Criando Tabelas de Extensão de Perfil
As Extensões de Perfil
As Extensões de Perfil são tabelas usadas para armazenar atributos adicionais que definem características comportamentais, demográficas ou de preferência de perfil dos seus contatos. As Extensões de Perfil mantém dados agregados e não há uma relação de um para um para um destinatário entre ele e a tabela de Perfil. (PETs) possibilitam uma maneira de armazenar atributos adicionais que definem características comportamentais, demográficas ou de preferência de perfil dos seus contatos. Fazer isso ajuda a organizar as informações sobre os seus contatos de uma maneira mais eficiente para as suas consultas e importações de dados.
Dica: para as novas contas provisionadas depois da Atualização 19A, os administradores de sistemas podem optar por incluir um conjunto de ativos predefinido (uma lista de perfis, PETs e tabelas complementares) automaticamente na conta, com base no segmento vertical do setor. Para obter mais informações, consulte Ativos de Dados Pré-Carregados.
Diferentemente de uma tabela complementar, que armazena informações não agregadas sobre os destinatários (João da Silva tem várias navegações ou fez várias compras), uma extensão de perfil contém dados agregados. Existe um relacionamento de um para um para um destinatário entre ela e a tabela principal.
Por exemplo, se você quiser as informações de compra de um contato, a tabela complementar inclui dados para todas as compras, enquanto uma extensão de perfil pode ter apenas o nome do item mais recente ou uma rolagem dos dados de compra, por exemplo, data da última compra, valor da última compra e valor de compra total para um cliente em todos os tempos.
Isso permite uma filtragem pela extensão de perfil, uma coisa que não é possível com uma tabela complementar. Use “Membros da Tabela” no Editor de Filtro para especificar este grupo.
Dados agregados de comportamentos de navegação, abandono e compra estão agora disponíveis na área de Idade do Editor de Filtro. Esses filtros também podem ser acessados no Programa. Para obter mais informações sobre esse processo, consulte Entendendo o Connect.
Nas campanhas SMS, você pode usar tabelas de extensão de perfil para direcionamento mas não para personalização.
Para campanhas de Aplicativos Móveis, você pode criar uma PET para a lista de canais de Aplicativo. Se seu aplicativo contiver uma seção de preferências em que você coleta preferências de notificação dos usuários, é possível declarar essas preferências no SDK do Responsys Mobile App. O SDK capturará essas informações e elas serão carregadas como parte do job de Conexão regular. Para carregar as Preferências de Notificação para a PET da lista de canais de Aplicativo, selecione a PET ao configurar o aplicativo. Para obter mais informações sobre como selecionar um PET de Preferências, consulte Gerenciando Configurações de Aplicativos Móveis.
Para campanhas Push da Web, você pode criar uma PET para a lista de canais Push da Web. Para obter mais informações sobre a lista de canais Push da Web, consulte Criando uma lista de canais Push da Web.
Criando uma PET
Antes de começar:
- O sistema permite no máximo 40 PETs para uma lista específica e 20 atributos por PET. Você pode usar até três Extensões de Perfil em um único filtro.
- O Editor de Filtro não suporta campos de tabela de extensão de perfil com tipo de dados Campo de Texto Máximo (até 4000 caracteres*). Para obter mais informações sobre o Editor de Filtro, consulte Projetando Filtros.
Para criar uma PET, uma PET da lista de canais de Aplicativo ou uma PET da lista de canais Push da Web:
- Clique em
Dados na barra de navegação lateral e selecione Listas de Perfis. (Não está vendo esta opção? Consulte o tópico .) - Selecione a guia Extensões de Perfil.
- Clique em Criar Extensão de Perfil.
A página Criar Extensão de Perfil é aberta.
- Se existir uma lista de canais de Aplicativo ou uma lista de canais Push da Web, especifique se deseja criar a PET para a Lista, a Lista de canais de aplicativo ou a Lista de canais Push da Web.
- Carregue a sua PET usando uma das duas opções:
Carregar uma tabela existente com a opção Tabela com Dados- Clique em Carregar um Arquivo.
A seção Origem de Entrada é aberta.
- Clique em Escolher Arquivo para selecionar o arquivo para upload, selecione o arquivo e selecione o conjunto de caracteres do arquivo.
Observação: se o seu arquivo contiver emojis, você precisará selecionar Unicode (UTF-8) como o seu conjunto de caracteres.
- Clique em Avançar.
A seção Manuseio de Arquivo é aberta.
- Visualize as especificações do arquivo.
Observação: se o seu arquivo contiver emojis, pode ser que eles não sejam exibidos corretamente na Visualização do Arquivo. No entanto, os emojis serão exibidos corretamente no dataviewer quando o arquivo for carregado por upload com sucesso.
- Clique em Avançar.
A seção Campos da Tabela é aberta.
- Mapeie os Campos de Entrada para o Tipo de Dado apropriado.
Dica: uma prática recomendada é usar o campo Texto, Número ou Inteiro específico do conteúdo do campo. Por exemplo, nomes de campos numéricos devem usar Números ou Inteiros em oposição aos campos de texto para melhorar o desempenho da consulta.
- Clique em Avançar.
A seção Manuseio de Registros é aberta.
- Configure o Manuseio de Registros para o arquivo:
- Selecione o formato das datas que são carregadas por upload no seu arquivo.
- Configure como o Responsys deve fazer a correspondência entre os registros novos e os existentes.
- Clique em Avançar.
A seção Criar Origem de Dados é aberta.
- Selecione uma pasta, insira um nome e defina uma data de expiração.
Observação: ao criar uma Tabela PET, agora você pode definir uma data de expiração. Se você definir uma data de expiração para uma tabela, o padrão será 90 dias, a menos que você especifique outra data. Por default, todas as tabelas nunca expiram.
- Clique em Avançar para concluir.
Criar uma Extensão de Perfil do zero com a opção Tabela Vazia- Clique em Especificar Campos.
A caixa de diálogo Criar Tabela é aberta.
- Adicione os Nomes de Campo e selecione Tipos de Dados para cada campo.
Dica: uma prática recomendada é usar o campo Texto, Número ou Inteiro específico do conteúdo do campo. Exemplo: nomes de campos numéricos devem usar Números ou Inteiros em oposição aos campos de texto para melhorar o desempenho da consulta.
- Continue a adicionar campos conforme a necessidade. Se a sua tabela requerer mais de 20 campos, clique no link Adicionar mais campos.
- Clique em Avançar.
- Selecione a pasta, informe o nome da nova origem de dados e defina uma data de expiração.
Observação: ao criar uma Tabela PET, agora você pode definir uma data de expiração. Se você definir uma data de expiração para uma tabela, o padrão será 90 dias, a menos que você especifique outra data. Por default, todas as tabelas nunca expiram.
- Clique em Criar para concluir.
- Clique em Carregar um Arquivo.