Gerenciamento de Novos Investimentos de Capital

O componente Investimentos Ícone de Investimentos de Capital fornece várias opções para ajudá-lo a gerenciar novos investimentos de ativos de capital.

Depois de definir ou examinar os pressupostos de capital, adicione ativos de capital e insira os detalhes dos ativos. Você pode gerenciar estes tipos de ativos:

Tabela 7-1 Gerenciamento de Novos Ativos de Capital

Tipo de Ativo Descrição Mais Informações
Ícone de Visão Geral de Ativos de CapitalVisão Geral de Ativos
  • Veja uma visão geral dos novos ativos de capital em um dashboard.

  • Examine o valor dos ativos de projetos capitalizados.

Análise de Dados Financeiros de Capital com Dashboards
Ícone de Planejamento de Novos Ativos de Capital Planejamento de Novos Ativos Adicione novos ativos de capital e detalhes de ativos e gerencie novos ativos e novos ativos arrendados. Como Adicionar Novos Ativos de Capital
Ícone de Planejamento de Ativos Imobilizados de Leasing Planejamento do Ativo de Leasing Adicione novos ativos e detalhes de ativos e gerencie novos ativos de leasing. Como Adicionar Novos Ativos Arrendados
Pressupostos de Ativos de CapitalPressupostos

Insira pressuposições para orientar os dados financeiros de ativos de capital.

Como Inserir Pressuposições de Ativos de Capital

Como Adicionar Novos Ativos de Capital

Depois de definir ou examinar os pressupostos de capital, adicione ativos de capital e insira os detalhes dos ativos.

  1. Clique em Investimentos Ícone de Investimentos de Capital e, em seguida, clique em Planejamento de Novo Ativo Ícone de Novo Ativo de Capital.

  2. Na página Detalhe do Novo Ativo, selecione a Classe do Ativo na lista suspensa. Por exemplo, selecione uma categoria, como Maquinário, Edifícios ou Veículos, dependendo do que estiver definido para o seu negócio.

  3. Se você tiver integrado o Capital e o Projects, poderá selecionar um projeto para ver o valor dos ativos planejados para ele.

  4. Na página Detalhe do Novo Ativo, clique com o botão direito do mouse em uma linha. No menu Ações, selecione Adicionar Novo Ativo.

  5. Insira os detalhes do ativo e clique em Iniciar.

    Os campos marcados com * são campos obrigatórios que ajudam a determinar o custo e a depreciação do ativo, além de outros cálculos de despesas.

  6. Clique na guia horizontal Financiamento a fim de inserir pressupostos de financiamento para seus ativos.

    Se você tiver inserido pressupostos de fluxo de caixa, financiamento, depreciação/amortização, esses valores serão preenchidos por padrão, mas poderão ser substituídos no nível do ativo.

  7. Clique na guia horizontal Despesas Relacionadas ao Ativopara inserir outras despesas de ativos.

    Se você tiver inserido pressupostos de despesas relacionadas ao ativo, esses valores serão preenchidos por padrão, mas poderão ser substituídos no nível do ativo.

  8. Clique na guia horizontal Justificativa Detalhada a fim de inserir uma descrição e uma justificativa baseadas em texto para o novo ativo de capital.

  9. Após adicionar os ativos, passe o mouse sobre o canto superior direito da página Detalhe do Novo Ativo para ativar o menu e, no menu Ações, selecione Calcular Ativos. Você verá os novos ativos refletidos nos gráficos na parte inferior da página.

  10. No menu Ações, selecione Roll-up a fim de somar os dados da classe do ativo para uso no Financials.

  11. Se tiver integrado o Capital ao Financials, quando estiver pronto para ver os dados do Capital no Financials, peça ao administrador para executar as regras necessárias e enviar os dados.

