Usando Formulários

Formulários são um modo de capturar informações sobre seu público. Eles consistem no HTML do formulário e instruções sobre o que deve acontecer após um visitante submeter o formulário. Por exemplo,você pode especificar que o formulário é enviado, um e-mail de acompanhamento é enviado para o visitante, os dados do formulário enviado são salvos para várias origens de dados em sua conta e o visitante é direcionado para uma página de agradecimento personalizada. Você pode criar formulários no Oracle Responsys usando o Assistente de formulários acessado no menu Formulários.

Depois que você tiver criado um formulário, existem três maneiras de usar em seus esforços de marketing:

  • Gerar um URL para usar com uma versão não personalizada, em branco, do seu formulário
  • Gerar links para versões personalizadas do formulário para usar em suas campanhas de e-mail
  • Hospedar o conteúdo do formulário externamente e enviar as respostas para o handler de formulários do Oracle Responsys para processamento

Usando uma Versão em Branco de um Formulário

Quando sua intenção é coletar informações básicas de assinatura, como a inscrição para receber um newsletter, você pode solicitar nada mais do que um endereço de e-mail e um nome. Um formulário em branco, não personalizado funciona bem nesse caso.

Existem duas maneiras de usar uma versão em branco de um formulário:

  • Copiar e colar o URL para um formulário em branco em qualquer lugar na Web, como em seu site da Web ou suas campanhas de e-mail.
  • Use a função incorporada ($formlink(name)$ na peça criativa de e-mail para gerar um link para um formulário em branco. Isso funciona apenas em uma campanha do Oracle Responsys, e não em uma página Web externa.
    Exemplo: $formlink(FormExample)$

Depois que um destinatário de e-mail ou visitante do site preenche o formulário e o envia, as regras de formulário predefinidas processam os dados enviados.

Usando um Formulário Personalizado

Formulários personalizados são ideais para páginas centrais de preferências porque você pode preencher previamente os campos do formulário com informações que são conhecidas sobre a pessoa, economizando assim o tempo de preenchimento do formulário. Existem duas maneiras de usar um formulário personalizado: o formulário preenchido previamente e as funções built-in formlink. As duas maneiras têm vantagens.

Função Incorporada Prefilledform

Os formulários preenchidos previamente são especialmente úteis para solicitar informações do perfil. O Oracle Responsys pesquisa o perfil atual do destinatário no banco de dados no momento em que o e-mail é processado. Portanto, embora esse processo possa demorar mais que o método $formlink()$ a seguir, ele garante que os dados do perfil estejam mais atualizados. Ao trabalhar com informações do perfil, é útil tê-las em mãos.

Exemplo: $prefilledform(targetCampaignName)$

Função Incorporada Formlink

Você pode gerar links para versões personalizadas de um formulário, incluindo a função incorporada $formlink$ no documento de mensagem da sua campanha. Como o URL contém todos os dados do formulário no momento do envio, ele não precisa acessar o banco de dados como no caso de um formulário previamente preenchido.

Há três maneiras de usar a função incorporada $formlink()$:

  • Passar dados da sua campanha especificando um nome de campo no seu formulário de uma lista de distribuição ou de uma origem de dados complementares. Exemplo: $formlink(yourformname, first_name)$. Nesse caso, quando a campanha é executada, o Oracle Responsys substitui o campo first_name do formulário pelo valor contido nesse campo para cada destinatário.
  • Passar dados das listas de dados da campanha mapeando um nome de campo para uma variável usada no documento de formulário. Isso funciona de maneira similar à primeira maneira, mas o nome do campo é mapeado para o nome de uma variável usada no documento. Exemplo: $formlink(yourformname, first=first_name)$. Quando a mensagem da campanha é enviada, todas as referências à variável $first$ substituem a variável pelo valor de first_name do destinatário.
  • Personalizar o formulário usando um valor literal para o nome da variável. Exemplo: $formlink(yourformname, offerid=123)$. Nesse caso, um valor de 123 é inserido sempre que uma referência a $offerid$ é encontrada no documento do formulário e todos os destinatários recebem o mesmo valor em seu e-mail.

Usando um Formulário Hospedado Externamente

Você pode desejar hospedar o conteúdo do seu formulário no site de sua empresa. Nesse caso, é possível fazer a postagem no handler de formulários do Oracle Responsys para processar as respostas do formulário. Quando você usa um formulário hospedado externamente, você precisa enviar os dados do formulário usando um envio de formulário ou uma marca HTML.

Use as informações da página Uso do Formulário a fim de enviar as respostas do formulário para o Oracle Responsys para processamento. Lembre-se de que você precisa adicionar os pares de nome-valor no fim do link para passar os dados variáveis para a Responsys.

Exemplo de um URL de ação de formulário:

<form method="post" action="https://yourcompanydomain/pub/rf">
<input type="hidden" name="_ri_" value="<encoded data>">

Exemplo de um link:

<a href="https://<yourcompanydomain>/pub/rf?_ri_=<encoded data>">

Relacionado