2 Visão Geral do Tax Reporting

O Tax Reporting é uma solução global completa de provisão de impostos para relatórios de empresas multinacionais em GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) ou IFRS (International Finance Reporting Standards). A solução abrange todos os estágios do processo de provisão de impostos corporativos, como automação de taxas, coleta de dados, cálculo de provisão de impostos, automação de RTA, relatórios e análises fiscais e relatórios CbCR (Country by Country).

Nota:

Este manual foi projetado para administradores que implementam e mantêm o aplicativo Tax Reporting.

O Tax Reporting fornece um ponto de partida para uma nova implementação de um aplicativo Tax Reporting.

O Tax Reporting calcula a provisão de impostos global da empresa, a alíquota efetiva de imposto e o imposto diferido para fins de provisionamento de imposto. O aplicativo obedece aos padrões para relatório de impostos de renda em US GAAP e IFRS.

O Tax Reporting pode usar a mesma plataforma que o processo de fechamento corporativo e, portanto, ser integrado diretamente utilizando os mesmos metadados. Uma solução seria a entidade legal reportar a receita consolidada anterior ao imposto para calcular o provisionamento de imposto consolidado. Quando a contabilidade corporativa encerra o fechamento do período final e são inseridos no sistema todos os valores obrigatórios (como diferenças permanentes e temporárias, alíquotas de impostos e taxas de câmbio estrangeiras), o Tax Reporting calcula automaticamente as provisões de impostos atuais e diferidas, por entidade legal e por jurisdição.

No cálculo da provisão, o Tax Reporting produz uma declaração de demonstrativos financeiros de imposto de renda e lançamentos, complementada com agendamentos de suporte. Os agendamentos de suporte fornecem detalhes das divulgações obrigatórias na nota de rodapé do imposto de renda para declarações financeiras, incluindo o seguinte:

  • Receita anterior aos impostos por entidades estrangeiras e domésticas

  • Provisionamento de imposto consolidado por despesas fiscais atuais e diferidas

  • Reconciliações de alíquotas de imposto efetivas consolidadas e nominais

  • Composição de ativos de impostos diferidos, passivos e dedução de valorização (conforme necessário)

Assista ao vídeo de visão geral: Ícone de VídeoIntrodução ao Tax Reporting Cloud.