Sobre Medições Finais

As medições finais são medições que foram validadas e, se necessário, editadas e estimadas e estão prontas para uso no processamento a jusante, como cálculos de determinantes de faturamentos.

Quando uma medida inicial é considerada "final", ou seja, ela passou em todo o processamento de VEE e nenhuma modificação ou alteração adicional precisa ser feita, ela é transformada em uma medição final ou simplesmente em uma medida (os termos medição, medição final, e o consumo final faz referência a esses mesmos dados de medição "finais"). Somente uma medição final pode existir para uma determinada data/hora para um determinado componente de medição; existe uma medição final por intervalo e da mesma forma existe uma medição final para cada leitura escalar. Nos dois casos, o valor final de medição armazenado representa a quantidade consumida entre sua data/hora e a data/hora anterior da medição final.

Ao criar medições finais a partir dos dados de medição iniciais:

  • As medições finais são criadas usando quantidades Pós-VEE
  • A condição de cada medição final é copiada da condição Pós-VEE
  • As medições iniciais são normalizadas em medições finais, onde cada medição final é para uma data/hora específicas.
  • Como uma única medida inicial pode conter muitas "leituras", uma medida final separada é criada para cada intervalo na medida inicial. Por exemplo, se uma medição inicial contiver 24 horas de leituras de 15 minutos, serão criadas 96 medições, cada uma com uma data/hora específicas.
  • Um Multiplicador Combinado (criado a partir de multiplicadores definidos para o tipo de componente de medição e o evento de instalação da medição) é armazenado para cada medição. Além disso, outros valores são armazenados para medições de tipos específicos. O Valor de Leitura (que geralmente difere do valor de medição) é armazenado para medições de intervalos escalares e subtrativos, e a condição de leitura é armazenada para medições de intervalos subtrativos. Esses valores são usados com o reprocessamento da medição e outros processos de recálculo no caso das medições iniciais originais terem sido arquivadas ou excluídas.

A data/hora da medição representa o final do período que o valor da medição cobre. A definição do início do período varia ligeiramente com base no tipo de componente de medição associado à medição:

  • Componentes de Medição Escalares: a data/hora da medição representa o ponto em que a leitura foi realizada. O período que a medição cobre é definido como a data/hora das medições anteriores até a data/hora da medição.
  • Componentes de Medição de Intervalo: a data/hora da medição representa o final do período de intervalo. Nenhuma data/hora é armazenada para representar o início do período do intervalo, mas está implícita no tamanho do intervalo do componente de medição. Por exemplo, um componente de medição de intervalo com um tamanho de intervalo horário e uma data/hora de medição de 01/01/2010 00:00 representa a quantidade medida para o período de 31/12/2009 23:00 a 01/01/2010 00:00.
  • Para componentes de medição escalar, existem circunstâncias especiais em que uma medição final não é elegível para uso no processamento (por exemplo, cálculo de consumo, cálculo de uso etc.). Para impedir que outros processos usem essas medidas, eles são marcados com um indicador de uso "Não Use". Normalmente, isso é o resultado da correção automática de um erro de limite de sobreposição quando medições imprecisas de qualidade inferior são removidas para permitir o cálculo bem-sucedido do consumo subtrativo.

Condições

As condições são usadas para descrever a qualidade de uma medição final e são uma entrada importante em muitos de nossos processos. Durante o processamento inicial dos dados da medição, essas condições ajudam as regras de VEE a identificar as medições iniciais que requerem validação ou estimativa mais avançada. Durante os cálculos de uso, as condições de medição ajudam a informar o sistema de cobrança se os determinantes de faturamento produzidos são baseados nos dados reais lidos de um medidor ou se foram estimados (ou, em muitos casos, uma combinação dos dois).

As condições seguem uma sequência numérica que começa em 000000 e vai até 999999. À medida que o código de condição aumenta numericamente, também aumenta a qualidade percebida. Muitas áreas do sistema levam isso em consideração:

  • As regras de VEE usam condições para identificar quais valores iniciais de medição precisam ser estimados ou ajustados
  • As correções automáticas de erro de rolagem permitem que dados de qualidade superior ignorem dados de qualidade inferior para obter um cálculo de consumo que não produza erro.
  • As regras de cálculo de uso podem fornecer informações sobre a qualidade dos determinantes de faturamento com base nos dados de medição subjacentes que alimentam essas quantidades de serviço.

Em toda a funcionalidade do sistema, usa intervalos de códigos de condição para tomar decisões. Em geral, os intervalos são considerados:

Início do Intervalo de Condições

Fim do Intervalo de Condições

Descrição do Intervalo

000000

199999

Nenhuma medição

200000

299999

Medição Ausente

300000

499999

Medição estimada

500000

999999

Medição regular

Os intervalos de "Nenhuma Medição" e "Medição Ausente" à primeira vista parecem sinônimos, mas há uma distinção importante. Com condições que se enquadram na faixa "Nenhuma Medição", a expectativa é que nenhuma medição exista. Já o intervalo "Medição Ausente" implica que uma medida era esperada, mas nunca foi recebida.

Observação: em algumas circunstâncias, como erros de limite de substituição, o intervalo regular é dividido ainda mais para incluir um intervalo "Superior" de 9000000 - 999999, que pode ser usado para selecionar a leitura apropriada a ser usada para resolver o erro.

Durante o processamento inicial da medição, a regra de VEE de Substituição da Medida Final pode ser usada para aumentar a qualidade percebida de um código de condição. Por exemplo, a condição "Nenhuma Leitura - Indisponibilidade de Serviço" que se enquadra na faixa "Nenhuma Medição" pode ser considerada de qualidade superior a "Medições Estimadas" para fins de substituição da medição.

Valores Derivados

As medições finais podem registrar até 10 valores derivados, além do valor "conforme medido". A fórmula de derivação para cada valor em uma medição final é controlada pelo tipo de componente de medição.

Os valores derivados não dependem dos valores de consumo, mas também podem vir de fatores, dados históricos ou outra fonte. or exemplo, um conjunto de medidas pode ser ajustado ou convertido em outras unidades de medida. No exemplo abaixo, o primeiro valor derivado é o resultado da aplicação de um fator de ajuste de perda e o segundo valor derivado é o resultado da aplicação de uma fórmula predefinida contra o valor ajustado da perda para calcular o BTU.

Data/Hora

Conforme Medido UDM: CCF SQI: N/A

Ajustado Por Perda UDM: CCF SQI: N/A

Unidades Térmicas UDM: BTU SQI: N/A

01/01/2010 3:00PM

10

10.1

10.11

01/01/2010 16:00

15

15.15

15.165

01/01/2010 17:00

10

10.1

10.11