Nota:

Se estiver integrando o Capital ao Projects, você poderá examinar os ativos capitalizados que foram enviados do Projects selecionando a classe do ativo e o projeto. Você pode usar os dashboards Novos Ativos de Projetos e Trabalho em Progresso do Capital para examinar informações de projetos capitalizados.

Nota:

Quando um ativo é adicionado, se o valor de sucata for definido como 0 (zero), o método de depreciação Ano de BD ou Período de BD talvez não produza os resultados desejados. Para produzir os cálculos de depreciação corretos ao usar o método de depreciação Ano de BD, a Oracle recomenda que o valor de sucata seja definido como pelo menos 1% do custo básico.

Após o cálculo do ativo, se a precisão da moeda estiver definida como 0, os valores de depreciação referentes ao Ano de Saldo Decrescente serão arredondados e talvez não pareçam corretos. Entretanto, internamente o valor total correto será armazenado e usado nos cálculos.

Remoção de Ativos

Você pode remover um novo ativo:

Na página Detalhe do Novo Ativo, selecione o ativo e, no menu Ações, selecione Remover Ativo.

Como Adicionar Novos Ativos Arrendados

Se você estiver executando o planejamento de ativos de leasing sem usar o padrão IFRS-16, há dois tipos de ativos de leasing:

  • Leasing Operacional — Semelhante aos acordos de aluguel, os leasings operacionais são para curtas durações. O locador, que retém a exposição aos riscos e os benefícios de propriedade, geralmente assume a manutenção, o seguro e os custos de reparo do ativo.

  • Leasing Capitalizado — Leasings que duram quase toda a vida útil do ativo e em que o ativo não tem mais valor após o período de leasing. O locatário efetivamente assume todos os riscos e benefícios de propriedade, incluindo manutenção, consertos, seguro e obsolescência. A função do locador é principalmente fornecer financiamento para o ativo. Ao término, o ativo geralmente é transferido para o locatário por uma determinado soma, de maneira semelhante à compra de um ativo em prestações ao longo do tempo.

Se você estiver executando o planejamento de ativos de leasing usando o padrão IFRS-16 (seu administrador habilitou o IFRS16 – Padrão para o aplicativo), todos os leasings são leasings operacionais.

  1. Clique em Investimentos Ícone de Investimentos de Capital e, em seguida, clique em Planejamento do Ativo de LeasingÍcone de Planejamento de Ativos Imobilizados de Leasing.

  2. Na página Detalhe do Novo Ativo, selecione a Classe do Ativo na lista suspensa. Por exemplo, selecione uma categoria, como Desktop, Móveis ou Equipamento de Escritório, dependendo do que estiver definido para o seu negócio.

  3. Se tiver integrado o Capital e o Projects, selecione um projeto ao qual associar o ativo.

  4. Na página Planejamento do Ativo de Leasing, clique com o botão direito do mouse em uma linha. No menu Ações, selecione Adicionar Novo Ativo Arrendado.

  5. No formulário Adicionar Ativo Arrendado, insira detalhes como prazo do leasing, pagamento do leasing e frequência do pagamento. Para aplicativos habilitados para o IFRS-16 Padrão, especifique uma Taxa de Índice e selecione a Base da Taxa de Índice (Anual ou a Frequência do Pagamento). Depois clique em Iniciar.

    A Base da Taxa de Índice permite que você tenha um aumento na taxa de índice anual ou um aumento na taxa de índice vinculado à frequência do pagamento.

    Se necessário, para aplicativos habilitados para o Padrão IFRS-16, você pode definir Substituição de Valor Baixo como Sim para um ativo. Quando Substituição de Valor Baixo é definida como Sim, o ativo é calculado como um ativo de valor baixo, independentemente do valor do ativo de leasing. Por padrão, Substituição de Valor Baixo está definida como Não.

  6. Clique com o botão direito do mouse em uma linha e, no menu Ações, selecione Calcular Leasing para ver o impacto atualizado dos ativos arrendados.

