Noções Básicas Sobre os Gerenciamento da Ordem de Serviço

Em um nível alto, o gerenciamento de ordens de serviço lida com solicitações de serviço da seguinte maneira:

Receber/Criar Solicitação de Ordem de Serviço

Uma solicitação de ordem de serviço é criada e/ou recebida. Isso pode ser o resultado de um cliente solicitar uma alteração no serviço, como habilitar ou desabilitar o serviço ao entrar ou sair de uma residência, mas também pode ser o resultado de outros processos de negócios, como uma solicitação de corte de serviço devido a não pagamento.

Independentemente da origem da solicitação, uma solicitação de ordem de serviço é criada em um sistema de informações do cliente (CIS), como o Oracle Utilities Customer Care and Billing), que por sua vez é enviado ao Gerenciamento de Ordem de Serviço.

Criar Atividade de Ordem de Serviço

Quando o Gerenciamento de Ordem de Serviço recebe a solicitação de ordem de serviço, ele cria uma atividade de ordem de serviço. Esta atividade gerenciará e orquestrará todas/quaisquer outras atividades necessárias para atender à solicitação de serviço original.

Avaliar Ponto de Serviço e/ou Medidor

A atividade da ordem de serviço avalia o estado atual do ponto, medidor ou item de serviço e determina as ações apropriadas a serem tomadas para atender à solicitação de serviço.

Criar Atividades conforme Necessário/Apropriado

Com base na avaliação do ponto de serviço/medidor/item, a atividade da ordem de serviço cria uma ou mais atividades, conforme necessário.

  • As atividades de campo da ordem de serviço envolvem o envio de trabalhadores para o campo para executar o serviço. Isso pode incluir a instalação do medidor, a substituição do medidor e outras atividades.

  • As atividades de comando são comandos inteligentes do medidor usados para alterar remotamente o estado do medidor. Isso pode incluir conectar, desconectar, verificar o status do dispositivo (ping) ou solicitar uma leitura sob demanda.

Após cada uma das atividades, a atividade de orquestração reavalia o estado do ponto/medidor/item de serviço para determinar as próximas ações apropriadas necessárias para atender à solicitação de serviço original.

Por exemplo, ao ativar o serviço em um ponto de serviço com um medidor escalar inteligente, um cenário típico pode envolver o seguinte:

  1. Atividade de Campo da Ordem de Serviço - Instalar Medidor

  2. Atividade de Comando: Ativar Dispositivo

  3. Atividade de Comando: Conexão Remota

  4. Atividade de Comando: Leitura Sob Demanda - Escalar

Atualizar Sistema de Solicitação

Quando a atividade da ordem de serviço determina que tudo o que é necessário para atender à solicitação de ordem de serviço está pronto, a atividade da ordem de serviço informará o solicitante e concluirá a solicitação original.

Enviar Notificação para Sistemas de Inscrição

A atividade de ordem de serviço também pode ser configurada para enviar notificações a outros sistemas assinantes sobre o status do ponto de serviço/medidor/item.