Fluxos de Comunicação

A tabela abaixo lista as comunicações criadas para cada comando do Landis+Gyr:

Comando

Comunicação de Saída

Comunicação de Entrada

Evento de Conclusão

Conexão remota (Este comando tem subcomandos)

Iniciar MR por Número do Medidor

Iniciar Conexão/Desconexão

Notificação de Leitura Alterada

Notificação de Estado Alterado de Conexão/Desconexão

Conectar Dispositivo

Criar Evento de Conclusão de IMD

Desconexão remota (Este comando tem subcomandos)

Iniciar Conexão/Desconexão

Iniciar MR por Número do Medidor

Notificação de Estado Alterado de Conexão/Desconexão

Notificação de Leitura Alterada

Desconectar Dispositivo

Criar Evento de Conclusão de IMD

Ativação do Dispositivo (Registro)

L+G - Adicionar Medidor ao Inventário

Ativação do Dispositivo

Ativação do Dispositivo (Instalação)

Notificação de Troca de Medidor L+G

Ativação do Dispositivo

Desativação do Dispositivo

Notificação de Remoção do Medidor

Desativação do Dispositivo

Cancelamento do Registro de Dispositivo

Notificação de Retirada de Medidor L+G

Cancelamento do Registro de Dispositivo

Leitura Sob Demanda

(Escalar)

Iniciar MR por Número do Medidor

Notificação de Leitura Alterada

Criar Evento de Conclusão de IMD

Leitura Sob Demanda

(Escalar) - CIM

Leitura Sob Demanda do Medidor CIM (Escalar)

Resposta de Leitura Sob Demanda do Medidor do CIM

Criar Evento de Conclusão de IMD

Leitura Sob Demanda

(Intervalo)

Iniciar MR por Número do Medidor

Notificação de Leitura Alterada

Criar Evento de Conclusão de IMD

Leitura Sob Demanda

(Intervalo) - CIM

Leitura Sob Demanda do Medidor CIM (Intervalo)

Resposta de Leitura Sob Demanda do Medidor do CIM

Criar Evento de Conclusão de IMD

Verificação de Status do Dispositivo

Ping do CIM

Resposta do Ping do CIM

Redefinição de Demanda

Programar Redefinição de Demanda (Multispeak)

Programar Resposta de Redefinição de Demanda (Multispeak)

Criar Evento de Conclusão de IMD

Comandos de Ativação de Registro de Dispositivo

Os comandos de ativação de dispositivo do Landis+Gyr podem ser usados para "registrar" o dispositivo e notificar o sistema Head-End do L+G de que medidores foram adicionados ao inventário. Os comandos de ativação de dispositivo desse tipo têm o flag "Apenas Registro" definido como "Sim". Um algoritmo Enter no estado "Ativação Pronta" avalia o Modo Apenas Registro do comando e se definido como "Sim", o comando pula o estado "Aguardando Medição" padrão e é transicionado para o estado "Executar Evento de Conclusão” e uma entrada de log de atividade é criada.

Apenas a solicitação do registro de dispositivo é enviada para o sistema Head-End para comandos de ativação de dispositivo desse tipo.

Os comandos de registro de dispositivo são normalmente criados quando novos dispositivos são adicionados ao inventário em um sistema de gerenciamento de ativos, como o Oracle Utilities Operational Device Management.

Comandos de Ativação de Instalação de Dispositivo

Os comandos de ativação de dispositivo do Landis+Gyr podem ser usados para notificar o sistema Head-End do L+G de que os medidores foram instalados ou trocados. Um algoritmo Enter o estado "Ativação Pronta" avalia o flag “A Verificação da Instalação é Desnecessária” do comando e se definido como “Falso”, o algoritmo cria uma comunicação de saída "Notificação de Troca de Medidor do L+G" e envia uma notificação de instalação para o sistema Head-End.

