Sobre os Métodos de Previsão Baseados em Driver

O Predictive Cash Forecasting fornece 11 métodos de previsão baseados em driver. Os métodos de driver e os cálculos associados, bem como os itens de linha de exemplo, são preenchidos no aplicativo dependendo de como o administrador habilitou o aplicativo.

Os administradores habilitam a Previsão Baseada em Driver ao habilitar o aplicativo. Os Gerentes de Caixa definem os pressupostos para os métodos de previsão baseados em driver.

Processo para Trabalhar com Métodos de Previsão Baseados em Driver

  1. Configure os pressupostos (como condições de pagamento, datas de vencimento e assim por diante) por entidade, item de linha e outras dimensões personalizadas.

  2. Carregue ou informe os dados usados para gerar a previsão de caixa.

    Para DSO e DPO, carregue ou informe a média de DSO ou DPO e a receita ou despesa pendente para gerar a previsão de caixa.

  3. Execute a regra Processar Previsão Diariamente/Processar Previsão Periodicamente que calcula os fluxos de caixa.

  4. Quando você carrega ou salva o formulário de driver de fluxo de entrada ou fluxo de saída de caixa, o Predictive Cash Forecasting calcula os fluxos de entrada ou os fluxos de saída de caixa com base no valor do driver e nos pressupostos do driver, depois lança os fluxos nos períodos apropriados.

    Para DSO e DPO, o Predictive Cash Forecasting calcula os fluxos de caixa com base na Média de DSO ou DPO e na receita ou despesa pendente.

  5. O fluxo de entrada ou o fluxo de saída de caixa é automaticamente preenchido no formulário Previsões Contínuas.

Drivers de Fluxo de Entrada de Caixa

  • Recebimentos de Receita — Determina o fluxo de entrada de caixa a partir da receita de produto ou serviço usando as condições de pagamento. Por exemplo, a receita de lojas de varejo pode ter um padrão fixo de 70% do caixa recebido em três dias e 30% do caixa recebido em cinco dias.
  • Recebimentos de Projeto — Determina o fluxo de entrada de caixa a partir de receita de projetos, datas de marcos e condições de pagamento. Por exemplo, os recebimentos de caixa de projetos de TI ou de contratos são determinados por marcos e condições de pagamento. Isso é útil para empresas de contratos baseados em projetos.
  • Dias de Vendas Pendentes (DSO) – Recebimentos — Determina o fluxo de entrada de caixa considerando a média de Dias Pendentes na Receita, no nível da parte ou da entidade. Útil quando as condições de pagamento são muito dinâmicas.

Drivers de Fluxo de Saída de Caixa

  • Pagamentos de Despesa — Determina o fluxo de saída de caixa considerando a despesa e as condições de pagamento. Por exemplo, para algumas despesas Operacionais, como viagens e serviços públicos, os fluxos de saída de caixa podem ser determinados com base em uma condição de pagamento regular.
  • Pagamentos de Ativo Fixo — Determina o fluxo de saída de caixa considerando os gastos com ativo fixo e as condições de pagamento. Os pagamentos de ativos fixos são determinados com base nas condições de pagamento, que podem ser definidas por classe de ativo. Os dados de pagamentos de ativos fixos podem ser provenientes do módulo Capital do Planning ou de outras origens.
  • Pagamentos Recorrentes — Determina o fluxo de saída de caixa para despesas contínuas que têm pagamentos recorrentes, como pagamentos de leasing ou de aluguéis.
  • Pagamentos de Salário — Determina o fluxo de saída de caixa para pagamentos relacionados a salários e folhas de pagamento com base em despesas de salário, bases salariais, prazos de pagamento (como anual, mensal ou semanal) e incidência salarial (como início do período, fim do período, duas vezes por mês ou uma data de vencimento específica). Os dados de pagamentos de salários podem ser provenientes do módulo Workforce do Planning ou de um sistema de folha de pagamento.
  • Pagamentos de Projeto — Determina o fluxo de saída de caixa a partir de despesas de projeto e condições de pagamento. O fluxo de saída de caixa de despesas de projeto para materiais, mão de obra e outros custos relacionados a projetos pode ser modelado com base em marcos e condições de pagamento. Os dados de pagamentos de projeto podem ser provenientes do módulo Projects do Planning ou de outras origens.
  • Pagamentos de Imposto Direto — Determina o fluxo de saída de caixa para pagamentos de imposto direto com base em passivo de impostos, porcentagem da parcela e datas de vencimento. Usado para o pagamento de qualquer imposto direto, como pagamentos para o governo ou para agências reguladoras.
  • Pagamentos de Imposto Indireto — Determina o fluxo de saída de caixa para pagamentos de imposto indireto com base em passivo de impostos e condições de pagamento. Por exemplo, os pagamentos de imposto indireto, como GST ou Imposto sobre Vendas, que devem ser feitos para agências regulatórias.
  • Dias de Contas a Pagar Pendentes (DPO) – Pagamentos — Determina o fluxo de saída de caixa considerando a média de dias pendentes na despesa, geralmente por fornecedor ou no nível da entidade. Útil quando as condições de pagamento são muito dinâmicas.

