Removendo Medições Iniciais Indesejadas

Com o tempo, as implementações podem acumular medições iniciais não finais desnecessárias que efetivamente ficam "presas" no sistema. Exemplos desses tipos de medições iniciais incluem:

  • Medições iniciais duplicadas importadas erroneamente 

  • Medições iniciais que não passaram na validação e não foram corrigidas ou substituídas

  • Medições iniciais que acionaram monitores de problemas de serviço que permanecem não resolvidos

Essas medições iniciais também podem ter Exceções de VEE, Entradas de Atividade e Monitores de Problemas de Serviço relacionados que também permanecem "presos". Esses dados desnecessários podem afetar o desempenho geral do sistema e devem ser revisados e removidos periodicamente. 

O recurso Remover Medições Iniciais Indesejadas pode ser usado para identificar e fechar ou excluir essas medições iniciais não finais indesejadas e quaisquer exceções de VEE relacionadas, Entradas de Atividade e monitores de problemas de serviço. Esse processo é iniciado pela criação de registros de Solicitação que especificam os parâmetros usados para localizar as medições iniciais não finais a serem removidas. A solicitação, por sua vez, inicia um processo em batch que identifica medições não finais e Exceções de VEE, Entradas de Atividade e/ou Monitores de Problemas de Serviço relacionados.

Essa funcionalidade usa os seguintes objetos do sistema:

Tabela listando objetos usados por este recurso.

Tipo de Objeto

Nome do Objeto

Descrição

Objeto de Negócios do Tipo de Solicitação

Remover Tipo de Solicitação de IMDs (D1-RemoveIMDsType)

Usado para definir tipos de solicitações de remoção de medições iniciais.

O objeto de negócios de solicitação Remover Solicitação de IMDs (D1-RemoveIMDsRequest) (veja abaixo) é definido como o "Objeto de Negócios da Transação Relacionada" para este objeto de negócios, o que significa que as solicitações criadas para tipos de solicitação com base nesse objeto de negócios usam o objeto de negócios de solicitação Remover Solicitação de IMDs (D1-RemoveIMDsRequest).

Controle Batch

Remover IMDs Não Finais (D1-RENFI)

Usado para identificar medições não finais e exceções de VEE, Entradas de Atividade e/ou Monitores de Problemas de Serviço relacionados (Tarefas de Serviço).

Solicitar Objeto de Negócios

Remover Solicitação de IMDs (D1-RemoveIMDsRequest)

Usado para criar e processar solicitações de remoção de medição iniciais.

Objeto de Negócios de Fatos

Remover Contagem de Objetos IMD (D1-RemoveIMDOjbectCount)

Usado para capturar detalhes das medições iniciais e objetos relacionados a serem removidos. 

Remover Tipos de Solicitação de Medições Iniciais Indesejadas

As solicitações usadas para remover medições iniciais são baseadas em tipos de solicitação que especificam o controle batch usado para identificar e remover as medições iniciais. 

Para criar tipos de solicitação usados com este recurso:

  1. Selecione Menu, Administrador, Geral, Tipo de Solicitação, Adicionar.

  2. Selecione "Remover Tipo de Solicitação de IMDs" na lista suspensa Objeto de Negócios do Tipo de Solicitação e clique em OK.

  3. Insira o seguinte:

    • Tipo de Solicitação: um código para o tipo de solicitação

    • Descrição: uma descrição do tipo de solicitação

    • Controle Batch: procure e selecione o controle batch a ser usado para solicitações desse tipo. O padrão é Remover IMDs Não Finais (D1-RENFI), mas as implementações podem criar versões personalizadas desse controle batch. 

  4. Clique em Salvar.

Remover Solicitações de Medidas Iniciais Indesejadas

Para criar uma solicitação de remoção de medição inicial:

  1. Selecione Menu, Ferramentas, Solicitação, Adicionar

  2. Selecione a solicitação apropriada na lista suspensa Tipo de Solicitação e clique em OK.

  3. Informe os Parâmetros de Envio da solicitação. Esses incluem:

    • Modo: o modo no qual o processo será executado. As opções incluem:

      • Visualizar: retorna uma contagem de medições iniciais não finais e objetos relacionados (Exceções de VEE, Entradas de Atividade e Monitores de Problemas de Serviço)

      • Fechar: transiciona medições iniciais não finais para o estado "Descartado" e conclui e/ou fecha objetos relacionados. Os detalhes sobre os dados afetados pelas solicitações de "Fechamento" são capturados e exibidos na zona Log de Objeto.

      • Excluir: exclui medições iniciais não finais de qualquer objeto relacionado. Os detalhes sobre os dados afetados pelas solicitações de "Exclusão" são capturados e exibidos na zona Log de Objeto.

