Sobre Regras de Negócios Groovy

As regras de negócios Groovy permitem projetar regras sofisticadas que resolvem casos de uso não resolvidos por regras de negócios normais; por exemplo, regras para impedir que os usuários salvem dados em formulários se o valor dos dados estiver acima de um limite predefinido.

Nota:

  • O Groovy está disponível com o EPM Enterprise Cloud. É possível criar e editar regras do Groovy em todos os tipos de aplicativo (Personalizado, Módulo e Formato Livre).

  • Você também pode usar as regras do Groovy com o Enterprise PBCS e o PBCS Plus One.

  • Além disso, é possível usar as regras do Groovy com o Oracle Strategic Workforce Planning Cloud e o Oracle Sales Planning Cloud.

Você cria regras Groovy no Calculation Manager e as executa em qualquer lugar no qual uma regra de script de cálculo possa ser executada em um aplicativo do Planning; por exemplo, na página Regras, no contexto de um formulário, no agendador de jobs, em dashboards, em listas de tarefas etc.

As regras Groovy também são suportadas em conjuntos de regras. Você pode ter uma combinação de regras de script de cálculo e de regras Groovy em um conjunto de regras.

As regras Groovy não são suportadas em formulários compostos.

Você pode executar jobs de regras de tipo, conjuntos de regras e modelos de maneira síncrona em uma regra Groovy.

A Oracle suporta dois tipos de regras Groovy:

  • As regras que podem gerar scripts de cálculo dinamicamente em tempo de execução com base no contexto, como as solicitações de tempo de execução, e podem retornar o script de cálculo que será executado em relação ao Essbase.

    Por exemplo, você poderia calcular despesas para projetos somente durante o período do projeto (datas de início e de término).

    Outro exemplo é o cálculo baseado em tendência que restringe o cálculo às contas disponíveis no formulário. Você pode usar o mesmo cálculo em diversos formulários de Receita, Despesa, Balanço Geral e Fluxo de Caixa. Isso permite otimização e reutilização.

  • Regras Groovy puras que podem, por exemplo, executar validações de dados e cancelar a operação se os dados inseridos violarem as políticas da empresa.

Vídeo

Sua Meta Assista a este Vídeo

Veja as opções de treinamento sobre como criar regras Groovy no Oracle Enterprise Performance Management Cloud:

Ícone de Vídeo Aprender a Usar o Groovy no Oracle EPM Cloud