Noções Básicas Sobre Regras de VEE
As regras de VEE são regras padrão e personalizadas de validação e estimativa que executam a verificação e/ou manipulação dos dados de medição iniciais. As Regras de VEE são criadas para um grupo de VEE específico. Por exemplo, se você estivesse configurando dois grupos de VEE e ambos incluíssem uma Regra de VEE específica, seria necessário criar duas instâncias da Regra VEE, uma para cada grupo.
O processamento específico de validação e estimativa realizado nos dados de medição inicial é definido nas Regras de VEE individuais, cada uma executando um conjunto específico de lógica direcionada. O produto base contém muitas Regras de VEE que você pode usar em sua implementação, mas também pode criar suas próprias Regras de VEE personalizadas.
Algumas Regras de VEE geram Exceções de VEE se os dados de medição iniciais falharem nas condições especificadas para a regra. Outras regras substituem as medidas, alterando os valores de medida conforme determinado pelos parâmetros da regra. Algumas regras podem criar exceções e substituir a medida como parte de um único processo. Por convenção, as Regras de VEE alteram as quantidades Pós-VEE dos dados de medição inicial, mas as Regras de VEE podem alterar qualquer coisa em uma medição inicial.
Toda Regra de VEE tem um período efetivo. As regras serão aplicadas apenas se a data de início da medição inicial estiver dentro do período efetivo da regra. Por exemplo, uma regra de Verificação de Pico de Intervalo com uma Data de Início de 15/11/2010 será aplicada apenas se a data de início da medição inicial for em ou após 15/11/2010.
Isso permite atualizar as especificidades de uma regra sem remover a versão anterior da regra. Por exemplo, você pode alterar a tolerância de uma regra de Verificação de Pico de Intervalo de 1,2 para 1,5 a partir de uma determinada data. No entanto, para os dados de medição inicial do período anterior à alteração, convém usar a tolerância para a versão original da regra (1.2) em vez da nova tolerância (1.5).
Em quase todas as Regras de VEE, a falha da regra resulta em uma Exceção de VEE e o Tipo de Exceção da falha pode ser configurado na regra. Esses Tipos de Exceção também podem ser definidos para uma Severidade de Exceção específica:
- Informações: usado para destacar pequenos problemas, mas não o suficiente para fazer com que os dados de medição iniciais sejam colocados no estado de exceção. Exceções a esta categoria podem ser usadas para relatar a frequência de questões interessantes, mas não fatais
- Problemas: usado para relatar um problema que impedirá que os dados de medição iniciais sejam finalizados. Várias "exceções de problemas" podem ser criadas durante o processamento do VEE. Se existir pelo menos um problema após a aplicação de todas as regras, os dados de medição iniciais serão transferidos para o estado de exceção
- Encerrar: usado para relatar um problema grave que fará com que o processo de VEE pare e os dados de medição iniciais sejam transferidos imediatamente para o estado de exceção. Somente uma exceção final pode ser emitida (como a primeira faz com que o processamento de VEE pare nos dados de medição iniciais).
Para um entendimento funcional mais profundo de VEE, consulte a seção Sobre VEE no Guia do Usuário de Negócios da Oracle Utilities Meter Solution.