Melhoria do Desempenho do Cubo

Agendamento de Jobs para Melhorar o Desempenho do Cubo

O aplicativo permite agendar jobs que melhoram o desempenho do cubo. Esses jobs incluem:

  • Reestruturar Cubo: Executa uma reestruturação completa de um cubo de armazenamento em bloco para eliminar ou reduzir a fragmentação. Isso também removerá blocos vazios. A execução desse job não enviará alterações do processo de negócios para o Essbase.

  • Compactar Outline: Compacta o arquivo de outline de um cubo de armazenamento agregado. A compactação ajuda a manter o arquivo de outline em um tamanho ideal. A compactação do outline não removerá os dados. A execução desse job não enviará alterações do processo de negócios para o Essbase.

  • Mesclar Fatias de Dados: Mescla fatias de dados incrementais de um cubo de armazenamento agregado. O uso de menos fatias melhora o desempenho de um cubo. É possível mesclar todas as fatias de dados incrementais na fatia de dados do banco de dados principal ou mesclar todas as fatias de dados incrementais em uma única fatia de dados sem alterar a fatia do banco de dados principal. Como opção, você pode remover células com valor igual a zero.

  • Otimizar Agregação: Gera exibições otimizadas com base nas informações de controle de consulta coletadas em um cubo de armazenamento agregado. Esse job tem duas ações:

    • Habilitar Controle de Consulta: Registra um conjunto significativo de consultas e usa os dados de consulta registrados para selecionar o conjunto mais adequado de exibições agregadas para materializar esse banco de dados. Você deve habilitar o controle de consulta e dar tempo suficiente para a coleta de dados antes de executar o processo de agregação baseado nos dados de consulta.

      Uma vez habilitado, o controle de consulta continuará até que seja desabilitado, o cubo é recarregado ou atualizado, o outline é compactado, o aplicativo é desligado ou as exibições agregadas adicionais são materializadas para o banco de dados. O controle de consulta não é retomado automaticamente depois que essas ações são realizadas.

      Nota:

      As seguintes ações limpam as informações de controle de consulta armazenadas do cubo de armazenamento agregado, mas elas não desabilitam o controle de consulta:

      • Mesclando fatias de dados incrementais

      • Limpando dados

      • Limpando agregações existentes

      • Limpando dados parciais

      • Carregando dados no cubo de armazenamento agregado

    • Executar Processo de Agregação: Calcula agregações para bancos de dados de armazenamento agregado que contenham dados e para os quais você recebeu a permissão Cálculo. Para executar uma agregação, use as exibições recomendadas do sistema. A seleção de exibições e os processos de agregação são combinados em uma operação não configurável executada pelo servidor. Opcionalmente, você pode especificar o espaço em disco máximo para o arquivos resultantes, basear a seleção de exibição nos padrões de consulta e incluir hierarquias de roll-up na seleção da exibição. Selecione uma ou mais das seguintes opções:

      • Com base nos dados da consulta?: Agrega as exibições selecionadas pelo servidor, com base em padrões de consulta do usuário coletados. Essa opção só estará disponível se o rastreamento de consulta estiver ativado.

      • Incluir opção de roll-up?: Inclui hierarquias secundárias (com uso de nível padrão) no processo de seleção de exibição.

      • Incluir opção de tamanho de crescimento?: Agrega as exibições selecionadas pelo servidor, até o crescimento máximo do banco de dados agregado exceder os limites que você especificou. Informe o tamanho limite (em proporção) para o servidor interromper a agregação.

Você pode iniciar os jobs imediatamente ou programá-los para mais tarde.

Nota:

Os usuários podem permanecer conectados durante essas ações.

Tópicos Relacionados