Carregar Dados no Cube Designer

Pode utilizar o Cube Designer para carregar dados de armazenamento de agregação ou de armazenamento em blocos para o Essbase.

Por vezes, poderá necessitar de limpar e recarregar dados durante o desenvolvimento do cubo. Os ficheiros de dados e de regras utilizados no processo de carregamento de dados devem estar armazenados no Essbase. Se uma folha de cálculo de dados for incluída no livro da aplicação, os ficheiros de dados e os ficheiros e regras são gerados automaticamente durante o processo de criação do cubo. Também pode carregar dados individuais e ficheiros de regras para o cubo.

Cada ficheiro selecionado para carregar inicia uma tarefa de carregamento de dados em separado. Por omissão, o número de tarefas que podem ser executadas num determinado momento é dez, mas pode aumentar esse número. Para determinar o limite apropriado, considere os seus cálculos, a aplicação, as reestruturas e as janelas em lote, e compare a duração das atividades administrativas e de utilizador para que não sobrecarregue o seu tamanho de forma.

Para aumentar o limite de tarefas, defina a propriedade de configuração dos Provider Services essbase.jobs.maxCount para o valor que pretende. Consulte Definir Propriedades de Configuração dos Provider Services.

É importante perceber as diferenças entre carregamento de dados de armazenamento de agregação e de armazenamento em blocos.

Carregar Dados de Armazenamento em Blocos no Cube Designer

Para carregar os dados de armazenamento em blocos utilizando o Cube Designer, selecione o ícone Carregar Dados no friso do Cube Designer e siga os prompts para selecionar um tipo de tarefa, dados de origem e ficheiro de regras, em seguida, execute e monitorize a tarefa.

  1. No Excel, no friso do Cube Designer, selecione Carregar Dados Imagem do ícone Carregar Dados no friso do Cube Designer..
  2. Na caixa de diálogo Carregar Dados, selecione a aplicação e o cubo para onde pretende carregar os dados.
  3. Em Selecionar um Tipo de Tarefa, selecione uma opção:
    • Carregar Dados: para carregar dados no cubo.
    • Limpar Todos os Dados: para limpar todos os dados do cubo.
  4. Clique em Selecionar Dados.
  5. Na caixa de diálogo Selecionar Dados, clique em Acrescentar.
  6. Na caixa de diálogo Ficheiros do Essbase, procure os ficheiros de dados que pretende acrescentar e selecione-os. Estes ficheiros podem estar no diretório do cubo ou noutro diretório à sua escolha. Pode acrescentar vários ficheiros de uma só vez ou pode acrescentá-los um de cada vez.
  7. Em cada ficheiro de dados selecionado no passo 6, clique no ícone Selecionar um ficheiro de regras de carregamento para selecionar o ficheiro de regras correspondente.
  8. Na caixa de diálogo Ficheiros do Essbase, procure esse ficheiro de dados no ficheiro de regras e selecione-o.

    Nota:

    No caso de carregamentos de dados não SQL, deve selecionar sempre um ficheiro de dados. Se selecionar apenas um ficheiro de regras (um que foi concebido para carregamentos não SQL) e nenhum ficheiro de dados, é devolvido um erro a indicar que não foi possível estabelecer uma ligação à base de dados SQL. A solução consiste em selecionar o ficheiro de dados adequado.

  9. Clique em OK.
  10. Selecione se pretende Abortar em caso de Erro.

    Se selecionar Abortar em caso de Erro, o carregamento de dados será parado quando for encontrado um erro.

  11. Clique em Executar para iniciar o carregamento de dados.

    É criada uma tarefa para cada ficheiro de dados. As tarefas são executadas em paralelo, para que terminem mais rapidamente quando são executadas em separado.

  12. Clique em Sim para iniciar o Visualizador de Tarefas e visualizar o estado de cada tarefa ou clique em Não se não pretender iniciar o Visualizador de Tarefas.

Consulte Noções sobre o Carregamento de Dados e a Criação de Dimensões.

Carregar Dados de Armazenamento de Agregação no Cube Designer

Para carregar os dados de armazenamento de agregação utilizando o Cube Designer, selecione o ícone Carregar Dados no friso do Cube Designer e siga os prompts para selecionar um tipo de tarefa, definições, dados de origem e ficheiro de regras, em seguida, execute e monitorize a tarefa.

  1. No Excel, no friso do Cube Designer, selecione Carregar Dados Imagem do ícone Carregar Dados no friso do Cube Designer..
  2. Na caixa de diálogo Carregar Dados, selecione a aplicação e o cubo para onde pretende carregar os dados.
  3. Clique em Selecionar dados.
  4. Na caixa de diálogo Selecionar Ficheiros de Dados, selecione as definições para o seu carregamento de dados.
    Propriedade ou Campo Valores
    Método de Agregação Duplicado

    Especifique como tratar os casos em que estão a ser carregados vários valores para a mesma célula a partir do fluxo de dados no buffer de carregamento.

