Variação e Total do relatório. Se o relatório contiver várias contas plug, cada seção do relatório (por conta plug) terá sua própria linha de Total Geral.

Se você não selecionar uma conta plug, mas selecionar contas específicas e relatórios de correspondência, o sistema exibirá um Total Geral para o relatório.

Para a seleção Parceiro Intercompanhia, você pode selecionar na dimensão Intercompanhia ou na dimensão Entidade. Se você usar a dimensão Entidade como a seleção para o Parceiro Intercompanhia, o sistema retirará do processamento quaisquer entidades que não sejam Intercompanhia porque essas entidades não deverão ser incluídas para um relatório de Correspondência Entre Empresas. Você pode verificar o log do relatório para ver quais entidades não foram incluídas no processo do relatório.

Seleção de Dimensões de Supressão

As dimensões Origem de Dados, Movimento e Personalizado são consideradas dimensões de supressão. Com elas, você pode selecionar vários membros usando o Seletor de Membros ou especificando os nomes de membros no texto, delimitados por vírgula. O Seletor de Membros oferece estas categorias de membro:

  • Antecessores

  • Filhos

  • Descendentes

  • Irmãos (Todos, Esquerda, Direita, Anterior, Próximo)

  • Pais

  • Descendentes de Nível 0 (Todos, Anterior, Próximo)

  • Irmãos à Esquerda

  • Geração (Anterior, Próximo)

As dimensões Supressão são listadas no cabeçalho do relatório gerado.

Você pode selecionar uma das seguintes opções de Supressão:

  • Não Suprimido — Esta é a seleção padrão. A dimensão fica incluída como coluna na Grade do Relatório. Há uma linha para todas as combinações de membros de dimensões externas (dimensões à esquerda) relacionada a cada membro da dimensão Não Suprimido.

  • Suprimido — A dimensão não fica incluída como coluna na Grade do Relatório. Cada ponto de dados da linha implica uma soma de todos os membros selecionados para a dimensão de supressão especificada. Todas as dimensões suprimidas são tratadas como se estivessem nas dimensões do fim (no canto direito) na grade.

  • Grupo — Mesmo caso de Não Suprimido, mas com as linhas do somatório. Todas as dimensões externas (à esquerda) e as dimensões agrupadas formam um grupo. Quando um grupo é exibido relacionado a todos os seus membros de dimensão interna (todos os membros à direita do agrupamento), é adicionado um somatório de valores como a próxima linha.

    Nota:

    A opção Grupo limita os membros da seleção de dimensão a apenas membros de base. A dimensão Entre Empresas (dimensão Parceiro) é automaticamente composta por grupos, e um somatório de valores é derivado de cada combinação Entidade/Parceiro.

Seleção da Correspondência de Supressão

Nos relatórios de Correspondência Entre Empresas, se um conjunto de condições forem atendidas, você poderá suprimir a exibição de células de dados associadas a uma variação específica, bem como a variação em si. Suprimir os dados em uma célula de dados significa que o sistema exibe um valor vazio (valor em branco) na célula em questão. Se ambas variações forem suprimidas na linha, o sistema não exibirá a linha inteira.

Você pode suprimir dados especificando um valor de tolerância (quantidade) ou percentual. Por exemplo, se uma Entidade tiver um valor de 299 e o Parceiro da Entidade tiver 200, a diferença será 99. Se a tolerância de correspondência for 100 e a diferença entre a Entidade e o Parceiro for menor do que 100, como no exemplo, o sistema eliminará as transações, pois estará dentro da tolerância de correspondência.

Se você optar por não suprimir as transações Entidade/Parceiro, o sistema não suprimirá, mesmo que os valores Entidade e Parceiro estejam dentro do valor ou do percentual de tolerância de correspondência. Usando o exemplo anterior, mesmo se o valor de diferença for 99 e se estiver dentro da tolerância de correspondência, o sistema não eliminará as transações. A tolerância de correspondência é exibida em unidades.