Recebimentos de Receita (Com base em Receita e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de entrada de caixa a partir da receita de produto ou serviço usando as condições de pagamento.

Use o método de driver Recebimentos de Receita quando a receita de produto ou serviço for baseada em condições de pagamento. Por exemplo, clientes de varejo e clientes de canal direto. Geralmente a receita geral das lojas tem um padrão definido de recebimentos que você pode modelar usando esse método. Use esse método quando quiser gerar a previsão de caixa com base na receita direta proveniente do ERP ou do Planning e em uma condição de pagamento especificada.

Você pode usar esse método de driver para itens de linha na categoria Recebimentos de Receita, em que é possível adicionar itens de linha como recebimentos de receita de produto ou recebimentos de receita de serviço.

Exemplo

A receita de lojas de varejo pode ter um padrão fixo de 70% do caixa recebido em três dias e 30% do caixa recebido em cinco dias.

Drivers

Especifique para entidade e itens de linha. Dimensões personalizadas adicionais podem ser consideradas, quando habilitadas.

Condições de Pagamento

  • Porcentagem — Porcentagem esperada para cada condição de pagamento
  • Período de Vencimento — Dias, semanas, meses de pagamento

Entrada do Driver

Receita de produto ou serviço, ou outros itens de linha definidos pelo cliente

As entradas do driver podem ser extraídas de sistemas de origem, como um sistema de POS ou ERP, carregadas de um arquivo .csv, obtidas do Planning ou inseridas manualmente no formulário Pressupostos de Driver.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

Com base nos pressupostos de condição de pagamento, incluindo entrada de porcentagem e período de vencimento, o Predictive Cash Forecasting calcula o valor do fluxo de entrada de caixa considerando o valor da receita. Ele calcula o fluxo de entrada de caixa, quando o período de vencimento está dentro do intervalo de período da previsão de caixa, e lança o valor do fluxo de entrada nos períodos respectivos com base nos pressupostos informados para porcentagem e período de vencimento.

Recebimentos de Projeto (Com base em Receita de Projeto, Marcos e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de entrada de caixa a partir de receita de projetos, datas de marcos e condições de pagamento. Calcula os valores de marco com base no valor do contrato. Esse método é útil para empresas de contratos baseados em projetos, empresas de engenharia e construção, empresas do ramo imobiliário e empresas de serviços de consultoria baseados em projetos.

Exemplo

A receita (recebimentos de caixa) de projetos de TI ou de contratos é determinada por marcos e condições de pagamento.

Drivers

Especifique em entidade, projeto, nível de item de linha. Dimensões personalizadas adicionais podem ser consideradas, quando habilitadas.

Marcos do projeto

  • Porcentagem — Percentual de conclusão
  • Data de Vencimento

Condições de Pagamento do projeto

  • Porcentagem
  • Período de Vencimento

Entrada do Driver

Receita de projeto por projeto.

As entradas de driver podem ser extraídas de sistemas, como o módulo Project Management do ERP e o módulo Projects do Planning, ou podem ser carregadas usando um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de caixa é calculado aplicando a condição de pagamento no valor de marco do projeto. Os valores de marco são derivados da porcentagem de marco de cada projeto. Os drivers são capturados por projeto, e o fluxo de caixa é calculado no projeto.

