Definindo Controles Batch

O sistema é fornecido com todos os controles batch necessários. As implementações podem definir valores padrão para os parâmetros. Além disso, as implementações podem definir os próprios processos em segundo plano.

Para visualizar os processos em segundo plano, abra Admin > Sistema > Controle do Batch.

Use o portal Consulta de Controle Batch para procurar um controle batch existente. Assim que um controle batch for selecionado, você será levado ao portal de manutenção para visualizar e atualizar o registro selecionado.

Para obter mais informações, consulte Conceitos de Processamento em Segundo Plano.

CUIDADO: Importante! Se você apresentar um novo processo batch, pense bem na convenção de nomenclatura. Para obter mais informações, consulte Convenção de Nomenclatura dos Dados de Sistema.

Descrição da Página

Informe um Processo Batch e uma Descrição facilmente reconhecíveis para cada processo batch.

Proprietário indica se esse controle batch pertence ao pacote base ou à sua implementação (Modificação do Cliente). O sistema define o proprietário como Modificação do Cliente quando você adiciona um controle batch. Informação somente para exibição.

Use a Descrição Detalhada para descrever a funcionalidade do processo batch em detalhes.

Insira o Serviço de Aplicativo usado para fornecer segurança nas solicitações de envio do controle do batch. O serviço de aplicativo deve ter um Modo de Acesso Executar. Para obter mais informações, consulte Concedendo Acesso para Envio de Batch.

Use Tipo de Controle Batch para definir o processo batch como Cronometrado ou Não Cronometrado. Um processo em batch Cronometrado será inicializado automaticamente de modo regular. Um processo Não Cronometrado precisa ser executado manualmente ou por meio de um scheduler.

Use Categoria de Controle Batch a fim de categorizar o processo para fins de documentação. Os valores de base fornecidos são estes:

  • Ad Hoc. Os processos desse tipo são executados em ad hoc, apenas quando necessário. Por exemplo, quando há um processo para executar um cancelamento/correção de dados em massa, ele é executado apenas quando uma situação requer isso.

  • Extrair. Os processos de extração extraem informações compartilhadas fora do sistema. Processos desse tipo geralmente extraem registros marcados com um determinado número de execução. Se o solicitante do processo não fornecer um número de execução específico, o sistema considerará que o último número de execução deverá ser extraído. Se precisar extrair novamente um batch histórico, será possível simplesmente fornecer o respectivo número de execução ao solicitar o processo em batch.

  • ILM. As tarefas do Information Lifecycle Management são processos em segundo plano do crawler associados à solução de armazenamento baseada no ILM.

  • Monitoramento. Os processos desse tipo são relacionados aos objetos de negócios com um status de ciclo de vida que define algoritmos de monitoramento. O processo de monitoramento seleciona registros em um determinado status e executa seus algoritmos, o que pode causar a transição do registro para outro status ou pode disparar a ocorrência de alguma outra lógica. Com a configuração, o processo de monitoramento pode se destinar apenas a registros específicos. Para obter mais informações, consulte Monitorando Processos em Batch. Note que esses tipos de processos em segundo plano podem ser considerados um subconjunto Processar O que Está Pronto

  • Processar o Que Está Pronto. Os processos desse tipo criam e atualizam registros “prontos” para processamento. A definição de "pronto" é diferente para cada processo. Por exemplo, um processo de upload de pagamento cria pagamentos para cada registro que está pendente. Um monitoramento de evento de inadimplência ativa os eventos de inadimplência pendentes que alcançaram a data do disparador.

  • Remover. Os processos desse tipo são usados para limpar registros históricos de determinados objetos que geram um grande número de entradas e que podem se tornar pesadas no decorrer do tempo.

  • Entrada de Atividade. Os processos desse tipo são usados para detectar uma determinada situação e criar ou concluir uma Entrada de Atividade. Para obter mais informações, consulte Entradas de Atividade Criadas Por Processos em Segundo Plano.

  • Atualizar. Os processos desse tipo geralmente são executados apenas uma vez e são usados para preencher dados em uma tabela com base nas informações que podem ser determinadas em outro local do sistema. Esses são processos que poderiam ter sido realizados por meio de um script de atualização, mas talvez devido ao volume de dados ou tempo, a lógica de atualização exigia um processo independente separado.

  • Upload. Os processos desse tipo são usados para carregar dados de um arquivo para o sistema.

  • As seguintes categorias estão relacionadas aos processos de migração/conversão de dados:
    • Conversão. Processos deste tipo são dedicados à conversão ou migração de dados de aplicativos externos no produto.

    • Validação do Objeto. Processos deste tipo são dedicados à validação de dados de objetos para fins de conversão ou migração.

    • Integridade Referencial. Processos deste tipo são dedicados à validação da integridade referencial para fins de conversão ou migração.

Observação: Categorias adicionais podem ser introduzidas pelo seu produto específico.
Se o processo batch for Cronometrado, os seguintes campos estarão disponíveis:
  • Intervalo de Temporizador é o número de segundos entre os envios de processo batch. O sistema iniciará a próxima execução após essa quantidade de segundos, contados a partir do horário de início da execução anterior.

