Transação Financeira - Principal

Para atualizar e manter as informações de transação financeira, clique em Menu > Financeiro > Transação Financeira.

Observação:

Navegando a partir de transações de origem. Nas páginas de manutenção de fatura, pagamento e ajuste, você pode clicar no botão ir para da transação financeira para acessar essa página.

Descrição da Página

A maioria dos atributos desta página é apenas para exibição. Os tópicos a seguir descrevem as condições em que alguns campos podem ser modificados:

  • O campo Data de Contabilização pode ser modificado antes de a transação financeira ser enviada para o GL (ou seja, antes de o Status de Distribuição do GL mudar para Distribuído ).
  • O campo Nova Cobrança pode ser modificado antes de a transação financeira ser lançada em uma fatura (quando a próxima fatura for concluída para a conta da transação financeira). Se o campo Nova Cobrança for modificável e estiver desativado, a Data de Vencimento de Obrigações deverá ser especificada.
  • Os campos Mostrar na Fatura e Correção podem ser modificados antes do congelamento da transação financeira.

O restante desta seção define cada um dos campos da página.

Tipo de Transação Financeira é o tipo de FT. Os valores são: Ajuste, Cancelamento de Ajuste, Segmento da Fatura, Cancelamento do Segmento da Fatura, Segmento de Pagamento e Cancelamento do Segmento de Pagamento. Clique no botão ir para a fim de exibir a transação de origem na página de ajuste, fatura ou pagamento.

ID da Transação Financeira é o identificador exclusivo da transação financeira atribuído pelo sistema.

ID do Acordo de Serviço é o identificador exclusivo atribuído pelo sistema ao acordo de serviço ao qual a transação financeira está vinculada.

ID da Fatura é o identificador exclusivo atribuído pelo sistema da fatura ao qual a transação financeira está vinculada. Esse campo é preenchido somente depois que a transação financeira é lançada em uma fatura (e isso ocorre quando a próxima fatura é concluída para a conta da transação financeira).

ID Associado é o identificador exclusivo atribuído pelo sistema para a transação de origem associada à transação financeira.

  • Se essa transação financeira estiver associada a um segmento da fatura, o ID Associado conterá o identificador exclusivo do segmento da fatura.
  • Se essa transação financeira estiver associada a um segmento de pagamento, o ID Associado conterá o identificador exclusivo do segmento de pagamento.
  • Se essa transação financeira estiver associada a um ajuste, o ID Associado conterá o identificador exclusivo do ajuste.

O ID Original contém:

  • Se essa transação financeira estiver associada a um segmento da fatura, o ID Original conterá o identificador exclusivo da fatura à qual o segmento da fatura está associado.
  • Se essa transação financeira estiver associada a um segmento de pagamento, o ID Original conterá o identificador exclusivo do pagamento ao qual o segmento de pagamento está associado.
  • Se essa transação financeira estiver associada a um ajuste, o ID Associado conterá o tipo de ajuste.

Data e Hora de Criação são a data e a hora em que a transação financeira foi criada.

Data de Contabilização é a data de contabilização que será usada pelo livro razão para definir o(s) período(s) contábil(eis) em que a transação financeira será registrada.

Divisão de Serviço de Informações do Cliente é a divisão CIS associada à transação financeira. Ela tem como origem a divisão CIS vinculada ao tipo de acordo de serviço da transação financeira.

Divisão do GL é a divisão do livro razão associada à transação financeira. Ela tem como origem a divisão do GL vinculada ao tipo de acordo de serviço da transação financeira.

Mostrar na Fatura indica se a transação financeira será mostrada na fatura do cliente. Você deve desativar essa opção somente para transações financeiras erradas que não devam ser mostradas ao cliente. Por exemplo, se você cancelar/refaturar um segmento da fatura e desejar ignorar as transações financeiras resultantes da fatura impressa, desative essa opção.

Nova Cobrança indica se o período de expiração da cobrança da transação financeira deve começar a ser calculado somente quando a transação for lançada na próxima fatura produzida para a conta. Se quiser inserir manualmente uma Data de Vencimento de Obrigações, será necessário desativar essa chave. O sistema deixa esse conjunto de chaves ao atribuir uma data de obrigações atrasadas durante o processo de conclusão da fatura. Isso é feito para que o sistema saiba quais transações financeiras tiveram atribuída uma data de vencimento das obrigações durante a conclusão da fatura. Se uma fatura concluída for reaberta, a data de vencimento das obrigações será reatribuída quando a fatura for concluída.

Não em Obrigações Atrasadas indica se o impacto financeiro da transação financeira foi cancelado e, portanto, não deve ser considerado uma obrigação atrasada. Essa chave é ativada pelo sistema quando a transação de origem de uma FT é cancelada (a transação financeira original e a transação financeira de cancelamento são marcadas como Não em Obrigações Atrasadas).

ID do Evento de Correspondência é o identificador exclusivo atribuído pelo sistema ao evento de correspondência ao qual a transação financeira está vinculada. Esse campo está habilitado apenas para Contas de Item em Aberto. Lembre-se de que a alteração do evento de correspondência de uma transação financeira pode provocar o balanceamento/desbalanceamento dos eventos de correspondência anterior e recém-referenciado.