O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do marco do projeto com base no valor total do contrato * a porcentagem do marco e preenche o resultado no dia/períodos de marco respectivos. Depois que os marcos são derivados nos períodos respectivos, o Predictive Cash Forecasting aplica a lógica de condições de pagamento nos marcos para calcular o valor do fluxo de entrada de caixa e depois preenche esse valor no dia ou período respectivo da previsão de caixa. Quando a data ou o período de vencimento estiver fora do intervalo de período da previsão de caixa, o Predictive Cash Forecasting não lançará esse valor de fluxo de entrada de caixa/marco.

Dias de Vendas Pendentes (DSO) – Recebimentos (Com base em Média de DSO e Contas a Receber Pendentes)

Descrição

Gera o fluxo de entrada de caixa considerando a média de dias pendentes na receita no nível da parte ou da entidade. Esse método é útil quando as condições de pagamento são muito dinâmicas.

Dias de Vendas Pendentes (DSO) é uma medida de driver do número médio de dias que uma empresa leva para receber o pagamento de uma venda. O DSO geralmente é determinado mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Com base no driver DSO, o Predictive Cash Forecasting determina o fluxo de entrada de caixa aplicativo o driver à Receita Pendente.

Esse método é útil para clientes que desejam prever o caixa, mas ainda não têm os dados de origem correspondentes, especialmente para períodos mais distantes na previsão de caixa.

Exemplo

Você pode usar o DSO quando as condições de pagamento são muito dinâmicas. Por exemplo, para itens de linha de receita (como receita não registrada) ou receita projetada (como fluxo de entrada de caixa de receita de canal indireto).

Drivers

Média de DSO

  • Pressupostos, média no ano
  • Períodos, média do período

Entrada do Driver

Os dias ajustados de DSO podem ser usados como entrada de driver para calcular o fluxo de entrada de caixa na previsão e podem ser carregados ou especificados no nível Entidade ou com base na dimensão ao qual o método se aplica (por exemplo, Parte). O DSO pode ser carregado como um pressuposto geral ou por período. Além disso, a Receita Pendente está disponível como driver. Receita Pendente geralmente é o valor inicial de Contas a Receber + Vendas de Crédito do período.

Lógica de Cálculo

O fluxo de entrada de caixa é calculado com base na Receita Pendente (receita futura) e na Média de DSO. O Predictive Cash Forecasting considera a média de DSO dos períodos apropriados ou usa o pressuposto geral. O fluxo de entrada de caixa é determinado com base na Média de DSO aplicada no valor de entrada do driver e lançada no período com base no número de dias de DSO.

Pagamentos de Despesa (Com base em Despesa e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa considerando a despesa e as condições de pagamento. Esse método de driver é aplicável a itens de linha de fluxo de saída de caixa operacional, como pagamentos de mão de obra, pagamentos de viagem ou pagamentos de hotel. Esse método de driver é usado para derivar os fluxos de saída de caixa com base em condições de pagamento padrão da despesa aplicada na despesa.

Exemplo

Por exemplo, os fluxos de saída de caixa de algumas despesas operacionais, como viagens e serviços públicos, podem ser determinados com base em uma condição de pagamento regular.

Drivers

Especifique na entidade, no nível de item de linha.

Condições de Pagamento

  • Porcentagem — Porcentagem esperada para cada condição de pagamento
  • Período de Vencimento — dias, semanas ou meses de pagamento

Entrada do Driver

Qualquer despesa como viagem, hotel, serviços públicos.

Você pode extrair as entradas do driver de diversas origens, como o módulo Financials do Planning ou o ERP, ou carregar as ordens de compra por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do fluxo de saída de caixa com base nos pressupostos de condição de pagamento. Determinadas despesas podem ter várias condições de pagamento. O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do fluxo de saída de caixa considerando o valor da despesa (entrada do driver) * a entrada da porcentagem de cada condição de pagamento. Em seguida, o valor calculado é lançado no dia ou período respectivo de acordo com o período de vencimento definido nos pressupostos de condições de pagamento. Se houver várias condições de pagamento, o Predictive Cash Forecasting lançará o fluxo de saída no período e condição de pagamento respectivos de acordo com os pressupostos do driver.

