Comandos de Leitura Programada

Observação: Esta seção se aplica a implementações de middleware e nativas do Adaptador Smart Grid Gateway para Itron OpenWay.

Dados de medição e de eventos de dispositivo devem ser solicitados do sistema Head-End do Itron OpenWay por meio de comandos de Leitura Programada. Comandos de leitura programada são usados para solicitar leituras de medidor e/ou eventos de dispositivo para um grupo de dispositivos para uma data e hora especificadas. Comandos de leitura programada podem ser criados de forma que solicitações recorrentes baseadas nos mesmos parâmetros de comando sejam enviadas para o sistema Head-End em intervalos regulares. Por exemplo, um comando pode ser configurado para solicitar leituras de medidor escalar diariamente (a cada 24 horas) uma vez por dia para um grupo especificado de dispositivos. Um outro comando pode ser configurado para solicitar eventos de dispositivos semanais (a cada 168 horas) uma vez por semana para um grupo de dispositivos.

Comandos de leitura programada devem ser criados para todos os dispositivos a partir dos quais leituras de medidor e/ou eventos de dispositivos deverão ser carregados via Oracle Utilities Smart Grid Gateway. Comandos de leitura programada separados podem ser criados para grupos específicos e para tipos específicos de dados. Por exemplo, para um determinado grupo de dispositivos escalares, você pode criar comandos separados para solicitar dados de uso escalar e solicitar eventos de dispositivos do mesmo grupo (dois dos quais podem ser baseados em diferentes padrões de recorrência). As especificidades com relação às particularidades da solicitação e aos padrões de recorrência devem ser baseadas nas solicitações da implementação.

Os atributos usados para definir um comando de leitura programada incluem o seguinte:
  • Status: o status da atividade
  • Tipo de Leitura Programada: o tipo de leitura programada
  • Informações do programa: Informações sobre o programa para a leitura, incluindo:

    • Leitura de Uma Única Vez: Indica se a solicitação é uma solicitação de uma única vez. As solicitações de uma única vez têm um intervalo de data/hora definido durante o qual a solicitação e as recorrências podem ocorrer.
    • Data/Hora Inicial de Uma Única Vez: Especifica a hora inicial das solicitações de uma única vez (aplicável apenas se Leitura de Uma Única Vez estiver definida como "Sim")
    • Data/Hora Final de Uma Única Vez: Especifica a hora final das solicitações de uma única vez (aplicável apenas se Leitura de Uma Única Vez estiver definida como "Sim")
    • Hora da Primeira Medição Diária: Indica a hora inicial das medições de cada dia. Esse campo, juntamente com o valor de Comprimento de IMD, será usado para determinar quando as solicitações de interrogação deverão ser feitas. Por exemplo, se a Hora da Primeira Medição Diária estiver definida como 08:00 e Comprimento de IMD estiver definido como 12 horas (12:00:00), haveria duas solicitações feitas por dia:

      • 8:00 - 20:00

      • 20:00 - 8:00

    • Buffer de interrogação: Esse parâmetro afeta quando as solicitações de interrogação são enviadas. É digitado no formato de horas:minutos:segundos. Por exemplo, se definido como 1 hora (01:00:00) para nosso exemplo acima, a primeira solicitação do dia para 8:00 - 20:00 seria enviada para o Itron OpenWay às 19:00. O tempo de buffer será reduzido se a atividade for monitorada depois das 19:00, portanto, se o processo do monitor for executado às 19:h30, o tempo de buffer seria apenas de 30 minutos e se o processo do monitor não fosse executado até 20:00, não haveria nenhum tempo de buffer.

    • Comprimento de IMD: Define o número de horas, minutos e segundos de dados que deverão ser recuperados para cada solicitação. É digitado no formato de horas:minutos:segundos. Esse número deve ser divisível em 24, já que determinará quantas solicitações serão feitas por dia (ou seja, se definido como 8 horas (08:00:00) haverá 3 solicitações por dia). 

    • Desativar Recuperação de Comprimento de IMD Estendido: Por padrão, a atividade de leitura programada tentará "recuperar" quando as solicitações de interrogação tiverem sido perdidas pela solicitação do período inteiro a partir da última solicitação de interrogação feita. A configuração desse parâmetro como "Sim" desativará essa funcionalidade e as solicitações de interrogação serão feitas apenas para a quantidade exata de tempo definida no Comprimento de IMD 

    • Intervalo de Recorrência: Indica como definir recorrências de solicitações. Os valores válidos incluem "Recorrência Máxima", "Nenhuma Data Final" e Data Final de Recorrência"
      • Número Máximo de Recorrências: A atividade fará um número definido de solicitações e, depois que o número definido tiver sido atingido, a atividade expirará. Quando selecionado, Número Máximo de Recorrências também deve ser fornecido.

      • Nenhuma Data Final: A atividade nunca expirará e continuará a fazer solicitações, até que seja manualmente transicionado para inativo.

      • Data Final de Recorrência: A atividade continuará a fazer solicitações, até uma data especificada. Quando selecionado, Hora/Data Final de Recorrência também deve ser fornecida.

