Tipos de Características

Muitos objetos no sistema suportam tabelas de características que são utilizadas para capturar campos adicionais para o objeto que ainda não são suportadas pelos atributos fornecidos do objeto. Cada característica é associada a um tipo de característica, que define os atributos do campo que pretende capturar.

Embora cada característica seja armazenada em uma linha separada na tabela de características, a metáfora da interface do usuário utilizada para capturá-las e exibi-las é diferente com base no tipo de página que é utilizada para manter o objeto.

  • Para páginas baseadas no portal, o objeto de negócios conduz à exibição e à manutenção do objeto. A exibição e a manutenção de cada característica são determinadas pelo design da interface do usuário do objeto de negócios. Para esses tipos de páginas, recomendamos que as características sejam definidas como elementos nivelados, permitindo que a interface do usuário exiba a característica como se fosse um outro campo. Para obter mais informações sobre características de nivelamento em um esquema de objeto de negócios, consulte Os Nós e Atributos de Nivelamento.

  • Há algumas páginas fixas no sistema que não suportam personalização da interface do usuário. Para esses objetos, as características são exibidas/atualizadas com uma lista genérica.

Os tópicos desta seção descrevem vários aspectos da definição e do uso de um tipo de característica.

Tipos de Valor de Característica

Cada característica mencionada em um objeto, faz referência a um tipo de característica. O tipo de característica controla a validade das informações inseridas por um usuário quando ele inclui os valores da característica. Por exemplo, se você tiver um tipo de característica sobre usuário chamada "qualificação", as informações configuradas nesse tipo de característica controlarão os valores válidos que podem ser especificados por um usuário na definição de outras qualificações do usuário.

Ao configurar um tipo de característica, classifique-a em uma das seguintes categorias:

  • Valor Predefinido. Ao configurar uma característica desse tipo, você define os valores válidos individuais que podem ser inseridos por um usuário. Um bom exemplo desse tipo de característica seria a do Usuário para definir uma ou mais habilidades predefinidas para esse usuário. Os valores válidos para esse tipo de característica seria definido em uma lista discreta.

  • Valor Ad Hoc. As características desse tipo não têm os seus valores válidos definidos em uma lista restrita, pois os valores possíveis são infinitos. Bons exemplos desse tipo de característica seriam os usados para definir a data de aniversário de um usuário ou o nome de solteira da mãe. Se preferir, você pode associar um algoritmo a um tipo de característica desse tipo para validar o valor inserido pelo usuário. Por exemplo, você pode associar um algoritmo a um tipo de característica para garantir que o valor informado seja uma data.

  • Valor da Chave Externa. As características desse tipo têm seus valores válidos definidos em outra tabela. Por exemplo, você talvez queira vincular um usuário a uma tabela na qual o usuário ainda não é uma chave externa. Os valores válidos para esse tipo de característica seriam definidos na tabela do usuário. Antes de criar uma característica desse tipo, as informações sobre a tabela que contém os valores válidos devem ser definidas na tabela de referência da chave externa.

  • Local do Arquivo. As características desse tipo contêm um URL. O URL pode apontar para um arquivo ou para qualquer site. As características desse tipo podem ser úteis para manter referências a documentação/imagens associadas a uma entidade específica. Por exemplo, a imagem de uma carta enviada para você por um de seus clientes poderia ser referenciada como uma característica de localização de arquivo em uma entrada de contato do cliente. Quando essa característica é definida em uma entidade, um botão pode ser usado para abrir o URL em uma janela separada do navegador.

    Os valores de característica de localização de arquivo devem ser inseridos em um formato "não relativo". Por exemplo, se quiser definir o valor de característica de www.msn.com, digite o valor de característica como http://www.msn.com. Se você omitir o prefixo http://, o sistema acrescentará o valor de característica como sufixo à URL atual no seu navegador e tentará navegar até esse local quando o botão de ativação for pressionado. Talvez não seja o resultado desejado.

