Gerenciamento Financeiro de TI no EPM Cloud

O Oracle Enterprise Performance Management Cloud suporta da função dupla de um diretor-executivo de informação nas organizações do dia de hoje — tanto no lado das despesas relacionadas à execução dos negócios, quanto no lado de investimento relacionado à ampliação e transformação dos negócios.

Ao implementar soluções personalizadas para o Profitability and Cost Management, o Projects e o Financials nos Módulos do Planning e integrar dados do General Ledger, o planejamento da Gerência Financeira de TI usando o EPM Cloud permite que Departamentos Financeiros de TI sejam parceiros estratégicos dos negócios.

Usando o Profitability and Cost Management e o Modelo de Chargeback e Custos de TI, você pode criar modelos para dados financeiros e analisar a TI como um provedor de serviços de negócios. Depois de definir os serviços que sua organização fornece (usando o Catálogo de Serviços de TI), os ativos de TI e os recursos na sua organização (como hardware, software e pessoas) e importar dados do General Ledger, você define regras para chargeback e custos de serviços. Isso permite a você determinar o custo das operações de TI vinculando ativos a serviços. Dessa forma, a modelagem ajuda na análise dos custos atuais e no planejamento de custos futuros. Se for necessário para seus negócios, você poderá alocar custos de serviços ou custos indiretos para projetos e departamentos e determinar o chargeback para recursos ou serviços de TI de cada projeto ou departamento.

Você modela o fluxo de dados no Profitability and Cost Management usando a opção Gerenciar Regras, em que é possível definir as regras de modificação e mapeamento de dados. Usando dimensões que incluem Conta, Entidade, Projetos, Recursos, Serviço e Cliente, a modelagem de dados permite que você:

  • Aloque custos indiretos para projetos.
  • Obtenha dados do General Ledger e do projeto e envie-os para recursos e serviços.
  • Obtenha os custos dos recursos e envie-os para serviços (por exemplo, quantos servidores um serviço utiliza?).
  • Opcionalmente, faça o ressarcimento dos custos do serviço para um cliente. (O modelo pode fazer chargeback ou showback.)

Tela Gerenciar Regras

Os usuários de negócios podem usar o Balanceamento de Regras para analisar as regras e seu impacto nos dados. Clique nos links do Smart View para ver os detalhes. A capacidade de executar a validação de regras passo a passo com acesso a detalhes proporciona transparência e auditabilidade. Ela concede acesso aos dados operacionais fora do General Ledger, onde é possível modelar os dados usando uma análise predefinida sem prejudicar o General Ledger.


Tela Balanceamento de Regra

Depois de definir as regras, você pode analisar mais de dez relatórios fornecidos com o Modelo de Chargeback e Custos de TI. Os relatórios incluem:

  • Conta de Serviços de TI — Mostra os drivers e a taxa de cobrança e chargeback. Você pode decidir se deseja fazer chargeback para organizações consumidoras. Se optou por fazer chargebacks, você pode enviar os valores de chargeback de volta para o General Ledger.
    Relatório Conta de TI
  • Custos de Serviço — Mostra o custo por usuário e projeto suportado e o consumo de recursos.
    Relatório Resumo do Custo de Serviço
  • Custos de Projeto — Permite que você analise os custos de execução versus os custos de criação, bem como dispêndios de capital versus dispêndios operacionais.
    Relatório Custo do Projeto

Depois de modelar os custos de TI e alocar custos no Profitability and Cost Management, envie os dados aos Módulos do Planning usando o Oracle Enterprise Data Management Cloud e faça um planejamento e uma análise adicionais no Financials e no Projects.

No Financials, é possível executar um planejamento de alto nível de gastos de TI, por Serviços ou Aplicativos.

No Projects, é possível fazer um planejamento detalhado do projeto para planejar por recurso e entender os custos e benefícios do projeto antes de enviar os planos para aprovação. Você pode, então, comparar o plano com o que realmente é gasto e analisar variações e desvios usando os Custos de TI.

Personalize o Projects para TI com formulários personalizados, dashboards, drivers e fluxo de navegação. Adicione uma dimensão personalizada para Serviço e compartilhe os membros do Catálogo de Serviços de TI no Profitability and Cost Management.

Personalize o fluxo de navegação para atender às exigências da sua organização:


Fluxo de navegação personalizado no Projects

Por exemplo, esse fluxo de navegação personalizado no Projects fornece um workflow para:

  • Inserir gastos de TI referentes a aplicativos de serviço.
  • Alocar gastos de TI para projetos.
  • Analisar custos e benefícios de projetos de TI.
  • Executar um planejamento de chargeback.
  • Analisar a visão geral de gastos de TI em um dashboard.

Insira gastos de TI referentes a aplicativos de serviço no formulário de entrada de dados:


Tela Inserir Dados no Projects

Aloque gastos de TI para projetos:


Tela Alocação no Projects

Você também pode definir benefícios do projeto.

Crie dashboards personalizados para ter uma visão global dos custos de TI e fazer uma análise de variações:


Dashboard Visão Geral dos Gastos de TI

Dashboard Análise de Variação dos Gastos de TI

Ao importar dados do General Ledger, modelar e alocar custos no Profitability and Cost Management e depois enviar os dados ao Módulos do Planning usando o Oracle Enterprise Data Management Cloud, você pode criar um sistema de Gerenciamento Financeiro de TI com uma análise predefinida de fácil utilização que proporciona transparência dos resultados e auditabilidade, ajuda a otimizar as decisões de investimento de TI e promove a parceria com a empresa.

Vídeo

Sua Meta Assista a este Vídeo

Saiba mais sobre o Gerenciamento Financeiro de TI no EPM Cloud

videocloud.png Visão Geral: Gerenciamento Financeiro de TI no EPM Cloud