Sobre Calendários de 13 Períodos

Saiba como configurar o calendário de um aplicativo que usa 13 períodos, em vez de 12 meses.

Ao criar um aplicativo, você pode configurar o calendário de planejamento com base em 12 meses (por exemplo, janeiro a dezembro) ou 13 períodos. Com o planejamento de 13 períodos, cada período dura exatamente quatro semanas (exceto a cada cinco ou seis anos, quando um período tem cinco semanas).

Nota:

Você pode criar um aplicativo de 13 períodos. Para criar um aplicativo com calendário de 13 períodos, é preciso habilitar o Armazenamento em Bloco Híbrido.
  • Antes de poderem criar um aplicativo de 13 períodos, os clientes do Serviço de Nuvem Legado devem solicitar que seu ambiente seja habilitado para o Armazenamento em Bloco Híbrido (BSO). Envie uma Solicitação de Suporte via Meu Suporte Oracle. Após o atendimento da solicitação, o Armazenamento em Bloco Híbrido é ativado automaticamente quando você cria um aplicativo de 13 períodos. Depois que o ambiente for habilitado para híbrido, você poderá criar um aplicativo com 13 períodos.

  • Os processos de negócios de Planejamento do Serviço EPM Enterprise Cloud e Serviço EPM Standard Cloud são implantados com os cubos Armazenamento em Bloco Híbrido (BSO) por padrão. Nesses clientes, nenhuma etapa adicional é necessária para possibilitar a criação de um aplicativo de 13 períodos.

Não é possível ativar um calendário de 13 períodos para um aplicativo existente.

O planejamento por 13 períodos tem algumas vantagens, como:

  • Os feriados ocorrem na mesma semana do mesmo período todos os anos. Em aplicativos com 12 meses, os feriados podem ocorrer em semanas diferentes ao longo dos anos. Da mesma forma, cada final de período ocorre no mesmo dia da semana. Essas consistências simplificam o planejamento em muitos casos.
  • É possível comparar mais facilmente dados importantes ao longo dos anos. Por exemplo, cada demonstrativo de Lucros e Perdas reflete 28 dias de vendas reais e 28 dias de folha de pagamento real.
  • É possível identificar facilmente as tendências porque cada período tem o mesmo número de dias da semana e fins de semana. Os negócios de varejo, em particular, se beneficiam dessa consistência ao longo dos anos.

Dica:

Se você decidir fazer planejamentos de 13 períodos, o aplicativo criará os períodos TP1 a TP13. No entanto, ao criar o aplicativo, você poderá renomear o prefixo TP. Os números 1 a 13 são adicionados ao prefixo, como em P1 a P13. Você também pode criar aliases para nomes de membros do Período se quiser facilitar o entendimento da informação.

Em um aplicativo de 13 períodos, 13 membros filhos são adicionados a YearTotal na dimensão Período. Por padrão, os três primeiros trimestres têm três períodos, e o último trimestre tem quatro períodos (3-3-3-4). No entanto, você pode selecionar em qual trimestre adicionará quatro períodos ao definir a Distribuição na página Criar Aplicativo: Detalhes. Cada período tem uma Data de Início e uma Data de Término. Com base no layout semanal dos calendários 4-4-5, 4-5-4 e 5-4-4 (52 semanas multiplicadas por 7 dias é igual a 364 dias), um dia restante a cada ano e a ocorrência de ano bissexto, é comum adicionar uma 53ª semana ao ano. Isso ocorre a cada 5 a 6 anos.

Nota:

O criador do aplicativo define o período em que a 53ª semana é adicionada na configuração Adicionar Semana Extra ao Período Fiscal. (É possível mudar essa configuração posteriormente.) O aplicativo aplica automaticamente a quinta semana em anos bissextos ao período definido durante sua criação.

Para obter informações sobre como configurar seu calendário ao criar um aplicativo, consulte Criação de um Aplicativo.

Dica:

Se você selecionar um calendário de 13 períodos, será possível ver as datas de cada período. Para fazer isso, clique em Aplicativo na página inicial e em Visão Geral. Em seguida, clique em Ações e em Visualização de Calendário de 13 Períodos. Na parte superior, você pode selecionar o calendário do ano para visualizar. Por exemplo:

Instantâneo de exemplo da Visualização do Calendário de 13 Períodos

Se você estiver fazendo planos semanalmente em um aplicativo de 13 períodos no Financials, o aplicativo incluirá 53 semanas. A 53ª semana só fica disponível em anos bissextos e é adicionada ao período especificado durante a criação do aplicativo (em Adicionar Semana Extra ao Período Fiscal). Interseções válidas são criadas automaticamente. Por exemplo, se você converter meses em semanas, a 53ª semana só será calculada em anos bissextos.

Para obter informações sobre como usar calendários de 13 períodos no Workforce, consulte Cálculos em um Calendário de 13 Períodos.

Vídeo

Sua Meta Assista a este Vídeo

Saiba mais sobre como trabalhar com calendários de 13 períodos.

png do vídeo Visão Geral: Planejamento com um Calendário de 13 Períodos no EPM Cloud