    • Acrescentar – Acrescente valores quando o buffer contiver vários valores para a mesma célula.
    • Verifique se esses valores para as mesmas células são idênticos; se forem, ignore os valores duplicados. Se o valor para a mesma célula for diferente, pare o carregamento de dados com uma mensagem de erro.
    • Utilizar último – Combine as células duplicadas utilizando o valor da célula carregada em último para o buffer de carregamento. Esta opção destina-se a carregamentos de dados relativamente pequenos de um máximo de 10.000 células.
    Opções do buffer de carregamento

    Especifique como tratar os valores em falta e zero no fluxo de dados a partir do buffer de carregamento.

    • Não ignorar nenhum – Não ignore valores no fluxo de dados de entrada.
    • Ignorar valores em falta – Ignore valores #Missing no fluxo de dados de entrada.
    • Ignorar valores zero – Ignore zeros no fluxo de dados de entrada.
    • Ignorar valores em falta e zero - Ignore valores #Missing e zero no fluxo de dados de entrada.
    Opção de confirmação

    Especifique as opções de confirmação do buffer de carregamento a utilizar ao confirmar o conteúdo do buffer de carregamento de dados no cubo.

    • Armazenar dados – Armazene valores no buffer de carregamento.
    • Acrescentar dados – Acrescente os valores no buffer de carregamento aos valores de dados armazenados existentes.
    • Subtrair dados – Subtraia os valores no buffer de carregamento dos valores de dados armazenados existentes.
    • Substituir todos os dados – Armazene os dados recebidos em vez dos valores de dados armazenados existentes.
    • Substituir dados incrementais – Redefina os dados incrementais (armazenados em setores incrementais). Por outras palavras, retire o conteúdo atual de todos os setores de dados incrementais no cubo e crie um novo setor de dados com o conteúdo do buffer de carregamento de dados especificado. Os novos dados são criados com a propriedade de carregamento de dados acrescentar valores (aggregate_sum). Se existirem células duplicadas entre os novos dados e o setor principal, os respetivos valores são somados quando os consultar.
    Opção de término

    Especifique as opções finais para confirmar os setores de dados no cubo a partir do buffer de carregamento de dados.

    • Dados incrementais no setor principal – Armazene os dados no setor principal e não crie um setor incremental.
    • Dados incrementais no novo setor – Escreva os dados atualmente armazenados no buffer num novo setor. Esta operação acelera o carregamento de dados.
    • Dados incrementais no novo setor leve – Escreva os dados atualmente armazenados no buffer num novo setor do cubo, como uma operação leve. Esta opção destina-se apenas a carregamentos de dados muito pequenos de um máximo de 1000 células que ocorrem em simultâneo (por exemplo, operações de atualização de dados de cliente).
    Simultaneidade
    • Sequencial – Carregue dados sequencialmente em vez de em paralelo.
    • Paralelo – Carregue dados em paralelo.

      Podem existir vários buffers de carregamento de dados num cubo de armazenamento de agregação. Para poupar tempo, pode carregar dados para vários buffers de carregamento de dados em simultâneo.

      Embora apenas uma operação de confirmação de carregamento de dados num cubo possa estar ativa em qualquer altura, pode confirmar vários buffers de carregamento de dados na mesma operação de confirmação, que é mais rápido do que confirmar os buffers individualmente.

  5. Clique em Acrescentar para selecionar ficheiros de regras e dados.
  6. Na caixa de diálogo Selecionar Ficheiros de Dados, procure os ficheiros de dados que pretende acrescentar e selecione-os. Estes ficheiros podem estar no diretório do cubo ou noutro diretório à sua escolha. Pode acrescentar vários ficheiros de uma só vez ou pode acrescentá-los um de cada vez.
  7. Em cada ficheiro de dados selecionado no passo 6, clique no ícone Selecionar um ficheiro de regras de carregamento para selecionar o ficheiro de regras correspondente.
  8. Na caixa de diálogo Ficheiros do Essbase, procure esse ficheiro de dados no ficheiro de regras e selecione-o.
  9. Selecione se pretende Abortar em caso de Erro.

    Se selecionar Abortar em caso de Erro, o carregamento de dados será parado quando for encontrado um erro.

  10. Clique em Executar para iniciar o carregamento de dados.

    É criada uma tarefa para cada ficheiro de dados. As tarefas são executadas em paralelo, para que terminem mais rapidamente quando são executadas em separado.

  11. Clique em Sim para iniciar o Visualizador de Tarefas e visualizar o estado de cada tarefa ou clique em Não se não pretender iniciar o Visualizador de Tarefas.

Consulte Carregar Dados para Bases de Dados de Armazenamento de Agregação.