Como Usar Contas Definidas pelo Usuário

Três tipos de contas definidas pelo usuário dão mais flexibilidade à sua análise:

Como Usar as Contas de Aviso

O recurso Contas de Aviso calcula e armazena os dados para as fórmulas de outras contas. Há 20.000 contas de aviso possíveis no Strategic Modeling — (300.00.000, 305.00.000... 395.00.000). Você atribui relacionamentos entre Contas de Aviso e outras contas conforme necessário — inicialmente elas não têm relacionamentos com contas.

Por exemplo, é possível usar duas Contas de Aviso para modelar vendas anuais com base na relação preço vs. quantia. O preço do item é inserido em uma Conta de Aviso, e a quantia vendida no segundo. Para visualizar o resultado dessa relação, uma Fórmula de Forma Livre é criada na Conta de Vendas (v1000) multiplicando as duas Contas de Aviso.

Cada uma das 20 Contas de Aviso podem ser dividas em subcontas 999 vezes, para um total de 19.980 Contas de Aviso possíveis contendo os detalhes adicionais da conta necessário para concluir a análise.

Contas de Aviso e suas subcontas ativam:

  • Alteração de descrições de contas

  • Inserção de dados

  • Alteração de métodos de previsão

  • Inclusão de avisos de conta

É possível ativar/desativar a exibição de Contas de Aviso em Status de Entrada de Conta. As contas de aviso não são usadas nos cálculos em instruções financeiras a menos que referenciadas em um método de previsão ou fórmula histórica.

Para usar as Contas de Aviso:

  1. Selecione Contas e, em seguida, Contas Definidas pelo Usuário.

  2. Em Selecionar Conta, selecione Memorando.

  3. Na lista drop-down, selecione uma conta.

    Para adicionar Contas de Aviso ou alterar os nomes, faça-o pela caixa de diálogo Subcontas.

  4. Selecione o Tipo de Saída:

    • Moeda

    • Itens

    • Porcentagem

    • Razão

      Nota:

      Ao selecionar Calculado na fórmula em todos os períodos, todos os Tipos de Saída estarão disponíveis. Caso selecione Entrada no histórico, os Tipos de Saída estarão limitados a Moeda e Itens.

  5. Opcional: se o Tipo de Saída for Moeda ou Itens, os valores de saída da conta podem ser exibidos em uma denominação diferente das Unidades de Moeda Padrão.

    Substitua o ajuste padrão selecionando uma opção de Unidades de Saída:

    • Unidades

    • Dezenas

    • Milhares

    • Milhões

    • Bilhões

    • Trilhões

  6. Em Valor, especifique como inserir os valores dos dados. Por exemplo, selecione Calculado na fórmula em todos os períodos para inserir fórmulas.

  7. Especifique a opção Valor de Período Agregado:

    • Último valor de período provisório (como Balanço Geral)

    • Soma de períodos provisórios (como Declaração de Renda)

    • Média ponderada com base em conta financeira selecionada na lista de menu suspenso. (como Taxa de Desconto)

    • Nenhum aplica a fórmula em períodos agregados (como Intervalos)

      Nota:

      Essas regras também aplicam-se ao cálculo de pais dimensionais.

  8. Selecione o Tipo de Saída:

    • Moeda

    • Itens

    • Porcentagem

    • Razão

      Nota:

      Ao selecionar Calculado na fórmula em todos os períodos, todos os Tipos de Saída estarão disponíveis. Caso selecione Entrada no histórico, os Tipos de Saída estarão limitados a Moeda e Itens.

  9. Opcional: se o Tipo de Saída for Moeda ou Itens, os valores de saída podem ser exibidos em uma denominação diferente das Unidades de Moeda Padrão.

    Substitua o ajuste padrão selecionando uma opção de Unidades de Saída:

    • Unidades

    • Dezenas

    • Milhares

    • Milhões

    • Bilhões

    • Trilhões

  10. Clique em OK.

Como Usar Contas de Índice Personalizado

O Strategic Modeling calcula automaticamente 34 índices. Você também pode usar 10 contas de Índice Personalizado (6400.00.000 a 6445.00.000) para cálculos personalizados. Utilize contas de Índice Personalizado para inserir fórmulas que são utilizadas para calcular índices próprios. As contas de Índice Personalizado podem ser divididas em subcontas 999 vezes para que Índices Personalizados adicionais sejam criados.

O relatório de Índices Financeiros exibe todos os índices calculados em uma análise. As contas de Índice Personalizado são exibidas na parte inferior, permitindo que você faça a distinção entre os índices definidos pelo Strategic Modeling e seus índices individuais.

As fórmulas que podem ser usadas para criar Índices Personalizados são similares ao método de previsão da Fórmula de Forma Livre. É possível usar números ou valores constantes de outras contas em fórmulas de Índice Personalizado. É possível usar também funções diferentes na fórmula.

Para usar contas de Índice Personalizado:

  1. No rótulo de agrupamento Conta, selecione Conta Definida pelo Usuário.

  2. Em Conta Definida pelo Usuário, selecione Índice.

  3. Na lista drop-down, selecione uma conta de índice.

    Para adicionar contas de índice ou alterar descrições, acesse a planilha de exibição Contas ou a caixa de diálogo Opções de Subconta.

  4. Selecione o Tipo de Saída:

    • Moeda

    • Itens

    • Porcentagem

    • Razão

      Nota:

      Ao selecionar Calculado na fórmula em todos os períodos, todos os Tipos de Saída estarão disponíveis. Ao selecionar Entrada no histórico, os Tipos de Saída estarão limitados a Moeda e Itens.

  5. Opcional: se o Tipo de Saída for Moeda ou Itens, os valores de saída da conta podem ser exibidos em uma denominação diferente das Unidades de Moeda Padrão.