    Observação:

    Devido às restrições de segurança do navegador, abrir URLs usando o protocolo de arquivo ("file://") das páginas recuperadas que utilizam http não funciona. Se o protocolo de arquivo for usado, o navegador não será retornado corretamente ou um erro será gerado (por exemplo, "Acesso Negado", que geralmente resulta de recursos de script de local cruzados adicionados por motivos de segurança). Este problema não tem solução. Para atender aos padrões de segurança do navegador, recomendamos mover os arquivos de destino para uma localização do servidor FTP ou HTTP para evitar protocolos que estão sujeitos às restrições de segurança do navegador.

    Observe também que a funcionalidade descrita nos tópicos de URIs de referência não se aplica a esse valor, haja vista que o navegador é responsável pela conexão ao URI e não acessa por meio de lógica de servidor.

    Para referências a um arquivo, a recomendação é usar a funcionalidade Anexo para vincular documentos a um objeto, em vez de a um tipo de característica de Local do Arquivo. Para obter mais informações, consulte Visão Geral do Anexo. A documentação relacionada ao local do arquivo permanece para fins de atualização.

Pesquisando Valores de Característica

Para determinadas entidades do sistema que têm características, você pode procurar um registro vinculado a um determinado valor de característica. A pesquisa pode ser feita de uma das seguintes formas:
  • Algumas pesquisas base fornecem uma opção para procurar um objeto, informando o Tipo de Característica e o Valor da Característica.
  • Sua implementação pode definir uma pesquisa personalizada para uma entidade por um valor de característica de um tipo de característica específico, usando um explorador de dados de consulta.
  • Sua implementação pode exigir um serviço de negócios para encontrar um registro por meio de um determinado valor de característica. Por exemplo, talvez um upload de informações do usuário tente encontrar o usuário por meio de um ID de Funcionário, definido como uma característica.

Nem todas as entidades que suportam características aceitam a pesquisa por característica. Para confirmar se uma determinada tabela de características oferece suporte à pesquisa, verifique se ela inclui o campo SRCH_​CHAR_​VAL.

CUIDADO: para características ad hoc, somente os primeiros 50 bytes são pesquisáveis. Para características da chave externa, o valor de pesquisa é preenchido concatenando os valores de cada coluna de chave externa para, no máximo, 50 bytes.

Para as pesquisas base que fornecem uma opção genérica para pesquisar por tipo de característica e valor, você pode restringir os tipos de características que podem ser usados para procurar uma entidade. Por exemplo, suponha que você use uma característica para definir uma "jurisdição" associada a uma Tarefa para fins de relatório. Se a sua empresa operar em um número muito pequeno de jurisdições, você não permitirá procurar uma Tarefa por jurisdição, pois será retornado um grande número de entradas da Tarefa.

Um flag no tipo de característica permite que um administrador indique se a pesquisa por esse tipo de característica é permitida ou não permitida.

Tipificação de Dados de um Valor de Característica Ad Hoc

Um tipo de característica Valor Ad Hoc pode restringir ainda mais o tipo de dados do valor capturado fazendo referência a um Campo. Quando preenchido, o sistema valida que o valor da característica capturada está em conformidade com a definição do tipo de dados do campo indicado.

Entidades de Característica Válidas

As características são armazenadas em tabelas designadas, cada uma associada a um valor exclusivo de entidade de característica indicado no registro de definição da tabela. Um registro de tipo de característica lista todas as entidades de característica válidas nas quais ele pode ser capturado.

Personalização de Tipos de Característica Pertencentes à Base

As implementações podem personalizar os seguintes aspectos de um tipo de característica pertencente à base:

  • Estenda a lista de valores válidos para um tipo de característica de Valor Predefinido pertencente à base para incluir valores personalizados adicionais. Essa extensão só será compatível se o tipo de característica for definido com a opção Personalizado ativada.

  • Forneça um algoritmo personalizado para validar um tipo de característica Valor Ad Hoc.

  • Indique se as características desse tipo podem ser usadas em pesquisas.

  • Estenda a lista de entidades associadas ao tipo de característica.