Noções Básicas Sobre Versões de Produtos de Consumo

Uma versão do bem de consumo registra os atributos e as regras do produto aplicáveis aos contratos do consumidor relacionados à versão do bem de consumo.

Observação: os contratos do consumidor estão relacionados às versões dos bens de consumo, e não aos bens de consumo. A adição de uma nova versão do bem de consumo não afetará os contratos de consumidor existentes.

Para um contrato do consumidor que é criado ou alterado usando uma solicitação de serviço do cliente, a versão do bem de consumo é determinada usando o algoritmo Determinar Versão definido no objeto de negócios Bem de Consumo. O pacote base fornece um tipo de algoritmo que determina a versão efetiva do bem de consumo, comparando a data efetiva da oferta da versão e a data em que o novo contrato ou alteração do contrato foi acordado. Algoritmos personalizados alternativos podem usar uma ou mais datas efetivas da oferta da versão do produto do consumidor, data efetiva do serviço, data final da oferta, data final do serviço e seleção da versão do bem de consumo. Para ver a lista de algoritmos disponíveis, procure os tipos de algoritmo Bem de Consumo (Objeto de Negócios) - Determinar Versão

Os bens de consumo têm dois tipos de regras: regras de bens de consumo e regras de contratos do consumidor. As regras de bens de consumo são usadas para executar serviços configuráveis para uma versão de bem de consumo. Por exemplo, uma regra de bem de consumo pode determinar o produto substituto a ser usado quando o produto de um contrato não for mais aplicável. As regras de contratos do consumidor são usadas para criar novos contratos do consumidor e fazer alterações nos contratos do consumidor existentes. Por exemplo, uma regra de contrato do consumidor pode ser usada para criar ou interromper um acordo de serviço.

As regras de bens de consumo estão diretamente relacionadas a uma versão de bem de consumo. As regras de contrato do consumidor são organizadas em grupos usando componentes do bem de consumo. Os componentes do bem de consumo podem ser vinculados em uma hierarquia. A versão do bem de consumo registra o componente do bem de consumo na parte superior da hierarquia.

Os atributos de uma versão do bem de consumo são registrados como características de versão do bem de consumo ou como características do componente do bem de consumo. Exemplos de atributos são: a duração de um período de preço fixo e o valor de uma taxa de saída.

Os critérios de aplicabilidade do componente do bem de consumo determinam se um componente do bem de consumo é aplicável. Os atributos do produto recuperados ou as regras de contrato do consumidor aplicadas a uma versão do bem de consumo variarão, dependendo das regras de critérios de aplicabilidade do componente do bem de consumo.