Classe do Cliente - Principal

Para configurar a classe de cliente, navegue até Admin > Cliente > Classe de Cliente > Adicionar e use a Página principal para definir a sua Classe de Cliente.

Descrição da Página

Especifique um código de Classe de Cliente exclusivo e uma Descrição para cada classe de cliente.

Use Classe de Cobrança para definir a classe de cobrança que padroniza novas contas que pertencem a essa classe de cliente. Uma classe de cobrança da conta pode ser modificada posteriormente, se a conta tiver problemas ou necessidades de cobrança especiais.

Caminho Rápido:

Para obter mais informações sobre o significado da classe de cobrança, consulte Criando suas Classes de Cobrança.

Ative Atividade Comercial Requerida se os acordos de serviço vinculados às contas com essa classe de cliente exigirem que seja especificada uma descrição da Atividade Comercial.

Ative Contabilização de Item em Aberto se as contas pertencentes a essa classe de cliente estiverem sujeitas à conta de item em aberto. Para obter uma explicação completa do significado dessa chave, consulte Contabilização de Item em Aberto.

Ative Pagamento - Não Pertencente ao Sistema de Informações do Cliente se as contas pertencentes a essa classe de cliente forem usadas para pagamentos feitos para reduzir o débito não pertencente ao Sistema de Informações do Cliente. Por exemplo, suponha que sua empresa aceita pagamentos de um avaliador da região e você não quer configurar uma conta separada para cada pessoa que paga sua fatura de avaliação. Você deve configurar as seguintes informações para aceitar tais pagamentos:

  • Crie uma classe de cliente denominada "Não Pertencente ao Sistema de Informações do Cliente".
  • Crie um tipo de Acordo de Serviço para cada tipo de pagamento não pertencente ao Sistema de Informações do Cliente que os clientes podem efetuar. Certifique-se de especificar um código de distribuição em cada tipo de Acordo de Serviço que faça referência à conta de receita apropriada (ou contas a pagar). Não esqueça de indicar que cada tipo de Acordo de Serviço não é faturado.
Observação:

Os modelos de pagamento podem ser usados para tipos comuns de alocações de pagamento sem Sistema de Informações do Cliente. Esses modelos são usados para definir a distribuição do pagamento como padrão e permitem que pagamentos sem Sistema de Informações do Cliente sejam alocados diretamente a códigos de distribuição específicos.

Caminho Rápido:

Para obter mais informações sobre como usar os Modelos de Pagamento para processar pagamentos sem Sistema de Informações do Cliente, consulte Pagamentos sem Sistema de Informações do Cliente.

  • Crie uma conta na qual você registrará tais pagamentos. Essa conta deve fazer referência à nova classe de cliente. É recomendada a criação de uma conta separada para cada tipo de Acordo de Serviço que você criou na etapa anterior.
  • Crie e ative um acordo de serviço para a(s) nova(s) conta(s).

Quando alguém saldar·um débito não pertencente ao sistema de informações do cliente, o operador adicionará um pagamento para a conta acima. No pagamento, o operador deve registrar informações de referência para saber exatamente porque o pagamento foi feito. Para obter mais informações, consulte Evento de Pagamento - Principal.

Defina uma variedade de regras de negócios para cada divisão na qual uma classe de cliente tem clientes. Por exemplo, se você trabalhar na Califórnia e em Nevada E tiver divisões de Sistema de Informações do Cliente para cada estado E tiver clientes residenciais em cada estado, você deverá definir Controles da Classe do Cliente para cada uma dessas divisões. Faça isso na página Classe de Cliente - Controles. A grade seguinte simplesmente mostra as divisões de Sistema de Informações do Cliente para as quais as regras de negócios foram configuradas.