Gerenciamento de Dimensões

Comece aqui para saber mais sobre gerenciamento de dimensões e membros de dimensões.

As dimensões categorizam valores de dados. Estas dimensões são fornecidas com o aplicativo: Conta, Entidade, Cenário, Versão, Período, Moeda (para um aplicativo de várias moedas) e Anos.

As dimensões da página Dimensões são listadas em ordem de precedência. A ordem das dimensões é essencial para a estrutura e o desempenho de um aplicativo. A ordem das dimensões determina como os dados serão calculados. A Ordem de Avaliação permite especificar quais tipos de dados prevalecem quando uma interseção de dados tem tipos de dados conflitantes. Por exemplo, se os membros Conta forem definidos como o tipo de dados Moeda, os membros Produto forem definidos como o tipo de dados Smart List, você poderá definir se o tipo de dados Moeda ou Smart List prevalecerá em uma interseção.

Nota:

Para que uma Smart List esteja visível em formulários, a dimensão a que o membro do tipo de Smart List pertence deve ser o primeiro na ordem de avaliação. Consulte Utilizando Smart Lists.

Para gerenciar dimensões:

  1. Clique em Aplicativo, clique em Visão Geral e clique em Dimensões.
  2. Execute uma tarefa:
    • Para filtrar as dimensões por cubo, consulte Como Filtrar a Exibição de Dimensão por Cubo.

    • Para visualizar e editar as propriedades de dimensões e seus membros, clique no nome da dimensão. Consulte Editando Dimensões no Editor de Dimensões Simplificado.

    • Para reordenar as dimensões, clique na seta para cima ou para baixo na coluna Ordem ao lado da dimensão que você deseja mover.

    • Para definir outra ordem de avaliação, clique no campo Ordem de Avaliação ao lado da dimensão que você deseja atualizar.

    • Para renomear uma dimensão, clique no nome da dimensão que você deseja renomear e, em seguida, informe um novo nome no campo Dimensão.

    • Para criar uma dimensão, clique em Criar. Consulte Criação de Dimensões.

    • Para importar metadados, clique em Importar. Consulte Importação de Metadados.

    • Para exportar metadados, clique em Exportar. Consulte Exportação de Metadados.