Cancelamentos de Pagamento e Regime de Exercício Diferido

Se um pagamento for responsável pela transferência de dinheiro do código de distribuição suspenso para o código de distribuição de contas a pagar, é porque, se o pagamento for cancelado, isso resultará no estorno dessa transferência do código de distribuição suspenso para o código de distribuição de contas a pagar. Se o regime de exercício diferido for usado e o pagamento for cancelado após a data de vencimento da fatura, os valores suspensos que foram transferidos deverão permanecer registrados.

Por exemplo, suponha que o pagamento abaixo foi cancelado após a data de vencimento da fatura:

Evento

Contabilização do LR

Pagamento recebido

110 em dinheiro

Contas a Receber <110>

Imposto Suspenso 10

Imposto a Pagar <10>

No cancelamento, a entrada acima será estornada, restabelecendo o saldo na conta suspensa:

Evento

Contabilização do LR

Pagamento cancelado após a data de vencimento da fatura

<110> em dinheiro

Contas a Receber 110

Imposto Suspenso <10>

Imposto a Pagar 10

No entanto, como a data de vencimento da fatura passou, a conta suspensa precisa ser registrada. Para contas de item em aberto, o sistema vem com um algoritmo de congelamento de transação financeira de classe de cliente (C1-PR-CA-RVS) que cria uma programação de revisão de fatura para a fatura afetada se ainda não existir uma. Quando o processo em batch de revisão da fatura é executado na próxima vez, ele verifica o saldo pendente das contas suspensas em cada acordo de serviço vinculado à fatura e cria um ajuste de liquidação para cada acordo de serviço.

Evento

Contabilização do LR

Ajuste criado

Imposto Suspenso 10

Imposto a Pagar <10>

Observe que essa solução só é aplicável à contabilização de item em aberto em que a fatura correspondente ao pagamento pode ser determinada. Se a contabilização de referência de saldo for praticada, a fatura ou as faturas às quais o pagamento foi aplicado não poderão ser determinadas. Nesse caso, o próximo registro de revisão da fatura criado para a conta como parte do faturamento fará com que os saldos das contas suspensas sejam analisados e a liquidação alcançará esse ponto.