Adicionar Pagamento Único
- Métodos de pagamento armazenados de pagamentos únicos de autoatendimento e manutenção de carteira
- Uma opção de pagamento automático de conta efetiva no momento para pagamentos automáticos de fatura recorrente
- Novos métodos de pagamento de conta corrente ou poupança - sujeitos à validação da conta de débito da Web, se a conta bancária estiver sendo usada pela primeira vez
- Em dinheiro
- Tipos de meio de pagamento não monetário e não automático - por exemplo, cheque
- Ação Faça um Pagamento na zona da barra lateral do Cliente.
- Menu Principal:
- Menu de contexto da conta:
Além disso, o script Adicionar Pagamento Único também pode ser chamado de outros locais (zonas, mapas etc.) no sistema em que sua implementação permite a captura de um pagamento único.
Caso tenha optado por sempre usar o método de regras de distribuição de eventos de pagamento como o seu método padrão, a página Adição Rápida do Evento de Pagamento (Evento de Pagamento Único) será exibida.
A Data do Pagamento usa a data atual como a padrão.
Aviso de Pagamento em Dinheiro. Se a conta tiver excedido o seu limite de pagamento em dinheiro, aparecerá uma mensagem avisando sobre isso. Os pontos com pagamento em dinheiro do cliente são mantidos na página Conta - Taxa de Risco.
Valor do Pagamento é o valor do débito do cliente a ser reduzido pelo pagamento. Observe que esse valor é definido como padrão por meio de um algoritmo vinculado ao Registro de Instalação. Para obter mais informações sobre o cálculo, consulte o algoritmo Cálculo Automático do Valor do Pagamento (C1-APAM-DFLT).
A grade Meios Pagto - Opções de Pagamento será mostrada se a Conta do Pagador tiver métodos de pagamento de autoatendimento existentes e/ou uma inscrição de pagamento automático de fatura recorrente efetiva no momento. Selecione uma Opção de Pagamento e especifique o Valor do Meio de Pagto.
A grade Meios de Pagto - Novas Opções de Pagamento Automático e Outros Tipos de Meio de Pagto é usada para novos métodos de pagamento automático, tipos de meio de pagamento em dinheiro e outros tipos de meio de pagamento não monetário/não automático (por exemplo, cheque). Selecione um Tipo de Meio de Pagto e especifique as informações aplicáveis. Um novo método de pagamento de conta corrente/poupança pode ser salvo para disponibilizá-lo para pagamentos únicos futuros, incluindo pagamentos de autoatendimento. Especifique o Valor do Meio de Pagto.
Devolução de dinheiro causa a criação de um meio de pagamento adicional. Caso o dinheiro precise ser devolvido ao cliente (porque o cliente efetuou um pagamento em excesso, e a opção de devolução permitida do tipo de meio de pagamento é verdadeira, e o tipo de meio de pagamento não é "como numerário"), um meio de pagamento negativo para o valor da devolução será criado para o evento de pagamento. Para obter uma descrição de como o sistema poderá recomendar o valor da devolução se o cliente tiver pagado mais do que ele está pagando, consulte Devolução de Dinheiro.
Os tipos de meio de pagamento com cartão de crédito não são compatíveis. Para garantir a conformidade com as regras de processamento de cartão de crédito, é altamente recomendável que os pagamentos com cartão de crédito sejam processados por meio de um sistema de processamento de pagamento de terceiros. Se sua implementação precisar oferecer suporte a tipos de meios de pagamento de cartão de crédito nessa caixa de diálogo, será possível criar um script BPA personalizado para substituir o script BPA de propriedade base. Consulte <xref? Opções de Pagamento Único> para obter detalhes.
Tipo de Correspondência e Valor de Correspondência serão usados se alguma das seguintes condições for verdadeira:
- A Conta do Pagador pertence a uma classe de cliente de item em aberto. Nessa situação, especifique um Tipo de Correspondência para definir como deverá ser feita a correspondência do pagamento com os itens em aberto do cliente e use Valor de Correspondência para definir os itens em aberto cobertos pelo pagamento. Por exemplo, se o pagamento estiver relacionado a uma fatura, especifique um tipo de correspondência de "ID da fatura" e um valor de correspondência do ID da fatura sendo pago.
Atalho. Ao informar um Tipo de Correspondência de "ID da fatura" e deixar o Valor de Correspondência em branco, o sistema entenderá que o cliente quer pagar a fatura mais recente.
- O cliente deseja restringir a distribuição do pagamento a um acordo de serviço específico. Nessa situação, especifique um Tipo de Correspondência de "ID do acordo de serviço" e umValor de Correspondência do ID do acordo de serviço correspondente.
Se a classe de cliente do ID da Conta do Pagador for designada como não CIS (por exemplo, a pessoa que efetua o pagamento não for cliente), as seguintes informações serão exibidas na janela acima:
- Nome Não CIS é o nome da pessoa que remete o pagamento.
- Número de Referência é o número de referência do item sendo pago (por exemplo, o número de referência do imposto sobre a propriedade).
- Comentários Não CIS são usados para descrever qualquer coisa incomum sobre o pagamento não CIS.
Use Ação de Distribuição para descrever o que deseja que ocorra quando você clicar no botão OK:
- EscolhaDistribuir e Cancelar, se estiver OK se este for um pagamento simples que não necessite de nenhuma intervenção manual. "Pagamento simples" significa:
- A conta é a de meio de pagamento e a cujo débito está sendo reduzido pelo pagamento
- A data do pagamento é a data atual
- O pagamento deverá ser distribuído entre os acordos de serviço da conta usando a lógica de distribuição padrão
Se esta opção for selecionada, o sistema distribuirá o Valor do Pagamento entre acordos de serviço da conta. Caso a distribuição seja feita com êxito, o sistema automaticamente congelará o pagamento. Se a distribuição não for bem-sucedida ou estiver em retenção devido à validação da conta de débito da Web, o pagamento ficará no estado Erro ou Incompleto, respectivamente. Quando a página Evento de Pagamento for exibida, você poderá visualizar o erro e corrigi-lo. Após a causa do erro ser corrigida, você deverá distribuir e congelar o pagamento manualmente (isso pode ser feito em várias páginas, incluindo Evento de Pagamento - Principal e Pagamento - Principal). Se quaisquer novos métodos de pagamento automático forem contas bancárias de conta corrente/poupança que nunca tenham sido usadas em pagamentos automáticos recorrentes anteriores e/ou pagamentos únicos de autoatendimento anteriores, as contas bancárias estarão sujeitas à validação da conta de débito da Web, se o sistema estiver configurado para isso. A tarefa de serviço Pagamento Único é criada para gerenciar a validação da conta bancária. A tarefa de serviço é vinculada ao evento de pagamento, que permanece no status Incompleto até que a validação seja concluída. A tarefa de serviço será concluída ou excluirá o evento de pagamento, dependendo dos resultados da validação. Consulte Validação da Conta de Débito da Web para obter mais detalhes.
- Escolha Distribuição Manual se precisar distribuir manualmente o pagamento entre os acordos de serviço da conta ou se quiser processar o evento de pagamento manualmente (por exemplo, se precisar definir várias contas do favorecido). Se esta opção estiver selecionada, o sistema criará um evento de pagamento, um meio de pagamento e fará a transferência para a página Pagamento - Distribuição Manual, em que é possível definir o valor a ser alocado a cada acordo de serviço da conta. Após a distribuição do pagamento, não esqueça de congelá-lo. Se for alocado o pagamento a várias contas de favorecido, navegue até a página Evento de Pagamento - Principal e faça as alterações antes de distribuir e congelar o pagamento.