Preparação de Planejamento e Previsão do Projects

Você pode configurar o período e a granularidade dos planos para cada módulo. É possível ter um período e uma granularidade diferentes para cada módulo e cada ano.

Para configurar o período e a granularidade dos planos:

  1. Em Ano Fiscal Atual, selecione o ano fiscal atual.
  2. Em Período, selecione o mês real atual. Para aplicativos de 13 períodos, selecione o período atual. Esse valor precisa ser atualizado mensalmente.
  3. Em Planejar Ano Inicial, indique se os planejadores realizarão o plano no ano atual ou no próximo ano fiscal.
  4. Clique em Plano e, em seguida, clique na coluna Anos para selecionar o número de anos a serem configurados. Por exemplo, para configurar os cinco primeiros anos de um aplicativo de dez anos, selecione 5 Anos.
  5. Selecione a base de planejamento para cada ano que estiver sendo configurado. Se os planos forem preparados com a mesma frequência a cada ano, clique em Tudo e depois selecione a frequência (por exemplo, Mensalmente). Se os planos forem preparados com frequências diferentes em determinados anos, selecione a frequência na linha de cada ano. Por exemplo, para realizar um plano mensal em FY20, mas trimestral em FY21, selecione Mensalmente na linha correspondente a FY20 e Trimestralmente na linha correspondente a FY21. Para aplicativos de 13 períodos, selecione 13 períodos em vez de Mensalmente.
  6. Clique em Previsão e repita essas etapas para especificar a base da previsão.

    Quando você seleciona Trimestral como a base de planejamento da Previsão para o primeiro ano, as interseções válidas fornecidas são configuradas de modo que a entrada de dados da previsão seja permitida somente nos períodos apropriados. Não é possível atualizar os períodos de previsão trimestral para o mês atual. A variável de substituição OEP_CurQtr é fornecida toda vez que você habilita o planejamento Trimestral.

  7. Para o Projects, se você habilitou a Previsão Contínua, clique em Previsão Contínua para selecionar a base do planejamento contínuo. Selecione a frequência de planejamento (mensal ou trimestral), o número de períodos e o número de períodos reais.

    O número de períodos reais define quantos períodos de dados reais devem ser exibidos nos formulários e dashboards junto com os períodos de previsão contínua.

    O Intervalo de Previsão Contínua é atualizado com base em suas seleções.

    Quando configura a previsão contínua, os formulários e os dashboards são configurados com base na frequência de planejamento e no número de períodos. Quando você altera o período de planejamento atual, os formulários e os dashboards de previsão contínua são atualizados; períodos são adicionados ou eliminados e os períodos reais são atualizados para refletir o novo intervalo de previsão contínua.

    Você pode planejar o uso de uma combinação de previsão padrão e previsão contínua.

Essa tarefa de configuração define todas as variáveis de substituição necessárias.

Dica:

Se você pretende criar ou editar regras para personalizar suas tarefas de planejamento e previsão, é possível usar Expressões de Fórmula de Planejamento em suas regras para chamar as informações configuradas no horizonte de tempo, como [[PlanningFunctions.getModuleStartPeriod("ModuleName","ScenarioName")]] e [[PlanningFunctions.isPlanStartYearSameAsCurrentFiscalYear("ModuleName")]].

Os nomes do Módulo não diferenciam maiúsculas e minúsculas, e devem estar entre aspas duplas:

  • Capital

  • Financials

  • Projects

  • Workforce

Consulte Cenários em Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud .