Como Inserir Pressuposições de Ativos de Capital

Adicione ou modifique os pressupostos para o planejamento de ativos de capital, como depreciação e amortização, pressupostos de financiamento, pressupostos de fluxo de caixa e financiamento, além de outros pressupostos de despesa.

Esses pressupostos orientam os cálculos usando as melhores práticas e as fórmulas integradas, com base nos valores de driver inseridos.

Você pode definir esses pressupostos padrão no nível de entidade ou no nível (global) "Nenhuma Entidade". Se nenhum pressuposto for definido no nível de entidade, os pressupostos globais serão usados nos cálculos.

  1. Clique em Investimentos Ícone de Investimentos de Capital, Ativos Existentes Ícone de Ativos de Capital Existentes ou Intangíveis Ícone de Investimentos de Capital.

    Nota:

    Você inserirá pressupostos para cada tipo de ativo, e eles serão armazenados separadamente.
  2. Clique em Pressuposições Ícone de Pressupostos de Capital.
  3. Selecione a guia horizontal correspondente aos pressupostos de ativos que você deseja inserir e insira os detalhes correspondentes. Se necessário, altere os membros no Ponto de Vista para inserir pressupostos para outros membros.
    • Pressupostos de Depreciação — Para cada ativo, insira:
      • Vida Útil (em Anos) — Indica a vida útil (em anos) dos ativos: o período durante o qual se espera que um ativo será utilizável para a finalidade com a qual foi adquirido e usado nos cálculos de depreciação e amortização.

      • Método de Depreciação — Somente para ativos novos e existentes. Linear, Soma dos Dígitos dos Anos, Ano de Saldo Decrescente, Período de Saldo Decrescente ou Sem Depreciação.

      • Convenção de Depreciação — Somente para ativos novos e existentes. Período Inicial do Rateio, Data Real do Rateio, Meio do Período.

      • Método de Amortização — Somente para intangíveis. Indica o método de amortização a ser usado para os ativos. Aplicável somente a ativos com uma vida útil finita. Finito (distribui o valor do ativo uniformemente durante a sua vida útil), Duração Indefinida (sem amortização). Apenas o método Linear é suportado.

      • Prazo de Leasing de Baixo Valor (em Meses)—Para os ativos de leasing, se IFRS16 – Padrão estiver habilitado, informe um valor de limite. Os ativos de leasing que atendem ao limite de baixo valor informado, como prazo de valor de leasing inferior a 12 meses, são calculados usando o padrão IFRS16 para ativos de baixo valor e debitados em P&L, em vez de serem tratados como outros ativos.

      • Quantia de Leasing de Baixo Valor—Para os ativos de leasing, seIFRS16 – Padrão estiver habilitado, informe um valor de limite. Os ativos de leasing que atendem ao limite de baixo valor informado, como valor de leasing inferior a $ 5.000, são calculados usando o padrão IFRS16 para ativos de baixo valor e debitados em P&L, em vez de serem tratados como outros ativos.

    • Pressupostos de Financiamento — Para cada ativo, insira:
      • Incidência de Fluxo de Caixa — Determina o fluxo de caixa para as aquisições de capital; o pressuposto com base no qual o padrão de fluxo de caixa é definido. As opções são: Antes de 2 Meses, Antes de 1 Mês, Mesmo Mês, Próximo Mês, Após 2 Meses, Após 3 Meses, Após 4 Meses ou Alternado. A opção selecionada terá um impacto direto na Declaração de Fluxo de Caixa.

        Em um aplicativo de 13 períodos, Mês não representa um mês civil, mas o período definido no calendário de 13 períodos.

      • Períodos Alternados de Fluxo de Caixa — Determinará o número de períodos de fluxo de caixa se a incidência de fluxo de caixa for alternada.

      • % de Financiamento — Porcentagem das aquisições de capital financiadas por uma origem externa.

      • Incidência de Financiamento — Determina o financiamento para as aquisições de capital; o pressuposto com base no qual o padrão de entrada de caixa é definido. As opções são: Antes de 2 Meses, Antes de 1 Mês, Mesmo Mês, Próximo Mês, Após 2 Meses, Após 3 Meses, Após 4 Meses ou Alternado.

      • Períodos Alternados de Financiamento — Determinará o número de períodos de fluxo de financiamento se a incidência de financiamento for alternada.

    • Outras Despesas — Insira pressupostos para outras despesas, como a porcentagem de Reparos, Seguro, Manutenção e Impostos.

      Para atribuir drivers de despesa a outro ano do plano, selecione Atribuir % de Drivers no menu Ações. Esta opção permite copiar os drivers de um ano para outro, com uma variação baseada em um aumento percentual especificado. Por exemplo, se o seguro for 2%, e você selecionar Atribuir % de Drivers e incrementar em 2, o seguro passará a ser 4%.

Quando houver uma alteração nos pressupostos, por exemplo, quando novos pressupostos forem adicionados ou os pressupostos forem modificados, na página Outros Pressupostos de Despesa, realce a classe de ativo modificada e selecione Sincronizar Drivers no menu Ações.

Vídeo

Sua Meta Assista a este Vídeo

Saiba mais sobre o IFRS16 no Capital.

png do vídeo Visão Geral: Ativos Imobilizados no Capital Planning para IFRS 16

Tutoriais

Os tutoriais fornecem instruções com vídeos sequenciais e documentação para ajudar com o aprendizado de um tópico.

Sua Meta Saiba como

Este tutorial mostra como planejar ativos de leasing do Capital com suporte ao Padrão IFRS16 habilitado, e como importar ativos arrendados existentes. Vários casos de uso estão incluídos.

ícone do tutorial Planejamento de Ativos de Leasing com IFRS16