Noções Básicas Sobre os Gerenciamento da Ordem de Serviço
Em um nível alto, as ordens de serviço lidam com solicitações de serviço da seguinte maneira:
Receber/Criar Solicitação de Ordem de Serviço
Uma solicitação de ordem de serviço pode ser o resultado de um cliente solicitar uma alteração no serviço, como habilitar ou desabilitar o serviço ao entrar ou sair de uma residência, mas também pode ser o resultado de outros processos de negócios, como uma solicitação de corte de serviço devido a não pagamento. Nas ações do Oracle Utilities Customer To Meter, como iniciar serviço, interromper serviço e cortar por falta de pagamento, resulta na criação de uma solicitação de atividade de campo para cada ponto de serviço efetivado. Essas solicitações são enviadas ao Service Order Management para serem executadas. Além das solicitações criadas com o Oracle Utilities Customer To Meter, as solicitações de ordem de serviço podem ser recebidas de outros aplicativos
Criar Atividade de Ordem de Serviço
Quando o Gerenciamento de Ordem de Serviço recebe a solicitação de ordem de serviço, ele cria uma atividade de ordem de serviço. Esta atividade gerenciará e orquestrará as outras atividades necessárias para atender à solicitação de serviço original.
Avaliar Ponto de Serviço e/ou Medidor
A atividade da ordem de serviço avalia o estado atual do ponto, medidor ou item de serviço e determina as ações apropriadas a serem tomadas para atender à solicitação de serviço.
Criar atividades conforme necessário
Com base na avaliação do ponto de serviço, medidor ou item, a atividade da ordem de serviço cria uma ou mais atividades para executar as ações necessárias.
-
As atividades de campo da ordem de serviço envolvem o envio de trabalhadores para o campo para executar o serviço. Isso pode incluir a instalação do medidor, a substituição do medidor e outras atividades.
-
As atividades de comando são comandos inteligentes do medidor usados para alterar remotamente o estado do medidor. Isso pode incluir conectar, desconectar, verificar o status do dispositivo (ping) ou solicitar uma leitura sob demanda.
Após cada uma das atividades, a atividade de orquestração reavalia o estado do ponto, medidor ou item de serviço para determinar as próximas ações apropriadas necessárias para atender à solicitação de serviço original.
Por exemplo, ao ativar o serviço em um ponto de serviço com um medidor escalar inteligente, um cenário típico pode envolver o seguinte:
-
Atividade de Campo da Ordem de Serviço - Instalar Medidor
-
Atividade de Comando: Ativar Dispositivo
-
Atividade de Comando: Conexão Remota
-
Atividade de Comando: Leitura Sob Demanda - Escalar
Atualizar Solicitação de Atividade de Campo ou Sistema Solicitante
Quando a atividade de orquestração determina que tudo o que é necessário para satisfazer a solicitação de ordem de serviço está pronto, a atividade de orquestração é concluída. Se a atividade de orquestração tiver sido criada por uma solicitação de atividade de campo, a solicitação também será concluída. Se, no entanto, a atividade de orquestração tiver sido criada devido ao sistema externo, em vez de uma solicitação de atividade de campo, a atividade de orquestração informará o solicitante.
Enviar Notificação para Sistemas de Inscrição
A atividade de ordem de serviço também pode ser configurada para enviar notificações a outros sistemas assinantes sobre o status do ponto de serviço, medidor ou item.