Quantidade de Serviço Escalonado
As regras de cálculo da Quantidade de Serviço Escalonada criam linhas de fatura que arrecadam cobranças com base em algum tipo de consumo quando preços diferentes são aplicados a diferentes faixas de consumo (por exemplo, os primeiros 50 kWh são US$ 0,43 por kWh; qualquer valor acima de 50 kWh é cobrado em US$ 0,71 por kWh)
- Nome da Regra: Quantidade de Serviço Escalonada
- Objeto de Negócios da Regra de Cálculo do Pacote Base: C1-SteppedSQ
- Aplicar Tipo de Algoritmo/Algoritmo da Regra de Cálculo: C1-STPD-SQ
-
Parâmetros de Regras:
-
Detalhes do Cálculo: detalhes sobre como a regra de cálculo realiza seus cálculos:
- Unidade de Medida: A UDM usada como a quantidade de serviço à qual o preço é aplicado.
- Horário de Uso: O TOU usado como a quantidade de serviço à qual o preço é aplicado.
- Identificador de Quantidade de Serviço: O SQI usado como a quantidade de serviço à qual o preço é aplicado.
- Erro Se Não Houver Valor: um flag que indica (Sim ou Não) se um erro de fatura deve ser gerado se a UDM/TOU/SQI especificada na regra não foi fornecida no momento do faturamento.
- Pico de Medidas: indica (Sim ou Não) se a UDM/TOU/SQI especificada para a regra for usada para medir valores de pico (demanda).
- Qtd. Estatística do LR: Um indicador que especifica (Sim ou Não) se as linhas de lançamento do LR geradas para esta regra de cálculo também devem conter o valor da quantidade de serviço como uma quantidade estatística. Use esta opção caso você mantenha controle dos valores em dinheiro e das unidades de consumo no seu livro razão.
-
Criar Resumo da Etapa: As regras de cálculo da quantidade de serviço Escalonada podem ser configuradas com uma única etapa ou várias etapas. O flag Criar Resumo da Etapa é usado para produzir uma linha de cálculo do segmento da fatura resumida se a regra de cálculo tiver várias etapas. As opções válidas incluem:
- Resumir Linhas de Etapa, Imprimir: Cria uma linha de fatura do resumo de cobranças escalonadas que aparecerá na fatura do cliente.
- Resumir Linhas de Etapa, Não Imprimir: Cria uma linha de fatura do resumo de cobrança escalonada que será mostrada no Segmento da Fatura - Detalhes do Cálculo, mas não aparecerá na fatura do cliente.
-
Detalhes do Cálculo da Etapa:
- Sazonal: consulte Parâmetros Comuns.
- Algoritmo do Multiplicador de Etapa: Especifica o algoritmo que será usado para calcular os limites da etapa. Usado somente se os limites da etapa forem dinâmicos e calculados com base em algo que seja conhecido apenas no momento do faturamento.
-
Valores: Define os valores associados a cada uma das faixas (etapas) de consumo usadas pela regra. Por exemplo, se a cobrança for aplicável aos primeiros 300 quilowatts-hora, será preciso informar o Valor Inferior 0 e o Valor Superior 300. Quando houver várias camadas, o valor alto da primeira camada será o valor baixo da segunda (e assim por diante). Para estender nosso exemplo, o segundo nível terá um valor inferior de 300; o valor superior pode ser deixado em branco porque o sistema considera que um valor superior em branco significa "infinito".
-
Valor Inferior: Define o valor inferior da faixa de consumo. Este campo suporta valores de até 14 dígitos e 4 casas decimais (e.g. um valor máximo de 99.999.999.999.999,9999).
Você pode indicar que o valor inferior de uma linha de fatura deve ser substituído na descrição da linha de fatura pelo uso da variável de substituição %L no campo Descrição na Fatura da regra de cálculo.
-
Valor Superior: Define o valor superior da faixa de consumo. Este campo suporta valores de até 14 dígitos e 4 casas decimais (e.g. um valor máximo de 99.999.999.999.999,9999).
Você pode indicar que o valor superior de uma linha de fatura deve ser substituído na descrição da linha de fatura pelo uso da variável de substituição %H no campo Descrição na Fatura da regra de cálculo.
- Tipo de Valor: Define o tipo de preço a ser aplicado à faixa de consumo nos cálculos da regra. As opções válidas incluem Cobrança ou Tarifa Unitária.
- Origem do Valor: Define a origem do preço a ser aplicado à faixa de consumo nos cálculos da regra. Dependendo da origem selecionada, isso será um Fator de Faturamento, Valor ou Algoritmo.
- Valor/Fator de Faturamento/Algoritmo: Especifica o Fator de Faturamento, o Valor ou o Algoritmo usado ao calcular as cobranças da faixa de consumo.
-
Valor Inferior: Define o valor inferior da faixa de consumo. Este campo suporta valores de até 14 dígitos e 4 casas decimais (e.g. um valor máximo de 99.999.999.999.999,9999).
-
Detalhes do Cálculo: detalhes sobre como a regra de cálculo realiza seus cálculos:
-
Exemplo: Esta regra de cálculo calcula cobranças para serviço elétrico com base em cobranças escalonadas para consumo em kWh durante o Outono
Grupo de Cálculo: Residencial Elétrico - Escalonado
Regra de Cálculo: KWHSTFL
Sequência: 10
Descrição: Cobranças Escalonadas kWh Outono
Descrição na Fatura: Uso %Q kWh a %I por kWh %F
Imprimir: Sim
Imprimir se Zero: não
Tipo de Arredondamento: mais próximo
Precisão: 0,01000
FCPO: não
Substituir Rateio: não
Detalhes do Cálculo:
- Unidade de Medida: quilowatt-hora
- Erro Se Não Houver Valor: não
- Medir Pico: não
- Qtd. Estatística do LR: Sim
-
Criar Resumo de Passos: Criar Resumo, Não Imprimir
Detalhes do Cálculo da Etapa:
- Sazonal: Sim
- Método de Rateio Sazonal: Data Contábil
- Início da Estação: 09-01
- Final da Estação: 11-30
-
Valor 1:
- Valor Mínimo: 0
- Valor Superior: 300
- Tipo de Valor: Tarifa Unitária
- Fonte do Valor: Valor
- Valor/Fator de Faturamento/Algoritmo: 0,0485
-
Valor 2:
- Valor Mínimo: 300
- Valor Superior: [em branco]
- Tipo de Valor: Tarifa Unitária
- Fonte do Valor: Valor
-
Valor/Fator de Faturamento/Algoritmo: 0,0564
Distribuição do LR:
- Código de Origem de Distribuição: Código de Distribuição Específico
-
Código de Distribuição: Receita - Elétrica - Residencial
Referência Cruzada:
- Categoria do Membro (Tipo/Valor da Categoria): Receita/Cobrança de Consumo