Noções Básicas sobre Solicitações de Tempo de Execução

A exibição e os valores de runtime prompts são afetados por aspectos como:

  • Se a propriedade Usar como Valor de Substituição estiver definida na regra ou no nível do conjunto de regras no momento do projeto

  • Se houver membros válidos na Página/no Ponto de Vista do formulário e se as opções Usar Membros no Formulário e Ocultar Solicitação na guia Propriedades de Regras de Negócios forem selecionadas (consulte Definição de Propriedades de Regras de Negócios)

  • Se a opção Solicitação de Tempo de Execução é definida durante o design do formulário ou durante o design da solicitação de tempo de execução (consulte Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud)

  • Se a propriedade Usar Último Valor estiver definida ao definir a regra de negócios

  • Se, no Calculation Manager, a opção Criar membros dinâmicos estiver selecionada para a regra de negócios e o membro pai estiver habilitado para adição de filhos dinâmicos. Nesse caso, os usuários poderão criar novos membros informando os respectivos nomes na solicitação em tempo de execução.

Nota:

No processo de negócios, os valores da solicitação de tempo de execução não são substituídos no texto entre aspas duplas. Como alternativa, você pode usar regras Groovy para obter o mesmo resultado. No entanto, iniciar uma regra no Calculation Manager substituirá os valores da solicitação de tempo de execução no texto entre aspas duplas.

Princípios:

  1. Se a opção Usar como Valor de Substituição estiver definida na regra ou no nível do conjunto no tempo de design, o valor substituído no nível da regra ou nível do conjunto de regras prevalecerá sobre os valores de membros na Página/Ponto de Vista e o último valor salvo. Isso ocorre independentemente de onde a regra é iniciada (do formulário ou do link Regras no menu Navegador) e independentemente de a solicitação de tempo de execução ser ocultada durante a criação. A opção Substituir Valor pode ser definida como uma variável de usuário, caso em que a regra será iniciada com o valor atual da variável.

  2. Quando iniciados a partir de um formulário, os valores de membros na Página/Ponto de Vista prevalecerão sobre o último valor salvo se a opção Usar Membros no Formulário estiver selecionada, independentemente de o runtime prompt estar oculto ou não durante o design. A regra de negócios é executada sem exibir o runtime prompt oculto aos usuários, e os valores desse runtime prompt são obtidos dos membros de Página/Ponto de Vista.

  3. Se a opção Usar Último Valor for selecionada para o runtime prompt no momento do design e se alguma destas condições existir:

    • A opção Usar Membros no Formulário não está selecionada

    • Uma solicitação de tempo de execução é iniciada do link Regras no menu Navegador

    • Os valores não poderão ser pré-preenchidos com base no contexto

    Portanto, a prioridade dos valores runtime prompts será determinada por:

    1. O último valor salvo prevalece.

    2. Se um conjunto de regras for iniciado, o valor substituído no nível de conjunto de dados no momento do projeto será usado.

    3. Se uma regra de negócios for iniciada, o valor substituído no nível de conjunto de dados no momento do projeto será usado. Se não for substituído no nível de regra, o valor de solicitação de tempo de execução no tempo de design será usado.

    Os runtime prompts ocultos no tempo de design nunca usam o último valor salvo. Nesses casos, a configuração Usar Último Valor é ignorada.

  4. As opções Usar Membros no Formulário e Ocultar Solicitação aplicam-se apenas aos tipos de solicitação de tempo de execução Membro e Dimensão Cruzada (os de Dimensão Cruzada estão disponíveis apenas para regras de negócios criadas com o Calculation Manager).

    O valor definido no nível de regra ou de conjunto de regras no momento da criação quando a propriedade Usar como Valor de Substituição é definida participa do comportamento Ocultar Solicitação.

  5. Para solicitações de tempo de execução de Dimensão Cruzada: a solicitação de tempo de execução não permanece oculta, a menos que todas as solicitações de tempo de execução possam ser pré-preenchidas com base no Valor de Substituição ou Página/Ponto de Vista. O runtime prompt é exibido com alguns valores pré-preenchidos com base no Valor de Substituição ou Página/Ponto de Vista e outros preenchidos de acordo com os Princípios 1, 2 e 3.

Esta tabela descreve o resultado dos runtime prompts destas configurações e condições:

Tabela 24-25 Como a Disponibilidade de Membros e Outras Configurações Afetam as Solicitações de Tempo de Execução

Disponibilidade do Valor de Substituição e do membro na Página/Ponto de Vista A opção Usar Membros no Formulário está selecionada A propriedade Ocultar Runtime Prompt é definida durante o design do runtime prompt A opção Ocultar Solicitação é selecionada para o formulário Resultado em Solicitação de Tempo de Execução
Usar como Valor de Substituição está definido e o Valor de Substituição está disponível ou o membro está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de runtime prompt. Sim Sim

