Noções Básicas sobre Divisões de Serviço de Informações do Cliente

Há dois tipos de Divisões mencionadas em um tipo de Acordo de Serviço: uma Divisão de Serviço de Informações do Cliente e uma Divisão do LR. Essa é uma estrutura muito avançada, mas pode ser confusa.
  • As divisões do Livro-Razão geralmente são constituídas de entidades individuais (por exemplo, empresas) em seu livro-razão. Você deve configurar uma divisão do LR para cada entidade. O único objetivo da divisão do LR no sistema é definir o período contábil associado às transações financeiras vinculadas aos acordos de serviço associados à divisão do LR (acordos de serviço são associados às divisões do LR através do tipo de Acordo de Serviço). O sistema considera períodos de contabilização para evitar que um usuário reserve dinheiro para períodos fechados. O sistema também usa períodos contábeis quando produz o arquivo simples que contém o lançamento consolidado, que é utilizado para seu livro-razão (consulte A Interface do LR para obter mais informações).
  • Uma divisão de Sistema de Informações do Cliente está associada a uma jurisdição. A definição de uma jurisdição é uma entidade orientada pela geografia com regras de negócios exclusivas. Por exemplo, se você realizar negócios na Califórnia e em Nevada, e cada estado tiver regras de cobrança diferentes, será necessária uma jurisdição separada para cada estado. Você deve configurar uma divisão de serviço de informações do cliente para cada jurisdição em que realiza o negócio.
  • A divisão de Serviço de Informações do Cliente também é mencionada no acordo de serviço, na unidade consumidora e na conta.
    • A divisão de Sistema de Informações do Cliente realmente faz parte do tipo de Acordo de Serviço. Como o tipo de Acordo de Serviço controla muitas regras de negócios, todas as regras de negócios que estiverem no tipo de Acordo de Serviço podem ser entendidas como sendo definidas para uma determinada jurisdição e combinação do tipo de Acordo de Serviço. Por exemplo, você pode definir suas tarifas válidas para serviço elétrico residencial na Califórnia, que é diferente das tarifas válidas em Nevada. Para obter mais informações, consulte Definindo Tipos de Acordo de Serviço . Além de controlar as regras de negócios definidas no tipo de Acordo de Serviço, a divisão do Sistema de Informações do Cliente do Acordo de Serviço também controla o tipo de critérios de cobrança usado para determinar se e como cobrar o débito inadimplente. Para obter mais informações, consulte Configurando Controle da Classe de Cobrança.
    • A divisão de Sistema de Informações do Cliente define a jurisdição na qual a unidade consumidora está localizada. Essa jurisdição controla os tipos de acordos de serviço que podem ser associados aos pontos de serviço da unidade consumidora (por exemplo, você pode vincular somente acordos de serviços orientados pela Califórnia às unidades consumidoras controladas pela jurisdição da Califórnia). Você também pode configurar seus tipos de atividade de campo para executar algoritmos especiais quando uma atividade de campo for concluída no ponto de serviço localizado na jurisdição específica.
    • A divisão de Sistema de Informações do Cliente da conta, quando combinada com a classe de cliente da conta, define a jurisdição que controla as regras financeiras de negócios (por exemplo, a data de vencimento da fatura, quando e como as multas por atraso no pagamento serão calculadas etc.). Para obter mais informações sobre essas regras, consulte Configurando Classes de Cliente. A divisão de Sistema de Informações do Cliente da conta também pode ter uma função no destinatário das entradas de Atividade associadas à conta. Para atribuir entradas de Atividade a uma função com base na divisão, basta vincular o tipo de Atividade à divisão. Para obter mais informações, consulte Entradas de Atividade Fazem Referência a uma Função.