Você pode suprimir as correspondências usando uma ou ambas opções:

  • Valor de Tolerância - Você pode inserir um valor de Tolerância. O valor deve ser um número positivo. Se o valor absoluto de uma variação especificada for menor ou igual ao valor de Tolerância, o sistema suprimirá a variação, as contas e as células de dados de conta de correspondência para a variação especificada na linha. Por padrão, o valor de Tolerância é 0.

  • Percentual de Tolerância - Você pode inserir um percentual de Tolerância. O valor deve ser um número positivo menor ou igual a 100. Determine o valor absoluto da parcela da variação que foi contabilizada pelas Contas. Determine o valor absoluto da parcela da variação que foi contabilizada pelas Contas de Correspondência. Considere o mínimo desses dois valores (se não houver Contas de Correspondência, use apenas a parcela de Contas) e aplique o Percentual de Tolerância. Este é o Valor do Percentual de Tolerância. Se o Valor do Percentual de Tolerância for maior do que o valor absoluto da variação, as células de dados Variação, Contas e Conta de Correspondência para a Variação especificada serão suprimidas.

  • Valor e Percentual de Tolerância - Considere o mínimo de Valor de Tolerância e Valor Percentual de Tolerância. Se o valor mínimo for maior do que o valor absoluto da Variação, as células de dados Variação, Contas e Conta de Correspondência para a Variação especificada são suprimidas.

    Nota:

    Uma linha sem dados para ambas as transações é automaticamente suprimida, independentemente da ativação de quaisquer opções de supressão.

As opções de Correspondência de Supressão são exibidas na seção cabeçalho do relatório gerado.

Opções de Supressão

Além do Valor de Tolerância e do Percentual de Tolerância, você também pode optar por suprimir esses tipos de linhas no relatório:

  • Reversões - Se você selecionar essa opção, as linhas Entidade/Parceiro de reversão não serão incluídas no relatório.

  • Colunas em Branco - Se você selecionar esta opção, as colunas sem valor não serão incluídas no relatório. A coluna será suprimida se toda a coluna não contiver dados. Se o relatório for configurado por Conta Plug, a opção de supressão se aplicará a todas as contas dentro de cada conta plug. Se o relatório for por contas de Correspondência específicas, a supressão se aplicará a todas as contas dentro do conjunto de correspondência.

    Se você não selecionar esta opção, o relatório exibirá todas as colunas da conta, independentemente de elas conterem dados ou não.

As opções de Supressão são exibidas na seção de cabeçalho do relatório gerado.

Seleção de Opções de Exibição

É possível modificar essas opções de exibição padrão para o relatório:

  • Fator Escala - Você pode inserir um valor entre 0 e 9. O valor padrão é 0. O fator de escala é aplicado a cada célula de dados. Por exemplo, se o valor for 1000 e o fator escala for 3, o valor será exibido como 1. Todas as células de dados não suprimidas são multiplicadas pelo Fator Escala. Antes de aplicar o Fator Escala, o sistema realiza as operações de cálculo e supressão.

  • Substituição Decimal - Você pode especificar o número de dígitos exibidos na parcela fracionária de um decimal. Você pode inserir um número inteiro entre 0 e 6. O valor padrão é 0.

  • Exibição de Membros - Especifique se os membros serão exibidos por Nome, Descrição ou ambos.

  • Título do Relatório - Você pode definir um título para o relatório. O título padrão é Relatório Entre Empresas.

  • Tipo de Relatório - É possível gerar relatórios no formato HTML, PDF ou XSLX.

  • Exibição do Membro Intercompanhia – Você pode selecionar se deseja exibir o membro com um prefixo ICP.

  • Contas em Linhas– Você pode selecionar para exibir as contas em linhas.

Note que as configurações especificadas em suas preferências de usuário para formatação são ignoradas no Excel. Quando executa o relatório e salva-o como um tipo de relatório do Excel, você pode usar uma Variável de Substituição para exibir os valores automaticamente em formato numérico, em vez de texto da célula. O valor de substituição é denominado EnableExcelNumberFormat. Quando ele está definido como True e você salva o relatório como um tipo de relatório do Excel, os valores são exibidos automaticamente como valores numéricos.