Pagamentos de Ativo Fixo (Com base em Gastos com Ativo Fixo e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa considerando os gastos com ativo fixo e as condições de pagamento. Os pagamentos de ativos fixos são determinados com base nas condições de pagamento, que podem ser definidas por classe de ativo.

O método de driver Pagamentos de Ativo Fixo é aplicável a itens de linha de pagamentos de capital (pagamentos de ativos fixos) na previsão de caixa.

O fluxo de saída de caixa é gravado em Rendimentos de Atividades de Investimento, não em Rendimentos de Atividades de Operacionais.

Exemplo

Esse método de driver pode ser usado por empresas nas quais as compras de ativos fixos registradas nos módulos Payables e Fixed Assets e o pagamento do fornecedor acontecem periodicamente com base nas condições de pagamento com o fornecedor do ativo.

Drivers

Condições de Pagamento:

Especifique na entidade, no item de linha de pagamentos de capital. Dimensões personalizadas adicionais, como Parte, Classe do Ativo ou Projeto, podem ser consideradas, quando habilitadas.

  • Porcentagem — Porcentagem esperada para cada condição de pagamento
  • Período de Vencimento — dias, semanas ou meses de pagamento

Entrada do Driver

Gastos com Ativo Fixo.

As entradas do driver podem ser extraídas do módulo Capital do Planning ou de outras origens, como o módulo ERP Order, ou podem ser carregadas por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de saída de caixa é calculado aplicando a porcentagem da condição de pagamento na entrada do driver e lançando o fluxo de saída de caixa nos períodos com base na data de vencimento.

O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do fluxo de saída de caixa considerando os gastos com Ativos Fixos (a entrada do driver) * a entrada da porcentagem de cada condição de pagamento. Em seguida, o valor do fluxo de saída de caixa calculado é lançado no dia ou período respectivo de acordo com o período de vencimento definido no formulário de pressuposto das condições de pagamento.

Quando a data ou o período de vencimento estiver fora do intervalo de período da previsão de caixa, o Predictive Cash Forecasting não lançará esse valor de fluxo de saída de caixa. Se houver várias condições de pagamento, o Predictive Cash Forecasting lançará o fluxo de saída no período e condição de pagamento respectivos de acordo com os pressupostos do driver.

Pagamentos Recorrentes (Com base em Termos de Pagamento Recorrente)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa para despesas contínuas que têm pagamentos recorrentes, como pagamentos de leasing ou de aluguéis.

Exemplo

O método de driver Pagamentos Recorrentes é aplicável a itens de linha de despesa recorrente, como pagamentos de Leasing ou Aluguel ou pagamentos de Seguro. Esse método de driver pode ser usado por empresas para despesas recorrentes que são pagas a fornecedores por um período específico contratado.

Drivers

Especifique na entidade, no nível de item de linha.

  • Base de Pagamento — Anual, Mensal ou Semanal

  • Período de Pagamento — O período de início dos pagamentos recorrentes

  • Frequência da Recorrência — A frequência da recorrência, por exemplo, a cada ciclo de pagamento ou a cada 3 ciclos de pagamento

  • Número de Ocorrências — O número de pagamentos recorrentes a serem lançados

Entrada do Driver

Qualquer despesa que tenha um padrão recorrente.

As entradas do driver podem ser extraídas do módulo Capital ou Financials do Planning ou de outras origens, como ERP Expense Management, Lease e GL, ou podem ser carregadas por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de saída de caixa é calculado com base na programação recorrente, que é definida pelos pressupostos aplicados ao valor de entrada do driver e lançado nos dias ou semanas respectivos.

Pagamentos de Salário (Com base em Base do Pagamento e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa para todos os pagamentos relacionados a funcionários, como salários, e outros pagamento relacionados a folhas de pagamento com base em despesas de salário, bases salariais, prazos de pagamento (como anual, mensal ou semanal) e incidência salarial (como início do período, fim do período, duas vezes por mês ou uma data de vencimento específica).