Comandos de Cancelamento do Registro de Dispositivo

O adaptador do Landis+Gyr oferece suporte ao comando de Cancelamento do Registro de Dispositivo (com base no objeto de negócios D1-DeviceDeregistration). Esse comando envia uma comunicação que cancela o registro do dispositivo no sistema Head-End e é mais geralmente usado ao remover um dispositivo. A mensagem específica enviada é definida para a função de processamento de Cancelamento do Registro de Dispositivo para o prestador de serviço do sistema de Head-End do L+G.

Os comandos de cancelamento do registro de dispositivo são normalmente criados quando dispositivos são removidos de um sistema de gerenciamento de ativos, como o Oracle Utilities Operational Device Management.

Filtragem de Unidade de Medida para Leituras Sob Demanda

As leituras retornadas por comandos de Leitura Sob Demanda são filtradas na combinação de Identificadores de Unidade de Medida/Tempo de Uso/Quantidade de Serviço (UM/TOU/SQI) configurados para o dispositivo e o componente de medição. Quando a filtragem está ativada, apenas as leituras que correspondem a uma combinação configurada de UM/Horário de Uso/Identificador de Quantidade do Serviço são processadas. Todos os outros são filtrados.

A filtragem é ativada por padrão por meio do parâmetro "Desativar da Filtragem" (definido como "falso" por padrão) no algoritmo D3-CCOMPEV (Criar Evento de Conclusão de IMD ) no status Criar Eventos de Conclusão do objeto de negócios D3-ReadingChgNotification (Lendo Notificação Alterada - baseado em SOA).

O algoritmo D3-VALDVCFIL (Verificar se o Dispositivo tem algum erro de Filtragem) no status Validar do objeto de negócios D3-ReadingChgNotification (Notificação de Leitura Alterada - baseado em SOA) é usado para verificar erros relacionados à filtragem. O valor do parâmetro "Desativar Filtragem" neste algoritmo deve corresponder ao valor do parâmetro no algoritmo D3-CCOMPEV. Os parâmetros devem ser definidos como "falso" (padrão) ou "verdadeiro" (se a filtragem estiver desativada).

Comandos de redefinição de demanda

Para comandos de leitura sob demanda associados aos comandos de Redefinição de Demanda, a filtragem é ativada por padrão por meio do parâmetro "Desativar da Filtragem" (definido como "falso" por padrão) no algoritmo D3-SDRCCE (Criar Evento de Conclusão de Redefinição de Demanda de Programação) no status Criar Eventos de Conclusão do objeto de negócios D3-ScheduleDemandResetResponse (Programar Resposta de Demanda (Vários Picos)). 

O algoritmo D3-VALSDRCCE (Verificar se o Dispositivo tem algum erro de Filtragem - Programar Redefinição de Demanda) no status Validar do objeto de negócios D3-ScheduleDemandResetResponse (Programar Resposta de Demanda (Multispeak)) é usado para verificar erros relacionados à filtragem. O valor do parâmetro "Desativar Filtragem" neste algoritmo deve corresponder ao valor do parâmetro no algoritmo D3-SDRCCE. Os parâmetros devem ser definidos como "falso" (padrão) ou "verdadeiro" (se a filtragem estiver desativada).

Comandos CIM

Para comandos de leitura sob demanda baseados em CIM, a filtragem é ativada por padrão por meio do parâmetro "Recusar Filtragem" (definido como "falso" por padrão) no algoritmo D3-CCMPEVCIM (Criar Evento de Conclusão CIM) no status Criar Eventos de Conclusão do objeto de negócios D3-CIMMeterReadingsResponse (Baseado em SOA de Resposta de Leitura sob Demanda do Medidor CIM). 

O algoritmo D3-VALCEVCIM (Verificar se o Dispositivo tem algum Erro de filtragem no Evento de conclusão CIM) no status Validar do objeto de negócios D3-CIMMeterReadingsResponse (Com base em SOA de Resposta de Leitura sob Demanda do Medidor CIM) é usado para verificar erros relacionados à filtragem. O valor do parâmetro "Desativar Filtragem" neste algoritmo deve corresponder ao valor do parâmetro no algoritmo D3-CCMPEVCIM. Os parâmetros devem ser definidos como "falso" (padrão) ou "verdadeiro" (se a filtragem estiver desativada).