Criando Visualizações de Cubo
Muitas implementações precisam poder extrair e analisar conjuntos complexos de dados de modo que a visualização seja simples e facilite a tomada de decisões de empresas ou organizações. Um modelo comum para executar esse tipo de análise é uma matriz multidimensional, geralmente chamada de cubo de dados. A visualização do cubo permite que os dados sejam representados de maneira a permitir ao usuário várias perspectivas dos resultados.
Apesar de ser chamado de "cubo", uma visualização de cubo pode ter duas, três ou um número maior de dimensões. Cada dimensão representa alguns atributos do banco de dados, e as células no cubo de dados representam uma medida ou valor. Por exemplo, uma célula pode conter uma contagem do número de vezes que uma combinação de atributos ocorre no banco de dados, assim como o valor mínimo, máximo, a soma ou a média dos dados relacionados ao atributo etc. As consultas são realizadas no cubo a fim de recuperar informações.
Na estrutura há objetos que oferecem suporte à definição dos cubos de dados e maneiras flexíveis de visualizá-los. Os tópicos desta seção contêm informações a respeito do que está na estrutura para auxiliar na implementação de uma visualização de cubo. Seu produto também pode oferecer suporte pronto para uso para casos de usos relevantes. Para obter mais informações, consulte a documentação do produto.