Exemplo

O método de driver Pagamentos de Salário é aplicável a itens de linha de despesas periódicas de salários e benefícios e a outras despesas relacionadas, como Ganhos e Pagamentos Variáveis, ou outras despesas fixas periódicas.

Drivers

Especifique na entidade, no nível de item de linha. Dimensões personalizadas adicionais podem ser consideradas, quando habilitadas.

  • Base Salarial — Anual, Mensal

  • Incidência Salarial — Determina quando o fluxo de caixa ocorre (Período Inicial, Período Final, Duas Vezes por Mês ou Quinzenalmente)

  • Data de Vencimento do Pagamento Anual — Em pagamentos anuais, é a data de vencimento do salário

  • Condições de Pagamento — Opcional. Se o pagamento estiver divido em vários pagamentos, definido por porcentagem e períodos de vencimento

Entrada do Driver

Salário ou despesas relacionadas.

Os dados de pagamentos de salários podem ser provenientes do módulo Workforce do Planning, de um sistema de folha de pagamento ou de outro sistema de origem. Eles também podem ser carregados por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de saída de caixa é calculado de acordo com a base salarial e lançado nos respectivos períodos com base na incidência salarial, na data de vencimento e nas condições de pagamento.

A entrada do driver pode ser fornecida como um pressuposto. Nesse caso, ela é dividida pelo número de períodos e lançada nos períodos apropriados. A entrada do driver também pode ser carregada em períodos. Nesse caso, o valor de cada período é considerado.

A base salarial e a data de vencimento do pagamento determinam a data ou o período de lançamento do fluxo de saída de caixa para o salário e as despesas de ganhos. Se a base salarial for mensal, o Predictive Cash Forecasting dividirá o valor anual do salário por 12 e lançará esse valor na última data do mês em questão.

No modelo semanal, o Predictive Cash Forecasting lança o valor do salário e dos ganhos no último dia da semana correspondente. Se as condições de pagamento estiverem definidas para itens de linha de salário e ganhos, o Predictive Cash Forecasting calculará o fluxo de saída de caixa com base na entrada da porcentagem e no período de vencimento de cada condição de pagamento.

Podem existir despesas anuais, como uma compensação variável, que são um pagamento anual. Nesse caso, o Predictive Cash Forecasting lança o valor total na data correspondente com base na data de vencimento definida ou no período do qual a data faz parte. Se o pressuposto de salário no meio do ano for alterado, o Predictive Cash Forecasting repetirá a previsão somente dos períodos em aberto na previsão contínua (períodos após o período atual).

Pagamentos de Projeto (Com base em Despesa de Projeto, Marcos e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa a partir de despesas de projeto e condições de pagamento. O fluxo de saída de caixa de despesas de projeto para materiais, mão de obra e outros custos relacionados a projetos pode ser modelado com base em marcos e condições de pagamento.

Exemplo

Fluxo de saída de caixa de despesas de projeto para materiais, mão de obra ou outros custos relacionados a projetos.

Drivers

Especifique em entidade, projeto, nível de item de linha.

  • Marcos — Porcentagem, Data de Vencimento

  • Condições de Pagamento — Porcentagem, Período de Vencimento

Entrada do Driver

Despesa de Projeto por Projeto.

Os dados de pagamentos de projetos podem ser provenientes do módulo Projects do Planning ou de outras origens, como o módulo ERP Projects, ou podem ser carregadas por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de caixa é calculado aplicando a condição de pagamento ao valor do marco do projeto. Os valores de marco são derivados da porcentagem de marco de cada projeto. Os drivers são capturados por projeto, e o fluxo de caixa é calculado no projeto.

O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do marco do projeto com base na despesa do projeto * a porcentagem do marco em relação à conclusão do trabalho e preenche o resultado nos dias ou períodos de marco respectivos. Com base no valor do marco, o Predictive Cash Forecasting aplica a lógica das condições de pagamento em cada valor de marco para calcular o valor do fluxo de saída de caixa e depois preenche esse valor no dia ou período respectivo da previsão de caixa.

O projeto pode ter várias condições de pagamento. O Predictive Cash Forecasting calcula o valor do fluxo de saída de caixa considerando o valor do projeto por marco * entrada da porcentagem de cada condição de pagamento. Em seguida, o valor do fluxo de saída de caixa calculado é lançado no período respectivo de acordo com o período de vencimento definido nos pressupostos.

