Configuração de Mensagem em Tempo Real
Mensagens são encaminhadas a um sistema externo em tempo real por meio do despachador da mensagem de saída ou do serviço de negócios de envio de e-mails em tempo real. O sistema é compatível com o encaminhamento de mensagens via HTTP e via JMS. Além disso, há um tipo especial de remetente de mensagem usado para o envio de e-mails. As seções a seguir destacam a comunicação em tempo real compatível e a configuração necessária para cada um.
Mensagens de E-mail
Para o envio de e-mails, a seguinte configuração é necessária:
-
Definir um remetente da mensagem configurado para e-mail. Os remetentes desse tipo devem ser configurados com a classe RTEMAILSNDR. O contexto do remetente é usado para configurar as informações da conexão com o servidor SMTP.
-
Esse remetente pode ser definido como padrão na tabela opção da mensagem. Como alternativa, o remetente da mensagem pode ser informado ao serviço de negócios como entrada. Para obter mais informações, consulte Enviando E-mails.
Mensagens de Saída
Para outras mensagens de saída encaminhadas por meio do despachador de mensagem de saída em tempo real, um remetente da mensagem precisa ser configurado para definir como encaminhar a mensagem. Os pontos a seguir destacam mais detalhes relacionados a essa configuração.
Determine o mecanismo de comunicação antes de configurar o remetente.
-
Para encaminhar a mensagem via JMS, a seguinte configuração precisa ser definida
-
Defina um Servidor JNDI que indique a localização dos recursos JMS.
-
Defina uma Conexão JMS para a configuração adicional necessária para a conexão.
-
Defina a Fila JMS ou o Tópico JMS a serem usados.
-
-
Para a comunicação com o uso de um formato JSON, determine o método a ser usado para converter o XML em JSON. O método desejado é orientado pela forma como a solicitação deve ser enviada.
-
Ao selecionar o método de Conversão em JSON Base, se a transformação XSL precisar ser aplicada antes da conversão em JSON, o Esquema da Solicitação XML de destino precisará ser definido por meio de uma área de dados, de modo que a lógica de conversão saiba o formato do XML que vai converter. A XSL é aplicada à Fonte XML da mensagem de saída, o que resulta no Esquema de Solicitação XML definido, que é então convertido em JSON. Se a transformação XSL não for necessária, a Fonte XML da mensagem de saída será convertida em JSON.
-
Se você escolher o método Conversão JSON Sem Raiz, o elemento de grupo mapeado para o campo de origem XML será removido pela conversão, resultando em um documento de solicitação JSON sem raiz.
-
Se a fonte XML da mensagem de saída puder ser convertida em JSON por meio de XSL, o método Transformação XSL pode ser selecionado.
-
Você também pode optar por converter a Fonte XML em JSON por meio do método Conversão de API Padrão usando uma biblioteca Jettison. Com esse método, uma XSL pode ser informada opcionalmente. A conversão será realizada no XML transformado.
-
Para a resposta, se o objeto de negócios da mensagem de saída define elementos detalhados para o campo Resposta XML, o JSON precisa ser convertido nesse formato.
-
Se o método de conversão for Conversão em JSON-Base, e se a resposta JSON não puder ser convertida diretamente nos elementos da Resposta XML do objeto de negócios da mensagem de saída, defina um Esquema de Resposta (área de dados) que represente os resultados da conversão em JSON-base. Além disso, defina uma XSL que possa transformar a resposta do XML convertido no formato XML esperado pelo objeto de negócios.
-
Se o seu método de conversão for Conversão JSON Sem Raiz, o documento de resposta será considerado sem raiz. O elemento de grupo mapeado para o campo de resposta XML é adicionado pelo processo de conversão, resultando em um documento de resposta XML bem formado.
-
Se o método de conversão for Conversão de API Padrão ou Transformação XSL, a API padrão é usada para converter JSON em XML. Uma XSL pode ser definida para converter a resposta em Resposta XML, se necessário.
-
-
Se o objeto de negócios da mensagem de saída definir um elemento "não processado" para capturar a resposta, um esquema de resposta e uma XSL não são necessários. Nesse caso, o sistema realizará uma conversão JSON em XML por meio do método Conversão de API Padrão, seja qual for o método de conversão definido, e o resultado será capturado na resposta XML.
-
-
Para remetentes HTTP incluindo remetentes JSON, o sistema fornece o seguinte suporte para o envio de mensagens protegidas por autenticação OAuth:
-
Usando o Oracle Web Services Manager (OWSM). O sistema disponibiliza um conjunto de políticas pré-configuradas para o OAuth (F1-OAUTH) usando uma consulta extensível especial. Observe que os valores desse conjunto de políticas definem um repositório de chave CSF que a implementação deve utilizar para capturar as chaves CSF. Além disso, há um valor de substituição definido para o token URI: @F1_OAUTH2_URI@. Configure o URI apropriado para essa implementação conforme descrito em Substituição do URI. Por padrão, o sistema não é compatível com conjuntos de políticas adicionais que precisam de definição. Caso sua implementação precise de um conjunto de políticas diferente, entre em contato com o suporte.
-
É possível fornecer definições relacionadas a OAuth como parte da configuração do remetente da mensagem para uma API REST.
-
Defina um remetente da mensagem configurado para cada método de encaminhamento apropriado. O tipo de chamada deve ser configurado como Tempo real. Para encaminhamento via HTTP, use RTHTTPSNDR - classe de remetente HTTP. Para encaminhamento via HTTP com formato SOAP aplicado automaticamente, use SOAPSNDR - classe de remetente HTTP SOAP. Para encaminhamento via HTTP com formato JSON, use RTJSONSNDR - classe de remetente JSON. Para encaminhamento JMS, use RTJMSQSNDR - classe de remetente fila JMS ou RTJMSTSNDR - classe de remetente tópico JMS e configure a Conexão JMS e a Fila ou o Tópico JMS. Use o contexto do remetente para configurar os valores necessários para a conexão com o destino apropriado.
Configure a coleta sistema externo/tipo de mensagem de saída. O método de processamento definido para o sistema externo/tipo de mensagem de saída deve ser Tempo real.