Script - Principal

Use essa página para definir informações básicas sobre um script. Abra essa página usando Admin > Sistema > Script.

Use o portal Consulta de Script para procurar um script existente. Assim que um script for selecionado, você será levado ao portal de manutenção para exibir e manter o registro selecionado.

Observação: Dicas do Script. Uma zona de "Dicas de Script" relacionada ao contexto é associada a essa página. A zona fornece links para Sintaxe de Editar Dados e Tópicos de Esquema Avançado, permitindo que os usuários acessem rapidamente esses tópicos da ajuda on-line referentes à criação de scripts. Além disso, a zona fornece links para o visualizador de Documentos Java de Groovy e uma lista de permissões de classes Groovy de terceiros, para que os usuários verifiquem a lista restrita de classes disponíveis para codificação Groovy no script.

Descrição da Página

Informe um único código de Script e Descrição para o script. Use Descrição Longa para detalhar a finalidade deste script. Proprietário indica se o script pertence ao pacote base ou à implementação (Modificação do Cliente).

CUIDADO: Importante! Se você incluir um novo script, leve em consideração a convenção de nomenclatura. Para obter mais informações, consulte Convenção de Nomenclatura dos Dados de Sistema.

O Tipo de Script indica se é um Script do BPA, Script de Plug-In, Script da Biblioteca Groovy ou Script de Serviço. Para obter mais informações, consulte Visão Geral dos Scripts de BPA e Visão Geral dos Scripts Baseados em Servidor.

Opção de Acessibilidade é exibida somente para scripts de BPA. Defina esse valor como Acessível do Menu do Script para qualquer script que possa ser ativado como um script independente. Os scripts com essa configuração podem ser vinculados a uma opção de navegação, de forma que possam ser chamados de um menu e possam ser configurados por um usuário como um script favorito. Defina esse valor como Acessível do Menu do Script para qualquer script que não possa ser ativado por conta própria. Por exemplo, qualquer script que seja chamado como subscript de outro script deve ter essa configuração. Além disso, qualquer script que seja criado para ser acionado dentro de um portal específico, no qual determinados dados são fornecidos ao script, devem ser incluídos nesta configuração.

Informe um Serviço de Aplicativo se a execução do script deve ser protegida. O serviço de aplicativo deve incluir Executar como um dos modos de acesso. Para obter mais informações, consulte Protegendo a Execução do Script. Esse campo não é exibido se o tipo de script é Script da Biblioteca Groovy.

Entidade do Algoritmo é exibida apenas para scripts de plug-in. Use este campo para definir a entidade do algoritmo à qual esse script pode ser associado.

Objeto de Negócios é exibido apenas para scripts de plug-in associados a objetos de negócios. Informe o Objeto de Negócios cujos elementos devem ser referidos pelo script de plug-in.

A Versão do Mecanismo de Script define as principais informações que afetam o contexto e a execução do script.

  • A versão do mecanismo de script (1, 2 ou 3) define a versão da Linguagem de Caminho XML (XPath) a ser usada para o script. As versões 2 e 3 usam o mecanismo XPath 2 fornecido pela equipe XQuery. É o mesmo mecanismo usado no Oracle Database. A versão 3 do mecanismo de script (atual) é uma versão modificada que oferece melhorias de desempenho sem afetar os scripts existentes da versão 2.

    A versão padrão do mecanismo de script é a 3.0 para scripts de serviço e scripts de plug-in. A versão padrão para scripts do BPA é a 1.0, já que as versões mais recentes não se aplicam a eles.

    Outros detalhes a serem observados sobre a versão 1.0 do mecanismo de script:

    • A biblioteca XPath usada é a Jaxen.

    • Para scripts do BPA, a versão 1.0 usa a XPath e o suporte a XML do navegador, exceto no Internet Explorer, onde é usado o analisador XSXML.

    • A Xpath 1 (e até mesmo a linguagem JavaScript) usa aritmética de ponto flutuante, isso significa que a adição de um conjunto de números com duas casas decimais pode resultar no valor 10779,079999999998, em vez de 10779,08.

  • Um valor de Versão do Mecanismo de Script do Groovy é aplicável apenas a scripts de plug-in. É usado para indicar que apenas os tipos de etapa relacionados ao Groovy são usados no script e sinaliza ao sistema que não é preciso converter os dados de/para uma interface XML. Isso permite maior eficiência na execução do script.

  • O valor Modo de Compatibilidade Framework Versão 2.1 permanece para fins de atualização. Esse valor só deve ser aplicado nas versões anteriores dos scripts do BPA que usam sintaxe incompatível com a sintaxe XPath.

Observação: O campo Versão do Mecanismo de Script não é exibido para scripts da Biblioteca Groovy. A versão do mecanismo de script para esses scripts é definida, por padrão, como Groovy e não pode ser alterada.

Clique em Visualizar Esquema do Script para exibir as áreas de dados do script na janela do visualizador do esquema. O link não é exibido se Groovy é a versão do mecanismo de script.

Clique no hiperlink Visualizar XSD para exibir a definição do esquema de um script no formato XSD. Esse link só é exibido quando o tipo do script é Script do BPA ou Script de Serviço.

O hiperlink Visualizar Superclasse do Script só é exibido para os scripts de plug-in que usam Groovy como versão do mecanismo. Clique nesse link para visualizar o código da superclasse gerada durante a execução para a implementação do spot de plug-in relacionado.

O hiperlink Visualizar Script como Texto é exibido apenas para scripts baseados em servidor. Clique nesse link para visualizar os comandos internos de escrita de script em uma janela separada.

A estrutura resume as etapas do script. É possível usar o hiperlink para acessar a guia Etapa, que exibirá a etapa correspondente.