Como Trabalhar com Componentes do Dashboard 2.0

Dashboards são feitos de componentes. Cada componente contém um objeto de dashboard, como formulário, cubo ou outra visualização (gráficos, blocos, e assim por diante).

Barra de Ferramentas de Componentes do Dashboard

Passe o cursor sobre um componente no dashboard para exibir a barra de ferramentas do componente Ícones de foco do Dashboard 2.0. A barra de ferramentas de efeito hover permite que você realize ações apenas no componente.

Table 5-2 Barra de Ferramentas de Efeito Hover do Componente do Dashboard

Objeto Descrição

ícone de foco nas informações

Informações: Exibe o nome do formulário subjacente, o caminho da pasta e o cubo do componente.

ícone de foco em salvar

Salvar: Salva quaisquer dados alterados e executa regras associadas ao componente.

ícone de foco em atualizar

Atualizar: Atualiza os dados associados ao componente do dashboard.

ícone de foco no tipo de gráfico

Tipo de Gráfico: Altera a visualização para o componente.

ícone de foco em ações

Efetue as seguintes Ações no componente:

  • Maximizar: Aumenta o componente do dashboard. Depois de maximizá-lo, clique em Restaurar para minimizar o componente do dashboard de volta ao seu tamanho original.

  • Abrir Formulário: Abre o formulário de tempo de execução associado ao componente em uma guia dinâmica ao lado da guia atual.

  • Editar Formulário: Se você tiver as permissões corretas, abre o formulário associado ao componente no editor de formulários. O editor de formulários é aberto em uma guia dinâmica ao lado da guia atual.

Como Trabalhar com Objetos do Componente no Ambiente de Runtime

  • Alterações realizadas em componentes de dashboard no ambiente de runtime não são salvas para a próxima sessão. As alterações também não salvas se você clicar na barra Mostrar/Ocultar para ocultar a faixa do ícone no topo da página; a página é atualizada e as alterações não são salvas.

  • Por padrão, os dados ausentes ou suprimidos são representados como zeros em gráficos. Você pode alterar a configuração Faltam Valores como Zero na Plotagem para Não para ignorar dados ausentes ou suprimidos em tipos de gráfico específicos para que não sejam mais representados como zeros. Os tipos de gráfico aos quais essa configuração se aplica são Área, Bolha, Combinação, Linha, Radar e Dispersão. Para redefinir a configuração Faltam Valores como Zero na Plotagem no painel de propriedades, clique na guia par o tipo de gráfico (Área, Bolhas, Combinação, Linha, Radar ou Dispersão) e clique em Sim para mudar a configuração para Não.

  • Componentes têm como padrão exibir a grade do formulário, e as grades exibidas serem graváveis se o formulário associado for do Forms 2.0. Para substituir uma grade por um gráfico, passe o cursor sobre a grade para exibir os ícones do efeito hover no canto superior direito do componente. Clique em ícone de foco no tipo de gráfico (Tipo de Gráfico) para exibir um menu de gráficos disponíveis para seleção. Gráficos selecionados no runtime não persistem quando o dashboard de runtime é fechado.

  • Se um URL adicionado a um dashboard não funcionar no ambiente de runtime, clique com o botão direito do mouse no URL e abra o link em uma nova guia do navegador.

  • Em um dashboard, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma grade para exibir o seu menu de contexto:

    • As opções de Editar: Cortar, Copiar, Colar, Limpar

    • As opções de Ajustar:

      • Ajustar Dados Aumenta ou diminui os dados da célula selecionada por um valor positivo ou negativo ou um valor percentual.

      • Difusão em Grade Especifique um valor ou percentual para aumentar ou diminuir valores em várias dimensões, com base nos valores existentes nas células de destino. Você pode selecionar um padrão de difusão Proporcional, Dividido Igualmente ou Preenchimento. Para usar Difundir, o administrador deve habilitar Difusão em Grade como uma propriedade de formulário.

    • Comentários: Explique dados, dê mais informações e/ou anexe arquivos externos. Você pode adicionar comentários e anexos a uma célula ou a um intervalo de células em várias dimensões.

    • Histórico de Alterações: Exibe o histórico de alterações efetuadas nos dados da célula.

    • Bloquear/Desbloquear Células: Bloqueie temporariamente células enquanto você calcula e preenche outros valores. Um ícone de cadeado é exibido em células bloqueadas. Clique em Bloquear/Desbloquear Células novamente para desbloquear as células.

    • Analisar na Célula: Abre ad hoc em uma guia dinâmica.

    • Aplicar Contexto: Filtra os dados nos formulários ou gráficos de destino que são relevantes para os dados em um formulário mestre.

  • Em um painel do Dashboard 2.0, você pode clicar com o botão direito do mouse em um elemento do gráfico para ver a opção de menu de contexto Analisar; por exemplo, clicar em uma barra em um gráfico de barras. Selecionar Analisar inicia essa intersecção do gráfico no ad hoc em uma guia dinâmica.

    Para entender o comportamento de análise por tipo de gráfico, consulte Como Fazer Drill no Ad Hoc de um Gráfico do Dashboard 2.0.

  • Detalhes do item de linha são suportados apenas se o componente for maximizado. Para maximizar um componente, passe o cursor sobre o componente para exibir os ícones do efeito hover no canto superior direito do componente. Clique em ícone ações (Ações) e selecione Maximizar para aumentar o componente do dashboard. Após trabalhar no componente, clique em Restaurar para minimizar o componente do dashboard de volta ao seu tamanho original.

  • Ao clicar em Atualizar Dados em um Bloco ou clicando na opção global Atualizar Dados, os dados em Bloco serão exibidos após um "piscar". O "piscar" indica que os dados atualizados foram preenchidos.

  • Ao exibir uma Tabela, membros pais são destacados para diferenciá-los de membros no nível de folha.