    Substitua o ajuste padrão selecionando uma opção de Unidades de Saída.

  6. Em Valor, selecione Calculados em Fórmulas em todos os períodos para inserir fórmulas, usando as guias Contas e Funções.

  7. Especifique como opção Valor de Período Agregado:

    • Último valor de período provisório (como Balanço Geral)

    • Soma de períodos provisórios (como Declaração de Renda)

    • Média ponderada com base em conta financeira selecionada na lista de menu suspenso. (como Taxa de Desconto)

    • Nenhum aplica a fórmula em períodos agregados.

  8. Clique em OK.

Como Usar as Contas de Contratos de Débito

No Strategic Modeling, é possível estabelecer medidas que testam a capacidade de um modelo atender aos padrões de desempenho. Utilize contas de Contratos de Débitos definidas pelo usuário para inserir requisitos de contrato de débitos a fim de testar modelos.

Cada uma das cinco contas de Contrato de Débitos (v6500, v6505, v6510, v6515 e v6520) pode ter até 999 subcontas para acomodar todos os contratos na sua análise.

Para acomodar as entradas e saídas necessárias para os testes de contrato, cada conta de Contrato de Débito tem duas contas relacionadas, para um total de três contas relacionadas:

  • Teste (.00): acomoda o parâmetro de teste do contrato.

  • Real (.01): acomoda a equação de desempenho real.

  • Resultado (.02): acomoda a diferença entre o parâmetro de teste e a equação de desempenho real.

Ao dividir as contas de Contrato de Débito em subcontas, todas as contas relacionadas também receberão subcontas, o que permite a criação automática de contas de Parâmetro de Teste de Contratos de Débito, contas de equação de desempenho real e contas de resultado.

As contas de Contrato de Débito estão acessíveis a partir da caixa de diálogo Contas Definidas pelo Usuário, para que o tipo de saída e as unidades possam ser selecionados (por exemplo, moeda em milhões). As contas de Contrato de Débito são exibidas na parte inferior do Relatório de Análise de Fundo. É possível inserir as contas de Contrato de Débito em relatórios ao usar o comando Editar, Inserir.

Conta de Parâmetro de Teste de Contrato

Esta conta de entrada é acessada a partir da exibição da Planilha Contas ou da caixa de diálogo Entrada de Conta. Informe um valor de parâmetro de teste para cada período do arquivo (como Capital de Giro de $200 milhões em 1995, $250 milhões em 1996, e assim por diante). É possível inserir parâmetros de teste diferentes de período a período. Na caixa de diálogo Conta Definida pelo Usuário, é possível selecionar o tipo de entrada e as unidades.

Equação de Desempenho Real

Essa conta é acessada pela caixa de diálogo Contas Definidas pelo Usuário. Insira fórmulas que medem o desempenho real da análise. (Por exemplo, Capital de Giro = Ativos Atuais - Passivos Atuais, usando a fórmula v2100 - v2600). Selecione o tipo de saída e as unidades.

Conta de Resultado de Compromisso

Essa conta, acessível pela caixa de diálogo Contas Definidas pelo Usuário, calcula a diferença entre o parâmetro de teste e os resultados de desempenho reais. Ela mede o resultado de como o modelo realiza o relativo para o teste de contrato. Para modelar um teste mínimo (por exemplo, Capital de Giro Mínimo), insira a fórmula que exige as contas Real-Teste:

(v65xx.01 - v65xx.00).

Os resultados são exibidos como números negativos se os compromissos não forem atendidos (real é menor que o parâmetro de teste).

Para modelar testes máximos (por exemplo, Dívida/Patrimônio Mínimo), insira fórmulas representando as contas Teste-Real:

(v65xx.00 - v65xx.01).

Os resultados são exibidos como números negativos se os compromissos não forem atendidos (o real é maior que o parâmetro de teste).

Como Inserir Parâmetros de Teste de Compromisso

Para inserir parâmetros de teste de compromisso:

  1. Em Contas, selecione as contas de Teste de Compromisso (v6500.00 - v6520.00).

  2. Altere o nome da conta para que seja equivalente à análise.

    Neste exemplo, altere o nome para Teste de Capital de Giro e os nomes das duas contas relacionadas para Valor Real do Capital de Giro e Resultado do Capital de Giro.

  3. Com a Previsão de Conta, altere o método de previsão para que reflita o formato dos dados do parâmetro de teste.

    No exemplo, insira ou preveja o capital de giro em Moeda Especificada.

  4. Insira os dados do parâmetro de teste em todos os períodos.

    No exemplo com quatro anos, insira 100, 150, 200 e 250 respectivamente.

  5. Selecione Contas e, em seguida, Contas Definidas pelo Usuário.

  6. Em Contas Definidas pelo Usuário, selecione Compromisso e Teste de Capital de Giro.

  7. Selecione Tipo de Saída (moeda) e, em seguida, Unidades de Saída.

Como Inserir Equações de Desempenho Real do Compromisso ou Fórmulas de Resultado

Para inserir equações de desempenho real do compromisso ou fórmulas de resultado:

  1. Selecione Contas e, em seguida, Contas Definidas pelo Usuário.

  2. Em Contas Definidas pelo Usuário, selecione Compromisso e Valor Real de Capital de Giro.

  3. Em O valor é, configure como Calculado pela fórmula em todos os períodos.

  4. Insira uma fórmula para o compromisso abaixo de Fórmula, usando o mesmo formato de fórmula que os Índices Personalizados.

    Além disso, é possível inserir contas de índices nas fórmulas. Por exemplo, insira essa fórmula: v2100 - v2600.

  5. Selecione Tipo de Saída (moeda) e Unidades de Saída.