Ajustes em Notas de Crédito

Acima, descrevemos uma nota de crédito como sendo um documento separado que contém os detalhes do cancelamento de vários segmentos da fatura que apareceram em uma determinada fatura. Algumas implementações também desejam que os ajustes que apareceram na fatura original sejam cancelados quando uma nota de crédito for gerada. Assim, quando a próxima fatura for gerada para o cliente, esses mesmos ajustes deverão ser reproduzidos. Os pontos a seguir descrevem como implementar essa funcionalidade:

  • Insira um algoritmo da Conclusão da Fatura nas Classes de Cliente aplicáveis. Um algoritmo de pacote base (C1-CN-RADJ) estornará os ajustes de uma fatura quando uma nota de crédito for concluída.
  • Insira um algoritmo de Lançar Conclusão da Fatura nas Classes de Cliente aplicáveis. Um algoritmo de pacote base (C1-CN-ADNB) recriará os ajustes na fatura original depois que a nota de crédito for concluída. Esses ajustes serão transferidos para a próxima fatura gerada para a conta.

Você pode restringir a funcionalidade acima a tipos de ajustes específicos (por qualquer motivo). É possível fazer isso colocando um determinado tipo de característica/valor de característica nos tipos de ajuste que devem ser estornados e recriados quando uma nota de crédito for criada. Você define essa combinação de tipo de característica/valor de característica como parâmetros dos dois algoritmos descritos anteriormente.

Observação:

Quando a fatura original contém cancelamentos de ajuste. A discussão anterior mostrou como os ajustes podem ser cancelados em uma nota de crédito e recriados na próxima fatura. Esses mesmos algoritmos também fazem o oposto, isto é, se a fatura original contiver um cancelamento de ajuste, a nota de crédito conterá o ajuste recriado, e a próxima fatura conterá seu cancelamento. Sem isso, a nota de crédito não seria o estorno da fatura (e algumas organizações operam dessa forma).