Definição de Períodos de Aluguel Gratuito para Ativos de Leasing

No caso de aplicativos habilitados para o IFRS-16 Padrão, depois de adicionar novos ativos de leasing, você pode especificar períodos de aluguel gratuito para um leasing.

  1. Clique em Investimentos Ícone de Investimentos de Capital e, em seguida, clique em Planejamento do Ativo de LeasingÍcone de Planejamento de Ativos Imobilizados de Leasing.

  2. Clique no formulário, Períodos de Aluguel Gratuito.

  3. Para cada ativo de leasing, selecione Sim para quaisquer períodos que deverão ter aluguel gratuito e depois clique em Salvar.
  4. Clique no formulário Planejamento do Ativo de Leasing e clique com o botão direito do mouse em uma linha. No menu Ações, selecione Calcular Leasing.

    Os pagamentos de leasing do período de aluguel gratuito são definidos como zero. Quando você calcula o leasing, os valores do valor presente e do fluxo de caixa são calculados considerando os períodos de aluguel gratuito.

Planejamento de Ativos de Leasing sem Padrão IFRS-16

Quando um ativo arrendado é adicionado, o Capital seleciona automaticamente um tipo de leasing (Leasing Operacional ou Leasing Capitalizado) com base nos parâmetros informados. Depois que um ativo arrendado é adicionado, será possível alterar o tipo de leasing no formulário Detalhes do Novo Ativo Arrendado. Observe que, se você alterar os parâmetros de ativo posteriormente, também deverá alterar o tipo de leasing, se aplicável.

Estes são os critérios que o Capital aplica ao classificar um leasing como Operacional versus Capitalizado:

  • Transferência de propriedade no fim do prazo de leasing
  • Opção de compra em determinada data durante o período de leasing por um preço mais baixo (muito menor do que o valor de mercado esperado do ativo nesse momento)
  • O prazo do leasing aplica-se à maior parte da vida útil do ativo (pelo menos 75% da vida útil do ativo)
  • O valor presente dos pagamentos de leasing excede 90% do valor inicial do ativo

Os leasings capitalizados afetam a Declaração de Renda e o Balanço Geral, enquanto os leasings operacionais afetam apenas a Declaração de Renda.

Impacto do tipo de leasing em demonstrativos financeiros:

  • Leasing operacional — Os pagamentos de leasing são registrados como despesas operacionais (despesa de aluguel) na Declaração de Renda.

  • Leasing Capitalizado:
    • Registra um ativo e um passivo no Balanço Geral para refletir o valor do equipamento e a obrigação dos pagamentos de leasing, respectivamente (débito)
    • O ativo é depreciado durante a sua vida útil, o que reduz o ativo no Balanço Geral e gera uma despesa de depreciação na Declaração de Renda.
    • Os juros associados ao leasing devem ser listados como uma despesa na Declaração de Renda (pagamento de juros imputados)

Observe o seguinte sobre os cálculos do Valor Presente do Leasing:

  • O intervalo de pagamento não é considerado no cálculo do Valor Presente do Leasing.

  • Quando a frequência do pagamento é diferente de anual, o valor presente do leasing é calculado com base no valor do Pagamento do Leasing (inserido pelo usuário) e convertendo-se o valor real inserido pelo usuário para a taxa de juros e o número de períodos, com base na frequência do pagamento.

  • O Valor Presente do Leasing não é exibido como um número negativo.

Planejamento de Ativos de Leasing com Padrão IFRS-16

Quando o Padrão IFRS16 está habilitado, a regra Calcular Ativos de Leasing usa os novos padrões para calcular ativos de leasing.

  • Todos os leasings são reconhecidos no balanço patrimonial, exceto os leasings de baixo valor ou baixa duração.
  • Os limites de valor baixo ou baixa duração de leasing são baseados no valor que você informou em Pressupostos de Depreciação e Amortização para Prazo de Leasing de Baixo Valor (em meses) e Quantia de Leasing de Baixo Valor . Os ativos de leasing que atendem aos limites de baixo valor informados são calculados usando o padrão IFRS16 para ativos de baixo valor e debitados em P&L, em vez de serem tratados como outros ativos.

