Transição Automática
Em uma única transição de um estado para outro, o sistema executa primeiro os algoritmos de Saída do estado atual, faz a transição da entidade para o novo estado, executa os algoritmos de Entrada do novo estado, seguido pelos algoritmos de Monitoramento. Nesse ponto, se um algoritmo de Monitoramento determina que a entidade deve ter sua transição feita automaticamente para outro status, o algoritmo de monitoramento remanescente definido para o status atual não é executado, e o sistema inicia outro ciclo de transição.
Observe que um algoritmo de Entrada pode também informar ao sistema para fazer a transição automaticamente para outro estado. Nesse caso, o algoritmo de Entrada remanescente e todos os algoritmos de Monitoramento definidos para o status atual não são executados.
A seguinte ilustração mostra um exemplo de uma cadeia de eventos com transição automática.
Nesse exemplo, uma entidade de negócios está em um estado Pendente. Enquanto estiver nesse estado, um algoritmo de Monitoramento determinará a sua transição automática para o estado Negado. Nesse ponto, ocorre o seguinte:
- Mais nenhum algoritmo de Monitoramento do estado Pendente é executado
- Os algoritmos de Saída do estado Pendente são executados
- O sistema faz a transição da entidade para o estado Negado
- Os algoritmo deEntrada do estado Negado são executados. Nenhuma transição automática posterior é solicitada.
- Os algoritmo de Monitoramento do estado Negado são executados. Nenhuma transição automática posterior é solicitada.