Pagamentos de Imposto Direto (Com base em Parcela de Imposto e valores de Imposto)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa para pagamentos de imposto direto com base em passivo de impostos, porcentagem da parcela e datas de vencimento. Usado para o pagamento de qualquer imposto direto, como pagamentos para o governo ou para agências reguladoras.

O método de driver Pagamentos de Imposto Direto é aplicável ao item de linha Pagamentos Anuais de Imposto Direto na previsão de caixa. Esse método de driver pode ser usado por empresas que pagam impostos diretos, como imposto de renda, imposto sobre propriedade e impostos sobre ativos, de acordo com a data de vencimento de forma periódica com base na legislação local ou na conformidade estatutária.

Exemplo

Pagamentos de imposto direto para diferentes agências regulatórias ou governamentais com base nas datas de vencimento de acordo com a legislação local do governo e as regulamentações de conformidade tributária.

Drivers

Especifique na entidade, no item de linha de imposto direto anual.

Parcelas de Imposto para cada ano fiscal — Porcentagem e Data de Vencimento.

Entrada do Driver

Valor do Passivo de Impostos.

Se houver várias parcelas de imposto durante o ano, as entradas do driver porcentagem e data de vencimento devem estar disponíveis para cada parcela de imposto.

As entradas do driver podem ser extraídas do Tax Reporting, ERP GL, ou podem ser carregadas por meio de um arquivo .csv.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de saída de caixa é calculado com base no passivo de impostos anual, nas datas de vencimento e na porcentagem da parcela. O imposto anual é cumulativo. Qualquer alteração no valor do imposto anual é ajustada para considerar o valor incremental/reduzido lançado nas parcelas futuras.

Os Passivos de Impostos Diretos Anuais YTD são carregados para todos os períodos. O Predictive Cash Forecasting calcula as parcelas do imposto com base nas seguintes regras:

  • Os impostos são calculados com base na entrada da porcentagem de acordo com o pressuposto de data de vencimento para a primeira parcela.

  • A segunda parcela é aplicada ao último passivo de impostos. No entanto, se houver uma alteração no passivo de impostos, o Predictive Cash Forecasting calculará o passivo de impostos geral até a data somando as porcentagens de imposto, subtraindo o imposto pago anteriormente e lançando o valor de imposto restante.

  • A mesma abordagem é aplicada a todas as parcelas de imposto restantes.

Pagamentos de Imposto Indireto (De acordo com Base Fiscal, Datas de Vencimento e Condições de Pagamento)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa para pagamentos de imposto indireto com base em passivo de impostos e condições de pagamento.

O método de driver Pagamentos de Imposto Indireto pode ser usado pelos clientes para todos os pagamentos de imposto direto nos quais o fluxo de saída de caixa ocorre com base em datas de vencimento de acordo com a legislação do governo e as regulamentações de conformidade com impostos indiretos.

O método de driver Pagamentos de Imposto Indireto é aplicável ao item de linha Pagamentos de Imposto Indireto.

Exemplo

Pagamentos de imposto indireto, como GST, Imposto sobre Vendas ou outros impostos Indiretos Anuais que são feitos para agências regulatórias. Esse método de driver pode ser usado por empresas que pagam impostos indiretos, como imposto sobre vendas, impostos sobre produto e impostos sobre valor agregado, de acordo com a data de vencimento de forma periódica com base na conformidade estatutária.

Drivers

  • Base Fiscal — Anual, Mensal

  • Data de Vencimento de Impostos Indiretos — Principalmente para impostos anuais

  • Condições de Pagamento — Porcentagem e Período de vencimento

Entrada do Driver

Valor do passivo de imposto indireto.

O valor do passivo de imposto indireto pode ser carregado do módulo Financials do Planning, do sistema ERP ou por meio de um arquivo .csv.

Se houver várias parcelas de imposto durante o ano, as entradas do driver porcentagem e data de vencimento devem estar disponíveis para cada parcela de imposto.