Data de Vencimento de Obrigações é a data a partir da qual a transação financeira começa a vencer. Esse campo normalmente fica em branco até que a transação financeira seja lançada na fatura da conta. Se desejar que uma transação financeira expire em uma data passada (por qualquer motivo), insira a Data de Vencimento de Obrigações apropriada. (Observação - você deve desmarcar a caixa "Nova Cobrança" primeiro para fazer isso.) Se a data de vencimento das obrigações for atribuída manualmente, ela não será atualizada durante a conclusão da fatura, nem será ajustada quando uma fatura for reaberta e concluída novamente.

Correção resume a transação financeira na área de correção da visão geral da fatura. É definida pelo sistema automaticamente quando um segmento da fatura é cancelado/refaturado depois de a fatura original ser concluída (isto é, enviada para o cliente).

Redundante indica se o impacto financeiro da transação financeira é considerado irrelevante. Isso ocorre apenas quando a transação financeira atinge um prazo que não é mais relevante para fins de expiração (ou seja, quando a transação financeira tem mais de 120 dias - ou qualquer outro prazo definido como Limite de Atraso nas Opções de Instalação) e quando seu saldo é exatamente igual a zero com relação a outras transações financeiras redundantes do acordo de serviço.

Transferido indica se a transação financeira foi transferida para um prestador de serviços. Isso pode ocorrer apenas quando a transação financeira está vinculada a um acordo de serviço associado a um prestador de serviços do tipo "faturamento por terceiros". Para obter mais informações, consulte Faturamento por Terceiros .

A chave Congelado será ativada quanto a transação financeira tiver sido congelada (ou seja, lançada nos saldos a pagar e/ou atual do acordo de serviço). Se essa chave estiver ativada, Data/Hora de Congelamento e Congelado por estarão preenchidos.

Valor Atual contém o impacto da transação financeira no saldo atual do acordo de serviço.

Valor a Pagar contém o impacto da transação financeira no saldo a pagar do acordo de serviço.

Caminho Rápido:

Para obter mais informações, consulte Saldo Atual versus Saldo a Pagar.

Código da Moeda é o código da moeda associado à conta da transação financeira.

Status de Distribuição do GL define o status da transação financeira no que se refere à sua interface com o livro razão. Quando uma transação financeira é criada, seu status é Pendente . Quando é congelada, esse valor é definido como Gerado. Se você modificar os detalhes do GL, o status se tornará Modificado. Depois que eles são marcados para interface com o livro razão pelo processo GLS , o status passa a ser Distribuído.

Datas de Extração do GL exibe a data Programada em que os detalhes do GL serão marcados para interface com o livro razão. Essa data geralmente é definida apenas como uma data futura para transações financeiras associadas a pagamentos automáticos. Real exibe a data em que os detalhes do GL foram de fato lançados no livro razão.

A grade na parte inferior mostra os débitos e créditos da transação financeira (ou seja, as linhas de lançamento dos detalhes). Débitos são mostrados como valores positivos, créditos são valores negativos. Os tópicos a seguir descrevem regras que estabelecem se e como as informações na grade podem ser modificadas:

  • Os detalhes do LR da transação financeira não poderão ser modificados se a transação estiver Pendente ou Distribuída.
  • A soma de todos os Valores deve ser zero.
  • Vários detalhes do LR da transação financeira podem ser definidos para afetar o Valor Total (embora eles sejam normalmente gerados com um LR marcado para afetar o valor total).
  • Todos os GLs das transações financeiras marcados para afetar o Valor Total devem somar o Valor a Pagar da transação financeira.

As informações a seguir são exibidas:

  • Número de Seqüência é o identificador exclusivo atribuído pelo sistema à linha de lançamento.
  • Valor Total define se a linha de lançamento contém o total das outras linhas de lançamento. Por exemplo, em um segmento da fatura para serviço público, essa opção estaria ativada para contas a receber porque seu valor equivale à soma das outras contas do GL de contas a pagar e receita.
  • Código de Distribuição é o código de distribuição do Sistema de Informações do Cliente do qual derivam os elementos da conta do LR.
  • Se a Conta do LR tiver sido preenchida, o número da conta do LR será exibido.
Caminho Rápido:

Para obter mais informações sobre como a conta do LR é preenchida, consulte GLASSIGN - Atribuir Números de Conta do LR aos Detalhes do LR.

  • Valor define o valor da linha de lançamento.
  • Valor da Estatística define o valor da estatística que será lançado no GL. Esse valor é preenchido apenas em linhas de distribuição criadas para regras de cálculo designadas para afetar a quantidade estatística do LR.
  • Tipo de Característica e Valor de Característica descrevem o valor de característica usado quando o valor da linha foi calculado. Essa informação será exibida apenas se a linha de lançamento tiver sido derivada de linhas de cálculo da fatura calculadas com o uso de um fator de faturamento (pois somente fatores de faturamento usam valores de característica). Para obter mais informações, consulte Ilustração de um Fator de Faturamento e Suas Características .
Observação:

Relatório fiscal. O valor de característica de uma linha de lançamento NÃO é compartilhado com o LR. Incluímos esse atributo na linha de lançamento para que o relatório fiscal possa ser executado no sistema (relatórios fiscais geralmente precisam mostrar cada autoridade fiscal - o valor de característica - que participou de uma determinada conta do GL de imposto a pagar).

  • Se você tiver configurado suas opções de instalação para indicar que a contabilidade de fundos é praticada, a descrição dos Fundos associados a esse código de distribuição será exibida.