    A frequência do pagamento é levada em consideração quando se determina se o ativo de leasing é um ativo de valor baixo. O valor do ativo é calculado como (lease payment x payment frequency). Se o valor calculado for menor que a Soma do Leasing de Valor Baixo, o ativo será considerado como um ativo de leasing de valor baixo. Por exemplo, se a Soma do Leasing de Valor Baixo for US$ 5000, e um ativo de leasing tiver um pagamento de US$ 500 com uma frequência de pagamento mensal, o valor do ativo de leasing será calculado como US$ 500 x 12 meses = US$ 6000. Uma vez que US$ 6000 é mais alto que a Soma do Leasing de Valor Baixo de US$ 5000, esse ativo de leasing não será considerado como um ativo de valor baixo. No entanto, se esse mesmo ativo tiver uma frequência de pagamento semestral, o valor do ativo de leasing será calculado como US$ 500 x 2 = US$ 1000, que é menor do que a Soma de Leasing de Valor Baixo de US$ 5.000, e será considerado como um ativo de valor baixo.

    • Se um pagamento de leasing for menor que ou igual à quantia do leasing de baixo valor, o leasing será calculado sem o cálculo de PV ou NPV dos ativos.

    • Se um prazo pagamento de leasing for menor que ou igual à quantia do leasing de baixo valor, o leasing será calculado sem o cálculo de PV ou NPV dos ativos.

  • Quando Substituição de Valor Baixo é definida como Sim para um ativo, o ativo é calculado como um ativo de valor baixo, independentemente do valor do ativo de leasing.

  • Se você definir uma Taxa de Índice, os valores de índice aumentam para a inflação com base na Base da Taxa de Índice (anual ou de acordo com a frequência de pagamento, dependendo do que você selecionar). Se você não definir a taxa do índice, os pagamentos de leasing serão os mesmos para cada período. A regra de negócios Calcular Ativos Arrendados leva em consideração a Taxa de Índice e a Base da Taxa de Índice ao calcular o NPV de um ativo.

    • Se você definir uma Taxa de Índice para um ativo, Calcular Ativos de Leasing calculará o NPV do ativo de leasing em vez do PV do ativo de leasing.

    • Para ativos de leasing com Taxa de Índice, Calcular Ativos de Leasing calculará o PV dos ativos de leasing para todos os ativos em que a data de início do leasing é anterior ao intervalo de anos do planejamento e da previsão.

    • Se você não definir uma taxa de índice para um ativo, Calcular Ativos de Leasing calculará o PV do ativo.

  • Se você tiver definido períodos de aluguel gratuito, os pagamentos de leasing do período de aluguel gratuito serão definidos como zero. Quando você calcular o leasing, os valores do valor presente e do fluxo de caixa serão calculados considerando os períodos de aluguel gratuito.

  • A depreciação dos ativos de leasing varia conforme a propriedade do leasing. Se a propriedade for do arrendador, a depreciação será cobrada pelo prazo do leasing ou até o fim da vida útil do ativo (o que ocorrer primeiro). Se a propriedade for do arrendatário, a depreciação será cobrada pela vida útil do ativo.

Conversão de Novos Ativos em Ativos Existentes

Quando estiver pronto para reconciliar um novo ativo planejado com um ativo existente, na página Detalhe do Novo Ativo ou Planejamento do Ativo de Leasing, selecione o ativo e, no menu Ações, selecione Converter Novo para Existente.

O ativo e todos os dados associados são movidos dos novos ativos para os existentes.

Remoção de Ativos de Leasing

Você pode remover um ativo de leasing:

Na página Planejamento do Ativo de Leasing, selecione o ativo e, no menu Ações, selecione Remover Ativo.