Depois que as entradas do driver são carregadas, os Gerentes de Caixa podem visualizá-las no formulário Pressupostos e ajustá-las manualmente com base no conhecimento e na experiência em relação ao item de item.

Lógica de Cálculo

O fluxo de saída de caixa é calculado com base no passivo de impostos indiretos, na base fiscal, na incidência de pagamento (a ser pago no mesmo período ou no próximo período) e nas condições de pagamento de acordo com o valor do passivo de imposto. A entrada do driver geralmente é gravada nos respectivos períodos, e o fluxo de caixa é calculado com base nisso.

Os impostos indiretos são calculados da seguinte forma.

  • Se a Base Fiscal for Anual e a incidência de pagamento for no mesmo período, o valor do Imposto Anual será lançado na data de vencimento.

  • Se a Base Fiscal for Anual e a incidência de pagamento for no próximo período, o valor do Imposto Anual será lançado no dia posterior à data de vencimento.

  • Se a Base Fiscal for Anual, a incidência de pagamento for no mesmo período e as Condições de Pagamento estiverem definidas, o valor do Imposto Anual será lançado na data de vencimento, e as condições de pagamento serão aplicadas a partir da data de vencimento.

  • Se a Base Fiscal for Anual, a incidência de pagamento for no próximo período e as Condições de Pagamento estiverem definidas, o valor do Imposto Anual será lançado no dia posterior à data de vencimento, e as condições de pagamento serão aplicadas a partir do dia posterior à data de vencimento.

  • Se a Base Fiscal for Mensal, a incidência de pagamento for no mesmo período e o valor for carregado em uma determinada data, as condições de pagamento serão aplicadas a partir da data do carregamento.

  • Se a Base Fiscal for Mensal, a incidência de pagamento for no próximo período e o valor for carregado em uma determinada data, as condições de pagamento serão aplicadas a partir do dia posterior à data carregada.

Pagamentos de DPO (Com base em Média de DPO e Contas a Pagar)

Descrição

Determina o fluxo de saída de caixa considerando a média de dias pendentes na despesa, geralmente por fornecedor ou no nível da entidade. Esse método é útil quando as condições de pagamento são muito dinâmicas.

Dias a Pagar Pendentes (DPO) é um índice financeiro que indica o tempo médio (em dias) que uma empresa leva para pagar os documentos de faturamento e as faturas aos credores, que podem incluir fornecedores, vendedores ou financistas. A razão geralmente é calculada trimestralmente ou anualmente e indica como a empresa está gerenciado os fluxos de saída de caixa. Com base no driver de dias de DPO calculado, o Predictive Cash Forecasting lança o valor da despesa no dia ou período correspondente de acordo com a periodicidade.

Se você ajustar a entrada do driver DPO, o Predictive Cash Forecasting calculará o fluxo de saída de caixa com base nos dias de DPO ajustados e na despesa pendente e, em seguida, lançará o valor no dia ou período correspondente.

Exemplo

Você pode usar esse método para itens de linha na previsão de caixa nas quais a lógica do smart driver não pode ser aplicada porque as condições de pagamento são muito dinâmicas, como em bens de consumo. Você também pode usar esse método para períodos futuros que estão além do que é capturado por meio de faturas.

Drivers

Média de DPO

  • Pressupostos — Média no ano
  • Períodos — Média do período

Entrada do Driver

Despesa ou qualquer item de linha. Os dias de DPO calculados.

Você pode carregar os dias de DPO calculados do ERP como ponto de partida. Os Gerentes de Caixa podem ajustar os dias de DPO calculados com base na experiência. Os dias de DPO ajustados são usados como entrada do driver para calcular o fluxo de saída de caixa na previsão.

Lógica de Cálculo

O fluxo de caixa é calculado aplicando a média de DPO do período na despesa do período ou aplicando a média de DPO no ano, se o DPO por período não existir.

O fluxo de saída de caixa é calculado com base na Despesa Pendente e na Média de DPO. O Predictive Cash Forecasting considera a média de DPO dos períodos apropriados ou usa o pressuposto geral. O fluxo de saída de caixa é determinado com base na Média de DPO aplicada no valor de entrada do driver e lançada no período com base no número de dias de DPO.