Ambiente de Teste do Serviço de Nuvem

O Smart Grid Gateway Cloud Service Test Harness é usado para simular um sistema head-end para testar comandos de medidor inteligente em uma implementação de nuvem.

O equipamento de teste é "sem monitoramento de estado", o que significa que não armazena medidores ou seu status atual. O harness foi projetado para retornar um resultado bem-sucedido para todas as solicitações de comando por padrão. Os dispositivos devem ser criados de maneira específica para retornar um erro.

Como Funciona o Equipamento de Teste

O equipamento de teste inclui implementações de web service SOAP para cada comando suportado pelos vários adaptadores do Smart Grid Gateway. O contêiner do Test Harness é gerenciado pelos serviços de nuvem da Oracle e as definições de roteamento interno permitem que as solicitações de serviço Web localizem o contêiner adequado sem exigir que os usuários atualizem portas ou outras configurações. Não há configuração acessível pelo usuário necessária para o próprio equipamento de teste.

Criando dispositivos para uso com o equipamento de teste

O equipamento de teste funciona com qualquer tipo de dispositivo capaz de enviar comandos do medidor inteligente. Por padrão, todos os comandos são bem-sucedidos.

Os dispositivos devem ser criados de maneira específica para que os erros sejam retornados do equipamento de teste. Especificamente, os comandos para dispositivos cujos identificadores (número da placa, número de série, número do medidor interno, número do palete, ID externo, ID externo MDM e ID do ativo) terminem em "ERR" retornarão um erro. Isso significa que ao configurar dispositivos para teste por meio do equipamento de teste, você deve criar dispositivos separados para obter resultados bem-sucedidos e sem êxito (erro).

A abordagem mais simples ao criar dispositivos de "erro" é usar o mesmo valor de identificador para todos os identificadores, mas no mínimo, "ERR" DEVE ser a parte final do valor de identificador para o Tipo de ID de Dispositivo AMI e Tipo de ID de Dispositivo Pré-Comissionado AMI configurados no sistema head-end.

Definindo Sistemas de Head-End, Métodos de Processamento, Tipos de Mensagem de Saída e Remetentes de Mensagem para uso com o Equipamento de Teste

Esta seção fornece diretrizes para criar dados e registros usados com comandos de medidor inteligente ao usar o equipamento de teste.

Sistema Head-End

Ao configurar um sistema head-end para uso com o equipamento de teste, observe os tipos de identificador especificados nos campos Tipo de ID de Dispositivo AMI e Tipo de ID de Dispositivo Pré-Comissionado AMI. Ao criar dispositivos destinados a retornar um erro, os valores do identificador para o(s) tipo(s) de identificador especificado(s) para estes campos DEVEM terminar em "ERR" para retornar um erro do equipamento de teste.

Tipos de Mensagem de Saída

Ao criar tipos de mensagem de saída para uso com o equipamento de teste, use o objeto de negócios de saída apropriado com base no comando específico. Consulte Fluxos de Comando do Medidor Inteligente para obter detalhes.

Remetentes de Mensagem

Ao criar remetentes de mensagem para uso com o equipamento de teste, use as seguintes configurações:

Guia Principal:

  • Tipo de Invocação: Tempo Real

  • Classe da Mensagem: SOAPSNDR

  • Ativo: <verificado>

  • Codificação de Mensagem: Codificação de mensagem UTF-8

Guia Contexto:

  • Cabeçalho HTTP: soapAction: <soapaction>

    em que <soapaction> é o URI (Ação Soap) do comando, conforme mostrado em Comandos de Proteção de Teste Específicos do Adaptador a seguir.

    Observe que o formato usado aqui é:

    SoapAction: {URI}

    Isso está usando um colon, seguido de um espaço entre o SoapAction e o valor. Você não pode usar um sinal de igual (=). Por exemplo:

    SoapAction: http://www.multispeak.org/Version_​4.1_​Release/MeterAddNotification

  • Usuário de Log-in HTTP: um usuário que foi atribuído à função SGGHarnessUser no Oracle Identity Cloud Service (IDCS). Consulte Configurando um Usuário com Acesso ao Equipamento de Teste do Smart Grid Gateway no Guia de Administração do Oracle Utilities Cloud Services para obter mais informações.

  • Senha de Login HTTP: A senha do usuário acima.

  • Método HTTP: POST

  • URL HTTP 1: <endpoint_​URL>

    em que <endpoint_​URL> é o URL HTTP ou o comando, conforme mostrado em Comandos de Proteção de Teste Específicos do Adaptador a seguir, formatado da seguinte forma:

    @SGG_​TEST@<adapter_​name>/<webservice>

    onde:

    • @SGG_​TEST@ é um token que combina protocolo, host, porta, locatário, domínio e aplicativo

    • <adapter_​name> é um "lg", "itron", "ssn" ou "sensus", conforme apropriado

    • <webservice> é um nome específico de cada adaptador (por exemplo, OD_​Server, MR_​CB, DeviceManager etc. Consulte Comandos de Proteção de Teste Específicos do Adaptador)

Observação: ao criar remetentes de mensagem para uso com o equipamento de teste, NÃO especifique um Tipo de Segurança do Remetente na guia Contexto.

Sistemas Externos

Ao criar tipos de mensagem de saída em sistemas externos e para uso com o equipamento de teste, certifique-se de especificar os arquivos XSL de Mensagem e XSL de Resposta apropriados com base no objeto de negócios de mensagem de saída. Consulte Criando um Sistema Externo para obter listas desses arquivos.

Métodos de Processamento

Os métodos de processamento de comando para um sistema head-end usado com o equipamento de teste devem fazer referência a um Tipo de Mensagem de Saída, o Tipo de Mensagem de Saída Padrão ou um Tipo de Mensagem de Saída para um Tipo de Dispositivo específico.