  • ID do Usuário é o ID no qual o processo batch será executado.

  • Endereço de E-mail é o endereço de E-mail a ser usado para notificação se houver falha no processo batch.

  • Timer Ativo permite desativar temporariamente o timer durante a retenção de outras configurações da tarefa cronometrada.

  • Idioma Batch é o idioma associado ao processo batch.

Use Tipo de Programa para definir se o programa do processo em batch foi escrito em Java ou Java (Convertido) significando que ele foi convertido em Java.

Observação: Os tipos de programa Java (Convertido) não são aplicáveis a todos os produtos.

Use Nome do Programa para definir o programa/classe associado ao processo em batch.

Observação: Exibir o código fonte. Se o programa for fornecido com o pacote-base, será possível usar o botão adjacente para exibir o código-fonte desse programa no visualizador de documentos Java.

Nível de Serviço mostra a saída dos algoritmos de nível de serviço para o controle do batch. Se um algoritmo estiver conectado no Controle de Batch, o nível do valor de consulta de serviço e uma mensagem que indica o motivo do valor de saída serão exibidos. Se vários algoritmos estiverem conectados, o texto Consulte os Resultados Para Ver Mais Detalhes será exibido. Um ícone de exibição, que detalha os resultados retornados por cada algoritmo, está presente. Quando nenhum algoritmo de nível de serviço é encontrado, o valor Desativado é mostrado com uma mensagem indicando que nenhum algoritmo foi fornecido para esse controle do batch.

Data/Hora da Última Atualização, Última Instância de Atualização e Próximo Número de Batch são usados para fins de auditoria.

Ative Acumular Todas as Instâncias para controlar como esse controle batch é exibido na Estrutura de Execução em Batch. Se ativado, as estatísticas de execução (ou seja, "Registros Processados" e "Registros com Erro") para um thread deverão ser acumuladas a partir de todas as instâncias do thread. Isso incluiria a instância de thread original, bem como qualquer instância reiniciada. Se isso não for ativado, apenas as estatísticas da instância de thread final (última) serão usadas como as estatísticas do thread. Isso pode ser uma preferência para determinados tipos de processos batch nos quais o acúmulo criaria estatísticas de thread imprecisas, como as que processam arquivos simples e, assim, sempre começam do início, mesmo no caso de uma reinicialização.

Os seguintes campos são valores padrão usados quando uma tarefa batch é enviada para o controle batch:
  • Use Contagem de Thread para controlar se um processo em segundo plano é executado em thread único ou em vários threads em paralelo. Esse valor define o número total de threads programados.

  • Selecione Controlar Início do Programa caso você queira que uma mensagem seja gravada sempre que um programa for iniciado.

  • Selecione Controlar SQL caso você queira que uma mensagem seja gravada sempre que uma instrução SQL for executada.

  • Use Substituir Nº de Registros a Confirmar para definir o número padrão de registros a serem confirmados. Ele é usado como o valor padrão para trabalhos cronometrados, bem como no envio on-line de trabalhos não cronometrados.

  • Selecione Controlar Saída do Programa caso você queira que uma mensagem seja gravada sempre que um programa for encerrado.

  • Selecione Controlar Saída caso você queira que uma mensagem seja exibida para informações especiais registradas pelo processo em segundo plano.

Para obter mais informações sobre esses campos, consulte Envio de Trabalho Batch - Principal

O conjunto de parâmetros é usado para definir parâmetros adicionais necessários para um processo em segundo plano específico. Os campos a seguir devem ser definidos para cada parâmetro:

Sequência. Define a posição relativa do parâmetro.

Nome do Parâmetro. O nome do parâmetro conforme definido pelo programa de processo em segundo plano.

Descrição. Uma descrição do parâmetro.

Descrição Detalhada. Uma descrição mais detalhada do parâmetro.

Obrigatório. Indica se esse é um parâmetro obrigatório ou não.

Valor do Parâmetro. O valor padrão, se aplicável. Qualquer valor digitado aqui é exibido quando um usuário envia uma tarefa por meio do Envio de Batch on-line. Os usuários podem substituir o valor antes de enviar a tarefa. Isso inclui redefinir o valor de um parâmetro opcional. Independentemente de como uma tarefa em batch é enviada, se um valor não for fornecido para um parâmetro obrigatório, o valor padrão definido aqui, se encontrado, será usado. Parâmetros opcionais sem valor fornecido no momento do envio não serão padronizados para um valor definido aqui. Note que uma implementação pode definir um valor padrão para controles de batch fornecidos com a base.

Segurança. Indica se o sistema deve Criptografar o valor do parâmetro ou não. O valor Criptografar significa que o valor do parâmetro é armazenado no banco de dados e gravado nos arquivos de log usando criptografia. Além disso, o parâmetro é gravado nos arquivos de log com asteriscos. A configuração se aplica aos valores inseridos aqui, bem como no Envio de Batch on-line. Caso não seja necessário proteger o valor do parâmetro, use a configuração padrão Nenhum.

Proprietário Indica se esse processo batch pertence ao pacote base ou à implementação (Modificação do Cliente). O sistema define o proprietário como Modificação do Cliente quando você adiciona um processo batch. Informação somente para exibição.