Sim ou Não

A configuração é ignorada

A regra de negócios é executada sem exibir o runtime prompt aos usuários. Em vez disso, o valor de runtime prompt é obtido do Valor de Substituição ou do membro de Página/Ponto de Vista.
Usar como Valor de Substituição está definido e o Valor de Substituição está disponível ou o membro está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de runtime prompt. Sim Não Sim Se todos os runtime prompts puderem ser pré-preenchidos no contexto de Valor de Substituição ou Página/Ponto de Vista, forem válidos e estiverem dentro dos limites, os runtime prompts não serão exibidos. No entanto, se mais de um valor de solicitação de tempo de execução não puder ser pré-preenchido com base no contexto de Valor de Substituição ou Página/Ponto de Vista, todas as solicitações de tempo de execução serão exibidas, com os valores pré-preenchidos sempre que possível. Todos os outros seguem os Princípios 1 e 3.
Usar como Valor de Substituição está definido e o Valor de Substituição está disponível ou o membro está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de runtime prompt. Sim Não Não O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos no Valor de Substituição ou Página/Ponto de Vista.
A opção Usar como Valor de Substituição não está definida, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Sim Sim

Sim ou Não

A configuração é ignorada

A regra de negócios exibe o runtime prompt aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com o Princípio 3.

Por exemplo, o contexto de formulário não pode ser especificado porque a dimensão da solicitação de tempo de execução está em linhas ou colunas; portanto, a configuração Ocultar Solicitação é ignorada e a solicitação de tempo de execução é exibida.

A opção Usar como Valor de Substituição não está definida, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Sim Não Sim O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com o Princípio 3.
A opção Usar como Valor de Substituição está definida, o Valor de Substituição está disponível, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Sim Não Não Se todos os runtime prompts puderem ser pré-preenchidos no Valor de Substituição, forem válidos e estiverem dentro dos limites, os runtime prompts não serão exibidos. No entanto, se mais de um valor de solicitação de tempo de execução não puder ser pré-preenchido no Valor de Substituição, todas as solicitações de tempo de execução serão exibidas, com os valores pré-preenchidos sempre que possível. Todos os outros seguem os Princípios 1 e 3.
A opção Usar como Valor de Substituição não está definida, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Sim Não Não O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com o Princípio 3.
A opção Usar como Valor de Substituição está definida, o Valor de Substituição está disponível, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Sim Não Não O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com os Princípios 1 e 3.
Usar como Valor de Substituição está definido e o Valor de Substituição está disponível ou o membro está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de runtime prompt. Não Sim Não disponível A regra de negócios é executada sem exibir o runtime prompt aos usuários. Em vez disso, os valores de tempo de design são usados.
Usar como Valor de Substituição está definido e o Valor de Substituição está disponível ou o membro está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de runtime prompt. Não Não Não disponível O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com o Princípio 3.
A opção Usar como Valor de Substituição não está definida, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Não Sim Não disponível A regra de negócios é executada sem exibir o runtime prompt aos usuários. Em vez disso, os valores de tempo de design são usados.
A opção Usar como Valor de Substituição não está definida, e o membro não está disponível na Página/Ponto de Vista para uso como o valor de solicitação de tempo de execução. Não Não Não disponível O runtime prompt é exibido aos usuários, com valores pré-preenchidos de acordo com o Princípio 3.

Quando os valores de runtime prompt ocultos são ambíguos, observe:

  • Se o contexto de formulário não puder ser passado (porque a dimensão está na linha ou na coluna, por exemplo), as solicitações de tempo de execução ocultas serão exibidas.

  • Com tipos de solicitação de tempo de execução de Dimensão Cruzada ocultos, se todas as solicitações não puderem ser especificadas com base no Valor de Substituição ou contexto, a solicitação de tempo de execução será exibida com valores pré-preenchidos no Valor de Substituição ou com valores de contexto e valores de tempo de design. Por exemplo, se a Dimensão Cruzada tiver runtime prompts para Período, Entidade e Cenário e Entidade estiver definida na linha e o Cenário tiver um Valor de Substituição definido, o runtime prompt será exibido com o Cenário de Substituição, o valor do tempo de design para Entidade e Período da Página.

  • Se o Valor de Substituição estiver presente ou o contexto puder ser especificado para o valor de solicitação de tempo de execução, mas estiver fora dos limites, a solicitação de tempo de execução será exibida com o valor de contexto pré-preenchido.

  • Se houver mais de um runtime prompt do tipo Membro ou Dimensão Cruzada combinada, os runtime prompts serão exibidos com o Valor de Substituição ou os valores de contexto pré-preenchidos. Por exemplo, se houver um runtime prompt do tipo membro para a dimensão Entidade e um runtime prompt do tipo Dimensão Cruzada com um prompt para a dimensão Entidade, ambos os runtime prompts serão exibidos. Essa regra não se aplica aos conjuntos de regras do Calculation Manager.

  • Quando iniciadas no link Regras no menu Navegador, as solicitações de tempo de execução são ocultadas e o valor no momento da criação (substituído no nível de regra ou conjunto de regras) é usado para iniciar a regra de negócios. Se o valor de tempo de design fornecido estiver fora dos limites, o runtime prompt será exibido com o valor de tempo de design pré-preenchido.

  • As variáveis de tempo de execução ocultas durante o design nunca usam o último valor salvo. A propriedade Usar Último Valor é ignorada e os valores não são salvos no banco de dados.