Transição Automática

Em uma única transição de um estado para outro, o sistema executa primeiro os algoritmos de Saída do estado atual, faz a transição da entidade para o novo estado, executa os algoritmos de Entrada do novo estado, seguido pelos algoritmos de Monitoramento. Nesse ponto, se um algoritmo de Monitoramento determina que a entidade deve ter sua transição feita automaticamente para outro status, o algoritmo de monitoramento remanescente definido para o status atual não é executado, e o sistema inicia outro ciclo de transição.

Observe que um algoritmo de Entrada pode também informar ao sistema para fazer a transição automaticamente para outro estado. Nesse caso, o algoritmo de Entrada remanescente e todos os algoritmos de Monitoramento definidos para o status atual não são executados.

A seguinte ilustração mostra um exemplo de uma cadeia de eventos com transição automática.

Esta ilustração contém três seções principais: Pendente, Negado e Repetir Mais Tarde. Em Pendente há Monitorar e Sair, em Negado há Inserir, Monitorar e Monitorar. Pendente vai para Negado e Negado leva a Repetir Mais Tarde.

Nesse exemplo, uma entidade de negócios está em um estado Pendente. Enquanto estiver nesse estado, um algoritmo de Monitoramento determinará a sua transição automática para o estado Negado. Nesse ponto, ocorre o seguinte:

  • Mais nenhum algoritmo de Monitoramento do estado Pendente é executado
  • Os algoritmos de Saída do estado Pendente são executados
  • O sistema faz a transição da entidade para o estado Negado
  • Os algoritmo deEntrada do estado Negado são executados. Nenhuma transição automática posterior é solicitada.
  • Os algoritmo de Monitoramento do estado Negado são executados. Nenhuma transição automática posterior é solicitada.