    • Contagem de Threads: o número de threads de processamento alocados para o processo

    • Objeto de Negócios do IMD: usado para restringir as medições iniciais processadas às de um objeto de negócios específico

    • Status do IMD: usado para restringir as medições iniciais processadas para aquelas em um estado não final específico, incluindo Pendente, Suspenso, Mapeamento Adicional, Erro de Mapeamento, VEE Pronto, Diferir, Erro, VEE Concluído, Exceção ou Forçar Conclusão

    • Data/Hora Inicial de Criação do IMD: obrigatória. A data e a hora inicial do período no qual as medições iniciais a serem removidas foram criadas. Por exemplo, para remover as medições iniciais criadas entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de janeiro de 2023, a Data/Hora de Criação do IMD - De seria "01-01-2023 12:00".

    • Data/Hora Final de Criação do IMD: obrigatória. A data e hora finais do período no qual as medições iniciais a serem removidas foram criadas. Por exemplo, para remover medidas iniciais criadas entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de janeiro de 2023, a Data/Hora de Criação do IMD - Até seria "01-31-2023 12:00".

    • Configuração do Dispositivo: usada para restringir as medições iniciais processadas às relacionadas a uma configuração de dispositivo específica.

  4. Clique em Salvar. A solicitação será aberta no portal Solicitação.

  5. Clique em Enviar Batch para processar a solicitação.

Inicialmente, as solicitações são criadas no status "Pendente". Quando a solicitação é executada (clicando em Enviar Batch), um processo em batch baseado no controle batch definido no tipo de solicitação é executado.

  • Se houver erros no processo em batch, o Status da solicitação será definido como "Erro em Batch".

  • Se o processo em batch for concluído, o Status da solicitação será definido como "Concluído".

Os detalhes do processo são capturados na seção Informações de Envio e na zona Log de Objeto.

A seção Informações de Envio inclui:

  • Envio de Batch: link para o envio de tarefas em batch para o processo em batch. Clique no link para navegar até o portal Envio de Tarefas em Batch para visualizar os detalhes do processo em batch.

  • Data/Hora Final de Extração SDE do IMD: a data e a hora em que as extrações de dados especializados foram executadas para medições iniciais afetadas pelo processo.

  • Data/Hora de Fim do Batch: a data e a hora em que o processo em batch foi concluído.

A zona Log de Objeto contém uma tabela com detalhes sobre as medições iniciais e os objetos relacionados processados, incluindo:

  • Objeto: o tipo de objeto processado (Dados da Medição Inicial, Tarefa de Serviço, Entrada de Atividade ou Exceção de VEE)

  • Ocorreu Extração de Dados Especializados: um indicador sobre se ocorreu ou não ("Sim" ou "Não") para dados de medição inicial

  • Contagem: o número de objetos processados.

Exemplo:

Tabela listando resultados da amostra.

Objeto

Ocorreu Extração Especializada

Contagem

Dados da Medição Inicial

Não

434

Dados da Medição Inicial

Sim

134

Tarefa de Serviço

1

Entrada de Atividade

425

Exceção de VEE

413

Controle Batch

O controle batch Remover IMDs Não Finais (D1-RENFI) identifica e fecha ou exclui medições iniciais indesejadas e seus objetos relacionados. Quando executado, esse processo em batch cria um fato (usando o objeto de negócios Remover Contagem de Objetos IMD (D1-RemoveIMDObjectCount)) que captura detalhes relacionados ao processo em batch e aos objetos que estão sendo removidos durante o processo. Esses detalhes são exibidos na zona Log de Objeto no portal Solicitação

Observe que o ID da Solicitação é um parâmetro obrigatório para este controle batch, o que significa que este controle batch não pode ser executado por conta própria. Ele só pode ser executado a partir de uma solicitação de remoção de medição inicial. 

As implementações podem criar versões específicas deste controle batch para serem usadas ao remover tipos específicos de dados. Por exemplo, uma implementação pode criar uma versão "Visualizar" desse controle batch ou uma versão usada somente com medições iniciais do intervalo.

As implementações podem alterar o processamento desse controle batch criando algoritmos alternativos para cada um dos Eventos do Sistema usados por esse processo em batch. Para obter mais informações, consulte Processos Ad hoc na seção Processos em Segundo Plano Orientados a Plug-in .

Recomendações e Avisos

  • Recomendamos o uso do modo Visualizar para identificar possíveis medições iniciais para remoção antes de processar uma solicitação no modo Fechar ou Excluir. Isso permite revisar e verificar os dados a serem removidos antes de fechá-los ou excluí-los.  

  • Recomendamos que o acesso a esse recurso seja limitado a administradores de sistema e outros usuários avançados. O acesso a esse recurso pode ser restrito por meio do serviço de aplicativo Remover BOAS da Solicitação de IMDs (D1-RMIMDREQBOAS). 

Aviso: se usado incorretamente, esse recurso pode remover inadvertidamente dados operacionais válidos (como medições iniciais no status "Pendente" aguardando processamento de VEE). Não há processo para "desfazer" a remoção de medições iniciais e objetos relacionados usando esse recurso.