      Observação: Quando "Nenhuma Data Final" estiver selecionada, as recorrências da solicitação continuarão, até que um usuário altere, manualmente, o status do comando.
    • Número Máximo de Recorrências: Define o número máximo de recorrências, antes de o status do comando ser alterado para "Inativo".
    • Data/Hora Final da Recorrência: A data depois da qual nenhuma recorrência é tentada. Depois dessa data e hora, o status do comando será alterado para "Inativo".
  • Grupo: o grupo de dispositivos usados pelas solicitações para o comando
    • Tipo de Grupo: indica o tipo de grupo de dispositivos a ser usado para o comando. As opções válidas incluem Grupo de Aplicativos ou Grupo de Configurações.
    • Nome do Grupo de Aplicativos/do Grupo de Configuração: Define o grupo específico (com base no tipo de grupo).
    Observação: Grupos referenciados pelos comandos de Leitura Programada e os dispositivos que pertencem a cada grupo estão definidos no sistema Head-End do Itron OpenWay. Cada grupo a ser usado com esses comandos também deve ser definido em "Itron - Pesquisa de Grupos de Aplicativos" ou na busca extensível "Especificação de Ativos". Consulte o Guia de Configuração do Oracle Utilities Itron OpenWay para obter mais informações sobre essas buscas extensíveis.
  • Parâmetros de Leitura Padrão: especifica detalhes com relação aos dados a serem solicitados. Os parâmetros de leitura definem os dados exatos que serão solicitados dos medidores. Consulte a documentação do Itron OpenWay para ver as especificidades de cada parâmetro.
    • Horas de Intervalo de Interrogação: O número de horas usadas para calcular quando enviar solicitações. Por exemplo, para enviar solicitações uma vez por dia, esse número deverá ser definido como 24. Para enviar solicitações uma vez por semana (7 dias), esse número deverá ser definido como 168. A data/hora atual (ou a Data/Hora Final da Solicitação mais Recente) mais esse número é igual à data/hora final do intervalo de interrogação.
  • Substituir Parâmetros de Leitura: Um conjunto alternativo de parâmetros que podem ser definidos. Para usar esse grupo, cada parâmetro deve ser fornecido, nenhum parâmetro pode ficar em branco.  Esse conjunto de parâmetros será usado quando a hora final da solicitação for igual à Hora da Primeira Medição Diária. Por exemplo, uma leitura programada com uma Hora da Primeira Medição Diária de 12 horas e um Comprimento de IMD de 12 horas (12:00:00) faria as seguintes solicitações a cada dia:

    • 00:00 - 12:00

    • 12:00 - 00:00

     Substituir Parâmetros de Leitura seria usado para a segunda solicitação, na qual a hora final da solicitação de 00:00 corresponde à Hora da Primeira Medição Diária de 00 00.  Se uma solicitação estendida for feita para "recuperar" (ou seja, faz uma solicitação de duração maior que o Comprimento de IMD configurado) e a data/hora inicial e final da solicitação incluir a Hora da Primeira Medição DiáriaSubstituir Parâmetros de Leitura será usado.

  • Substituições do Tratamento de Exceção da Comunicação de Saída: Parâmetros usados para controlar as tentativas de repetição e a expiração da comunicação de saída. Esses parâmetros têm precedência sobre suas contrapartes da comunicação de saída

  • Detalhes da Leitura mais Recente: detalhes relacionados à solicitação de leitura mais recente enviada para o comando. Essas informações são usadas para calcular o tempo para a próxima solicitação (com base no parâmetro Horas de Intervalo de Interrogação).
    • Hora/Data Inicial da Solicitação Mais Recente: A data e a hora inicial da solicitação mais recente
    • Hora/Data Final da Solicitação Mais Recente: A data e a hora final da solicitação mais recente
    • Contagem de Recorrências: O número de recorrências da solicitação mais recente

Sobre Solicitações Ad Hoc

Embora os comandos de leitura programada sejam normalmente configurados para criar solicitações recorrentes para leituras de medidor e eventos de dispositivos, os usuários também podem enviar solicitações ad hoc para o intervalo de data e hora específico, com base nos parâmetros de um comando de leitura programada atualmente ativo. Isso é útil se os dados de leitura do medidor ou os eventos de dispositivos forem necessários antes de a próxima solicitação para um comando ser enviada, com base nas configurações de recorrência do comando.

Solicitações ad hoc são criadas como comandos de solicitações de uma única vez separados, com uma hora inicial e final baseadas em parâmetros fornecidos pelo usuário ao iniciar a solicitação ad hoc. Os parâmetros de grupo e de leitura para solicitações ad hoc são os mesmos que os do comando usado para enviar a solicitação ad hoc.

Tratamento de Erros

Se ocorrerem erros ao processar comandos de leitura programada, os erros serão registrados da seguinte forma:

  • Se houver um único erro, ele criará uma única entrada de registro

  • Se houver mais de um erro, a entrada de registro realizará uma contagem de dispositivos e criará uma mensagem de erro única, informando o número de dispositivos que estavam com erro.