Criar uma Partição Transparente

Este tópico mostra como criar uma partição transparente. As partições transparentes permitem o acesso a dados da origem de dados como se estivessem armazenados no destino de dados. A origem de dados pode estar em outro cubo ou em outra instância do Essbase.

Se o cubo de origem estiver em uma instância do Essbase diferente, defina primeiramente uma conexão do Essbase, conforme descrito em Definir uma Conexão Reutilizável para Aliases de Partições ou Localização.
  1. Navegue até a página Partições:
    Na Interface Redwood,
    1. Na página Aplicativos, abra o aplicativo de destino e depois abra o banco de dados de destino (cubo).
    2. Clique em Partições.
    Na Interface Web Clássica,
    1. Na página Aplicativos, expanda o aplicativo de destino.
    2. Na linha do cubo de destino, clique no menu Ações e clique em Inspecionar.
    3. Selecione a guia Partições.
  2. Clique em Criar >Transparente.
  3. Na guia Conexão, em Informações de Origem, se o cubo de origem estiver em outra instância do Essbase, selecione o nome da conexão salva que você criou. Se o cubo de origem estiver na mesma instância do Essbase, deixe vazio o campo Nome da Conexão. Se você não tiver criado qualquer conexão, não verá um campo Nome da Conexão.
  4. Forneça o Aplicativo de origem e o nome do Banco de Dados, seu Nome de usuário e senha e uma Descrição opcional.
  5. Nas Informações de Destino, digite seu Nome de usuário e senha.
  6. É necessário definir pelo menos uma área. Vá para a guia Áreas.
  7. (Opcional) Clique na caixa de seleção Usar seleção de membro para selecionar membros no outline.
  8. Clique em Adicionar Área e forneça pelo menos uma definição de área de origem e destino. Por exemplo, adicione uma área de origem de algumas valid upper-level member specifications e adicione a mesma área de destino correspondente. Se o mesmo membro não existir nos dois cubos, crie um mapeamento de área conforme descrito a seguir.
    Imagem da definição de uma área de partição transparente, mostrando uma área de origem de "Real", "Orçamento" e uma área de destino de "Real", "Orçamento" e "Boston"

  9. Clique em Contagem de Células para identificar quantas células estão na área de partição definida e para garantir que as contagens coincidam.
  10. Você tem a opção de mapear nomes de membros entre os cubos de destino e origem, dentro de uma área específica, usando a guia Áreas, ou no caso de diversas áreas, usando a guia Mapeamentos. Consulte  Mapeando Membros em Partições.
    Imagem de mapeamentos de uma partição transparente, mostrando "nulo" para a origem e "Boston" para o destino

  11. Clique em Validar.
  12. Se a validação for bem-sucedida, clique em Salvar e Fechar.