O Status do Contato da Pessoa pode ser controlado por um Processo
Visão Geral
Os tipos de contato da pessoa podem ser configurados para permitir um status. Para alguns tipos de contato da pessoa, sua implementação pode controlar o status por meio de um processo, em vez de permitir que o status seja definido manualmente. Um exemplo disso é usar o status de contato da pessoa para capturar a aceitação para receber mensagens de texto, o que é obrigatório em algumas jurisdições. A aceitação está buscando permissão de um cliente para usar um contato da pessoa para uma finalidade, como enviar mensagens de texto ao cliente.
A aceitação funciona em conjunto com a funcionalidade para ativar a aceitação de um tipo de entrega. Elas podem funcionar de forma independente, mas juntas oferecem uma solução completa. Uma vez que podem funcionar separadas umas das outras, cada uma é descrita de forma independente. Para obter mais detalhes sobre essa lógica, consulte Ativando a Aceitação de um Tipo de Entrega.
Para controlar o status de contato da pessoa com um processo, o tipo de contato da pessoa deve primeiro ser configurado para permitir o status. O tipo de contato da pessoa deve ser configurado na seção de aceitação das Preferências de Notificação da configuração principal. Ao definir um Script de Status, o status do contato da pessoa só poderá ser alterado pela lógica contida ou iniciada a partir do script. O produto é fornecido com um script que cria uma tarefa de serviço de aceitação. Isso foi projetado especificamente para oferecer suporte ao recebimento de notificações por meio de mensagens de texto (SMS).
Aceitar Processo
Para usar a funcionalidade, configure um novo tipo de tarefa de serviço para aceitação. Este tipo de tarefa deve fazer referência ao Objeto de Negócios do Tipo de Tarefa de Aceitação da Preferência de Notificação (C1-NotifPrefOptInTaskType). O produto é entregue com um objeto de negócios de tarefa de serviço. A tarefa de serviço é responsável por iniciar uma solicitação de aceitação, atualizar o status do contato da pessoa e registrar a resposta do usuário. Um serviço Web de entrada recebe as respostas e faz a transição da tarefa de serviço. Esses componentes foram projetados para integração com a Central de Notificações. Quando um cliente recebe uma solicitação de aceitação, ele deve confirmar. O conteúdo da mensagem explica os comandos para o usuário. Exemplos são COMFIRMAR ou INTERROMPER. A Central de Notificações está configurada para interpretar comandos específicos e mapeá-los para os esperados pelo serviço de entrada, que faz a transição da tarefa de serviço de forma adequada.
Além da solicitação de aceitação inicial, os usuários podem interromper ou cancelar a assinatura das notificações a qualquer momento. A solução fornecida suporta dois modos para essa funcionalidade: cancelar a assinatura de todas as notificações de um contato da pessoa específico ou cancelar a assinatura de um tipo de notificação específico para um contato da pessoa específico. Isso é controlado por meio da configuração e depende do sistema externo, como a Central de Notificações, para determinar o tipo de notificação.
O texto de ajuda das Preferências de Notificação na configuração principal contém informações detalhadas sobre a configuração necessária para controlar o status do contato da pessoa e configurar processos de aceitação.
É importante observar que, embora o processo fornecido para controlar o status do contato da pessoa tenha sido projetado para funcionar em conjunto com o processo de aceitação, a sua implementação pode criar um processo personalizado que possa criar uma tarefa de serviço ou fazer algo completamente diferente. Além de poder funcionar sem aceitação e notificações. Por exemplo, o processo pode ser usado para verificar se um endereço de e-mail é válido enviando ao cliente uma solicitação de verificação.
Um outro conceito possível é a habilitação da aceitação para um tipo de entrega. Isso está intimamente relacionado à funcionalidade descrita aqui, mas tem implicações diferentes no sistema. Para obter mais informações, consulte Ativando a Aceitação de um Tipo de Entrega.
Há uma limitação que merece atenção. Um tipo de contato da pessoa pode ser configurado para permitir vários tipos de entrega, no entanto, a solução entregue só permite que um único tipo de entrega seja associado ao processo usado para automatizar o status do contato da pessoa. Sem essa limitação, diferentes processos seriam responsáveis por atualizar um único status do contato da pessoa, e essas atualizações poderiam ser conflitantes.
Os Status do Contato da Pessoa do Sistema
A solução de aceitação fornecida com o produto utiliza os três valores de status fornecidos. São eles: Pendente, Aprovado e Recusado. Sua implementação pode adicionar seus próprios status de contato da pessoa, mas eles não funcionarão com a solução fornecida com o produto. Consulte Configurando Status do Contato da Pessoa.
Como o Sistema Automatiza o Status do Contato da Pessoa
-
A principal maneira de iniciar o processo para controlar o status do contato da pessoa é quando um contato da pessoa é usado para adicionar uma preferência de contato e a preferência do tipo de entrega do contato corresponde ao tipo de entrega associado ao tipo de contato da pessoa, conforme definido na configuração principal Preferências de Notificação. Esse método depende da habilitação da aceitação para um tipo de entrega. É assim que os dois processos interagem. Para obter mais informações, consulte Ativando a Aceitação de um Tipo de Entrega. Um exemplo desse cenário é que existe um contato da pessoa e é de um tipo que pode receber mensagens de texto, como "Telefone Celular". Até que o contato da pessoa seja usado em uma preferência de contato para receber uma notificação, não há motivo para se iniciar um processo de aceitação.
-
Esse processo pode ser iniciado automaticamente configurando um contato da pessoa como padrão para um status inicial Pendente . Quando um contato da pessoa é adicionado, o processo é iniciado. Um exemplo desse cenário é um e-mail de contato da pessoa que inicia um processo para verificar o endereço de e-mail assim que ele é adicionado ao sistema.
-
Quando o valor de um contato da pessoa aprovado é alterado, o processo é reiniciado. Por exemplo, mesmo que a aprovação esteja relacionada a um contato pessoal específico no sistema, que possui um ID exclusivo, externamente a aprovação se destinava a um número de telefone ou endereço de e-mail específico. Quando o valor do contato da pessoa (isto é, o número de telefone ou o endereço de e-mail) for alterado, a aprovação anterior perde a validade. O status do contato da pessoa é alterado para Pendente .
Um usuário pode iniciar manualmente o processo. Existe um botão na linha Contato da Pessoa em Pessoa - Principal. O botão pode ser usado para reiniciar o processo quando o cliente não tiver a solicitação e precisar que ela seja reenviada. Também pode ser usado para iniciar manualmente o processo antecipadamente - antes que o contato da pessoa seja usado em uma preferência de contato.