O carregamento de dados é o processo de acrescentar valores de dados a um cubo a partir de qualquer número de origens de dados ou base de dados de SQL. Uma vez que as origens de dados são raramente configuradas exclusivamente para suportar a criação da dimensão e processos de carregamento de dados do Essbase, é normalmente utilizado um ficheiro de regras para criar diretivas compatíveis com o Essbase a aplicar às origens de dados.
É necessário ter o perfil de grupo Atualização da Base de Dados para carregar dados para um cubo e o perfil de grupo Gestor da Base de Dados para criar os artefactos necessários.
Para todos os ficheiros que carrega e importa para o Essbase, utilizando o Essbase ou interfaces de linha de comandos, os comprimentos dos nomes dos ficheiros são limitados a 30 caracteres, incluindo caracteres de extensões de ficheiros. Deve abreviar nomes de ficheiros adequadamente antes de executar estas operações. Além disso, quando está a criar ou alterar cubos através de livros da aplicação, o nome dos livros não deve ter mais de 30 caracteres.
Pode carregar dados para um cubo utilizando um dos seguintes métodos:
Utilize um ficheiro de dados simples ou uma tabela da base de dados, com um ficheiro de regras. Consulte Carregar Dados Através de um Ficheiro de Regras.
Utilize SQL. Consulte Carregar Dados Utilizando SQL.
Efetue a transmissão em fluxo a partir de uma base de dados remota. Consulte Criar Dimensões e Carregar Dados através da Transmissão em Fluxo de uma Base de Dados Remota.
Submeta valores de dados no Smart View. Consulte Acerca das Opções de Submissão de Dados em Trabalhar com o Oracle Smart View for Office.